Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

2 de setembro de 2013

Ponto para a Gearbox!

Homeworld Não escondo de ninguém que vejo a Gearbox Software com crescente desconfiança. Por isso, quando foi anunciado que a desenvolvedora havia abocanhado os direitos de uso da franquia Homeworld dos espólios da THQ, uma pontada de preocupação atravessou minha mente.  O que uma empresa que não detém minha simpatia e é especializada em jogos de tiro em primeira pessoa estava pretendendo fazer com uma série de estratégia espacial? A resposta veio logo depois: relançar a série em HD para os sistemas mais modernos.

Mas a verdadeira bomba seria largada hoje: a Gearbox está liberando o uso da marca para a pequena Blackbird, formada pelos criadores originais de Homeworld. A Blackbird estava desenvolvendo Hardware: Shipbreakers, um "sucessor espiritual" da série. Com a autorização da Gearbox, eles mudaram o nome do jogo para Homeworld: Shipbreakers e ele se tornou uma continuação oficial da saga. Mais: a Gearbox assume o papel de produtora do jogo e irá investir para que seu desenvolvimento seja concluído.

Shipbreakers

Ironicamente, a própria Blackbird havia participado do leilão da propriedade intelectual e perdido para a Gearbox, que arrematou por US$1,35 milhão, uma quantia considerada modesta na indústria. Agora, nas palavras do próprio CEO Randy Pitchford, "nós estamos dando a eles a marca e os recursos para fazer isso acontecer". E, numa honesta demonstração de humildade, completou: "Gearbox não é a melhor escolha para criar um sucessor de um RTS de ficção-científica. Nós nos tornamos especialistas em produção e é aí que nós podemos ajudar".

Estará a Gearbox revertendo sua imagem de oportunista perante minha opinião? Estarão Pitchford e seus associados apostando suas fichas em algo por pura admiração profissional? Estará a Gearbox Software mirando mais alto para se tornar uma produtora de jogos e não apenas uma desenvolvedora? Será que Homeworld: Shipbreakers seguirá a cartilha de produção sufocante utilizada em relação a Duke Nukem Reloaded ou a nunca admitida produção relaxada de Aliens: Colonial Marines? Ou as estrelas se alinharão e veremos o brilhante renascimento de uma amada franquia do passado?

Ouvindo: Shiro Sagisu - Scene #? The Last Day

Um comentário:

Ed R M disse...

Eu poderia dizer "viu, eu falei que no fundo o Randy/Gearbox é um cara/empresa legal", mas decidi não dizer "viu, eu falei que no fundo o Randy/Gearbox é um cara/empresa legal" porque creio que eu estaria sendo um pouco abusado se dissesse "viu, eu falei que no fundo o Randy/Gearbox é um cara/empresa legal" :D

Enfim, desde que eles deixem o pequeno estúdio tomar as decisões criativas, tudo deve correr bem, creio eu.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning