Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

6 de agosto de 2012

Vinte Minutos no Fim do Mundo

Ravaged 01

Com muito atraso, resolvi testar o beta do Ravaged, cuja chave eu e mais 89 caras ganhamos no Xbox Plus.

Sou a pior pessoa no mundo para fazer este tipo de análise, em virtude do meu triste histórico em jogos multiplayer. Eu até resolvi meus problemas no coop do Killing Floor e confesso que foi divertido dividir o pesadelo de Dead Island com alguém por uma sessão. Mas, continuo sendo o maior noob em termos de mata-mata contra alvos vivos e pensantes.

A primeira impressão positiva de Ravaged é que ele carrega rápido. Infelizmente, hoje em dia isso é uma virtude. A tela de configuração é bem produzida e o título roda macio em 1280x720, bem abaixo dos meus 1920x1080 do desktop, mas ainda assim é melhor que Rage. E é em Rage que o jogo se inspira. E muito. As texturas carregam quando você se aproxima, para revelar mais detalhes, um truque malandro que eu vi pela primeira vez no jogo da id software. O cenário é pós-apocalíptico e o uso de veículos é ostensivo. John Carmack deve estar coçando os dedos, pensando de liga ou não para seus advogados...

Ravaged 03

Barricadas para a matança 

Ravaged 04 Aquela curva é impossível

Escolhi um servidor completamente vazio para conhecer os comandos e o cenário. Não foi difícil. Em sete servidores online, com suporte para até 224 pessoas, somando tudo, havia apenas 20 jogadores no ar. Um problema que deve ser resolvido com um beta aberto ou após o lançamento. Mas cadê os 90 ganhadores do Xbox Plus?

Na primeira carga, o choque: eu me movo e a tela borra, um efeito visual irritante que já tinha me assombrado em Dead Island. Será tendência isso? Alguém gosta? Meu olho já faz isso naturalmente com imagens em movimento, eu não preciso que a engine crie isso para mim. Felizmente, o desfoque é facilmente desativado ao desabilitar o post-processing image nas configurações. Os gráficos não impressionam, mas também não fazem feio. Para um título online, estão de bom tamanho. E o cenário é bem construído, com muitas barricadas, muralhas, torres de defesa, esconderijos e outras tentações para entreter 32 jogadores simultâneos. As ruínas da estátua de liberdade no único mapa disponível no beta são um clichê bem-vindo.

O controle dos veículos é sensível demais e o menor toque faz os carros e motos darem um bom giro para o lado. Minha primeira morte foi ao derrubar o helicóptero. Minha segunda morte foi ao cair em um buraco e não conseguir sair de jeito nenhum; fui forçado a jogar uma granada nos meus pés e voar em pedaços.

Ravaged 02 Pilotar helicóptero exige horas de treino

Decidi que queria ver gente. Entrei em um servidor com três jogadores, que era o que meu ping permitia. Imagino que, depois da versão final, será possível configurar seus próprios servidores e teremos servidores brasileiros com ping melhor. Conectado, ouvi o barulho dos tiros na distância. É um mapa grande demais para quatro sujeitos. Não consegui discernir a origem das balas e resolvi explorar mais o ambiente.

Na distância, vi o inimigo. Tomando uma bandeira. Subi em uma torre e larguei bala com minha metralhadora pesada. Vi o sangue espirrando saindo do cara. Bom. Sou um matador, baby! Mas o cara não caiu. Ele se escondeu em uma barraca e ficamos nesse impasse. Ele saiu uma vez e eu atirei de novo. Na segunda vez em que ele saiu, ele me acertou um único tiro e morri.

Ravaged 05 "Sai do esconderijo, seu malaco maldito!"

Reapareci em uma barraca próxima, saí dela e lá estava o inimigo quase na minha frente. Enchi de bala. Errei todas. Ele atirou uma vez. Morri. Reapareci. Resolvi contornar o inimigo. Mentira. Eu não fazia a menor ideia onde tinha reaparecido ou onde meu nêmeses estava. Subi em uma pilha de containers. Morri e nem vi de onde veio a bala.

Ravaged 06 Tiro ninja. Nem vi.

Não havia mais pontos de respawn disponíveis, porque o oponente tinha conquistado todos. Fim de partida.

A impressão que tive é que Ravaged pode ser um título interessante para os aficionados se corrigir o problema do ping e se os jogadores aparecerem para jogar. Já para o meu problema, não tem mesmo solução.

Ouvindo: Evils Toy - Third World War

Um comentário:

Jimmy Fischer disse...

Acho que o efeito de BLUR só serve memso pra maquiar uma possivel queda de frames... não vejo outra utilidade para isso.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity