Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de outubro de 2012

Que Fim Levou a Galeria da Infâmia?

BullyAo iniciar a série Galeria da Infâmia eu estava mais uma vez mergulhando em um de meus temas favoritos dentro do universo dos jogos eletrônicos: o preconceito e a perseguição sofrida por alguns títulos, na maioria das vezes injustificada ou baseada em falsidades. Entretanto, tomei para mim duas metas que acabaram se revelando um grande obstáculo para manter uma periodicidade adequada.

A primeira meta é que cada postagem deveria ser definitiva sobre aquele jogo ou fato. Ao falar sobre Carmageddon, deveria ser A postagem sobre Carmageddon. Ao falar sobre Columbine, deveria ser o melhor texto que eu poderia produzir sobre Columbine. Para alcançar esse objetivo foi necessário desprender um tempo enorme em pesquisa, correlacionamento de fatos, busca por documentação e, finalmente, escrever uma argumentação que conseguisse sintetizar tudo aquilo que foi visto e lido. Acredito ter conseguido, pelo menos para os meus parâmetros internos de qualidade. Mas o gasto de energia foi alto, cada texto uma montanha enorme a ser escalada. No pé da terceira montanha, gelei.

A segunda meta, igualmente complicada, é que a informação não deveria vir toda de segunda mão. Eu deveria experimentar cada título mencionado, em maior ou menor grau. A postagem sobre Columbine atrasou uma semana para que eu pudesse testar o Super Columbine Massacre RPG. Se eu tivesse me obrigado a completar o jogo, teria demorado ainda mais. O problema se ampliou quando me propus a jogar Left Behind III: Rise of the Antichrist, não apenas um jogo de estratégia baseado em um livro que abomino, como também um péssimo jogo de estratégia (e logo depois do magnífico Dawn of War...). Não consegui passar do tutorial. Avancei para Bully, o último da lista, e... não curti. De fato, o port para PC do título da Rockstar é pavoroso, mas, independente dos defeitos técnicos, a jogabilidade não me cativou. Percebendo que estava jogando apenas para cumprir uma postagem, desisti também.

E chegou o Outubro do Horror. Mais uma série de postagens temáticas competindo pelo tempo livre.

Então, o que vai acontecer com a Galeria da Infâmia? Está oficialmente adiada para Novembro. O nível de qualidade e pesquisa permanecerá o mesmo, mas a periodicidade não é garantida. Talvez a série só seja concluída no final do ano. Segundo, removo de mim mesmo a obrigação de testar os jogos abordados. A argumentação será baseada na mínima experiência pessoal e na intensa leitura de quem de fato jogou estes títulos, técnica que já usei, por exemplo, na série Antes de Diablo.

Em 1º de Novembro, sacudimos Dallas. E o Paquistão. E Cabul. A Galeria da Infâmia vai voltar.

Ouvindo: Distorted Memory - Sweet Evil

2 comentários:

Breno disse...

Qual é a infamia desse jogo deixados pra tras? jogo obscuro que poucos ouviram falar. Conteudo não gera infamia, e sim popularidade negativa

Anônimo disse...

ahh, que pena. Bully é um ótimo jogo e queria saber sua opinião sobre ele...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity