Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

23 de dezembro de 2013

Jogando: MouseCraft

Não deixa de ser irônico analisar MouseCraft imediatamente depois de tecer uma crítica ao sistema do Early Access. Porque MouseCraft está neste exato momento no Early Access do Steam...

MouseCraft

Seguindo uma dica publicada no Rock Paper Shotgun (se não me falha a memória) parei na página desse simpático jogo de puzzle que mistura peças de Tetris, ratinhos e um cientista felino com cara de maluco. Quis o destino que eu estivesse vendo a página em um momento em que meu filho estava na sala e ele não resistiu ao apelo visual do jogo. Aos prantos insistentes de "compra, pai, compra", resolvi adquirir o jogo, ainda que ele estivesse inacabado. Coloquei aquilo na conta das apostas loucas que fiz no Kickstarter, por exemplo. E uma aposta bem barata, vale dizer.

Para minha surpresa, menos de um mês depois e MouseCraft já estava jogável. Aliás, bem jogável, com duas dezenas de níveis e nenhum bug aparente. Não há uma função para os cristais que você pode coletar ao longo dos níveis, então eles funcionam mais como metas opcionais que aumentam o desafio, mas, de resto, o jogo funciona.

MouseCraft MouseCraft

Sua missão é criar um caminho seguro entre os ratos de laboratório e o seu queijo, posicionando peças que lembram Tetris pelo cenário. Para quem sobreviveu a Toki Tori, o nível de dificuldade aqui é muito tranquilo. Felizmente, há mais de uma solução possível para cada cenário e a criatividade é incentivada. O tipo de jogo que desenvolve o raciocínio de uma criança sem que ela perceba que está aprendendo.

Como o desafio é baixo, fechamos MouseCraft em dois dias. E aí logo em seguida o jogo chegou no Steam com uma nova versão! E Trading Cards! E a possibilidade de tirar screenshots. Virei para o meu filho, perguntei se ele queria jogar tudo de novo e ele respondeu que sim.

MouseCraft MouseCraft São só 30 níveis mesmo... o resto ainda não foi criado.

A versão do Early Access continua sem uma função para os tais cristais, mas promete que um dia terá uma loja onde será possível comprar chapéus(!) para os ratos e outras parafernálias cosméticas. É um mimo que meu garoto irá apreciar, mas não acredito que eu vá jogar MouseCraft pela terceira vez quando a loja abrir. Felizmente, a nova versão tem alguns níveis a mais misturados no meio dos que já conhecíamos, incluindo um último nível digno de encerramento.O modo Arcade, que estava na versão original mas não experimentamos, foi eliminado do Early Access e não tem previsão de retorno. Para os interessados, o título vem com um editor de fases e (mais uma vez) uma promessa de oferecer suporte ao Steam Workshop, o que poderá aumentar e muito sua vida útil.

Em seu formato atual, MouseCraft é uma diversão boa para uma tarde ou duas. E comprova o que eu já imaginava sobre o Early Access: apressado, come cru.

Ouvindo: The Cure - Homesick (Entreat Plus - Live 1989)

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning