Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

7 de abril de 2013

Jogando: DC Universe Online (Parte 3) - Caminho da Vilania

Enquanto Triunfo, meu personagem principal de nível máximo, sofre nas garras do terrível Grinding, resolvi criar outro personagem para experimentar uma nova perspectiva em DC Universe Online. Desta vez, iria criar um supervilão.

Surge Retina D. A nova vilã tem poderes de Gadgets (aparelhinhos de destruição, não iPhones), se movimenta de forma Acrobática (o que inclui subir pelas paredes como o Homem-Aranha e planar como um esquilo voador...) e tem ninguém menos que Lex Luthor como Mentor.

Retina D

O maior choque foi me adaptar de um personagem pé de boi que aguenta qualquer pancada como o Triunfo para um personagem que se vale de truques e agilidade para vencer. De resto, a jogabilidade é muito parecida. Parecida até demais. Embora eu tenha declarado que a campanha dos vilões é diferente da campanha dos heróis, isso não é 100% verdade. Na prática, 8 de cada 10 missões se passam nos mesmos lugares ou envolvem enfrentar os mesmos oponentes. E dá uma sensação desagradável no peito apelar para a kryptonita para espancar o Superman e um arrepio ao seguir ordens do Coringa.

Em contrapartida, o submundo dos vilões é muito mais divertido do que o dos heróis! Aparentemente, quem escolhe criar um supervilão consegue ter um senso estético ainda pior do que aqueles que escolhem criar super-heróis. Mas a graça também está presente no lado dos desenvolvedores. Enquanto os bonzinhos se reúnem em delegacias, os malvados fazem bases em clubes noturnos, onde a música não para e há até freqüentadores se acabando na pista de dança. Como é possível uma pessoa ferver na balada com uma criatura sinistra como o Parasita ou um devoto das Trevas como Irmão Sangue parado a cinco metros dela é uma pergunta que o jogo não responde. Embora seja estranho ver um super-herói como Joel Ciclone ou Aquaman servindo como lojista ao invés de estar, tipo assim, combatendo o crime, é mais estranho ainda ver o Bizarro vendendo coisas! E, se a Oráculo serve como guia onipresente para os heróis, no lado do Mal o Calculador atua como um coordenador de missões bem mais simpático, com comentários sarcásticos sobre quase tudo e todos.

2013-03-22_00001

O jogo tinha a chance de mostrar com detalhes como funciona a vilania organizada, mas o resultado soa artificial. Alguns vilões não entram no esquema e se tornam alvos, ainda que isso não faça sentido. Por que alguém inteligente como o Bane se arriscaria a bater de frente com as forças combinadas de Lex Luthor, Coringa e Circe? Enquanto isso, outros vilões estão associados, embora suas agendas não sejam compatíveis. O gorila Grodd quer transformar todos os seres humanos em macacos, o Parasita quer sugar a energia vital de todos os seres vivos, Fausto Felix quer trazer o Inferno para a Terra, mas todos eles são aliados do conclave de vilões e precisam da ajuda de Retina D. Pelo menos nos quadrinhos, raríssimos são estes laços entre os vilões.

Retina D já atingiu o nível 19, mas duvido muito que eu queira colocá-la na mesma rota do grinding que meu personagem principal já está. Depois de mais de 100 horas jogadas, finalmente DC Universe Online vai perdendo seu gás.

Ouvindo: Covenant - Worlds Collide

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning