Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

17 de junho de 2013

Jogando: Orczz

OrczzO que pode ser dito de positivo a respeito de Orczz? Orczz é um tower defense com personagens caricatos e uma direção de arte mais voltado para o público infanto-juvenil. Como todo jogo do seu gênero, vicia e o instiga a jogar "só mais uma batalha". E isto é tudo que pode ser dito de positivo a respeito de Orczz.

Apesar da tentação de fazer uma comparação fácil com o paradigma do seu nicho, o popularíssimo Plants vs Zombies, irei fazer de tudo para não cair nesta armadilha. Os desenvolvedores da Camel 101 não são a PopCap, não tem anos de refinamento em cima da fórmula, o gênio de George Fan e provavelmente não serão comprados pela EA. São indies de raiz e percebe-se que tentaram fazer um jogo agradável apesar das limitações.

Em Orczz, você controla um exército de guerreiros de diferentes tribos que devem defender diferentes regiões da invasão dos Orcs (quem mais, com um título desses?). Os humanóides verdes e obtusos de orelhas pontudas estão atrás de birita, o mead, tão saboroso que é capaz de provocar guerras pelo seu controle. Apesar de alardear possuir mais de 40 tipos de unidades, elas podem ser divididas facilmente em cinco ou seis tipos básicos de cada lado e suas respectivas variações. Depois que você desbloqueia a forma mais forte de um determinada unidade, não há o menor sentido lógico em você escolher a forma mais fraca, nem mesmo pelo preço reduzido, então, você irá atravessar o jogo com essencialmente os mesmos soldados batendo nos mesmos Orcs por dezenas de batalhas.

Orczz OrczzEsqueça também a variedade tática. Suas tropas podem ser classificadas em três tipos: infantaria, artilharia e quase-inútil. Cada tipo compartilha o tempo de carga para colocar no cenário, o que é uma decisão que irrita mais do que agrega valor estratégico. Digamos que você tenha caído na asneira de selecionar para a luta um Anão Guerreiro Super-Forte (nome fictício) e um Soldado de Machado Frágil (idem). Se, você for louco de colocar o segundo no campo de batalha primeiro, o timer para colocar o mais forte irá zerar e começar tudo de novo. Com algumas unidades podendo ser colocadas infinitas vezes em jogo, por que você escolheria uma variação mais fraca no lugar? O soldado quase-inútil é um arqueiro que só acerta Orcs Voadores e é a única unidade que acerta Orcs Voadores. Traduzindo, você é obrigado a colocá-lo no cenário ou irá perder a guerra, mas depois que a onda de Orcs Voadores passa eles ficam ali oferecendo muito pouca resistência para os outros Orcs. Não é possível remover unidades do cenário e, para bagunçar ainda mais seu plano de defesa, com muita frequência seus soldados acabam parando em um lugar diferente do que você queria!

Orczz 04 Ao contrário de outros jogos, que guardam suas cartas na manga a respeito do que você irá enfrentar ao longo da jogatina, em Orczz você tem acesso imediato a uma enciclopédia dos Orcs, com a descrição de todas as suas unidades, sem qualquer surpresa ou Orc secreto. Tampouco há chefes de fases. O que permanece secreto é o escopo total de suas próprias tropas. O que é bem inteligente, se analisarmos a imagem abaixo e percebermos que não há quase variedade alguma entre as opções.

Orczz Não é spoiler: é utilidade pública

Entre uma batalha e outra, podem aparecer mini-jogos que duram um par de minutos. A curta duração é uma vantagem, porque são bastante insossos.

Uma pérola escondida em Orczz são as mensagens que aparecem após cada batalha, mas apenas se você clicar no menu Messages no seu castelo. Estas pequenas notas narram de forma cômica a chegada de novas unidades ao seu exército ou as descobertas do alquimista. É no humor que reside o charme do título e é lamentável que Camel 101 não tenha colocado isso em mais evidência. Talvez movidos pela errônea concepção de que jogadores não querem ler e querem apenas partir para outro confronto.

Em contrapartida, os Achievements não funcionam direito. Mesmo após concluir a campanha, não desbloqueei muitos relacionados a libertar esta ou aquela região.

OrczzFinalizando, uma vez que este tower defense não é baseado em produção de recursos em tempo real a cada batalha, mas na aquisição de moedas que são usadas ao longo da campanha, é perfeitamente possível para um jogador desatento se colocar em uma situação que é impossível vencer e ser forçado a começar tudo de novo: não há tampouco como salvar a campanha em pontos diferentes. Se você gastar de forma errada sua grana, vai se dar mal.

O que não deixa de ser um bom conselho se aplicado também à compra do próprio jogo...

Ouvindo: Afterfall: InSanity - Paranoia

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning