Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

20 de junho de 2012

Onde Diabos Está o Matt Agora?

Lembram de Matt Harding? O desenvolvedor de jogos que jogou tudo para o alto para cruzar o mundo espalhando o bom-humor e boa vontade, usando a dança, conforme já falamos por aqui? Ele voltou:

Quatro anos depois de seu último vídeo, Harding editou e produziu a versão 2012 visitando lugares dos quatro cantos do planeta. Novamente, a trilha sonora ficou por conta do amigo e compositor Garry Schyman, desta vez com o luxuoso auxílio dos vocais de Alicia Lemke, que também ajudou na letra de "Trip the Light".

A iniciativa de Harding não é apenas o delírio de um homem que enriqueceu fazendo jogos de matança e agora quer dormir tranquilo de noite e aparecer no YouTube. Muitas das cenas do vídeo foram gravadas em ONGs e outros grupos que ajudam as pessoas a encontrarem uma vida melhor, seja no Afeganistão, na Síria (onde os dançarinos tiveram que aparecer com suas identidades ofuscadas) ou no Haiti. Ver o povo da Coreia do Norte dançando e rindo... eles não são os zumbis manipulados do Eixo do Mal, como se afirma por aí. Produzindo esses vídeos, Harding espera conseguir projeção para a iniciativa de outras pessoas.

E, talvez, provar que é possível ter um mundo mais harmônico. E divertido.

Ouvindo: Ace Combat Zero - Annex

13 comentários:

Eder R. M. disse...

Sensacional :-)

Shadow Geisel disse...

estava pensando sobre a atitude de Matt. às vezes ficamos tão capturados pela nossa rotina de vida que nem paramos pra perceber que nossa vida se resume ao trabalho, alguns momentos de lazer, e volta ao trabalho. o pessoal de cidades gigantescas como São Paulo chega a ser um extremo: dormem tarde e acordam cedíssimo para enfrentar ônibus lotado, engarrafamento, rotina de trabalho e tudo de novo no outro dia. me considero um felizardo, pois largo do trabalho e, cinco minutos depois, já estou em casa tomando banho e preparando meu jantar. moro pertinho do trabalho. tem gente que daria o braço direito pra ter isso. e eu fico me perguntando se nós precisamos mesmo de tudo que achamos que precisamos. de repente, a atitude de Matt não parece tão absurda, mas não dá pra todos fazerem isso, se não o mundo viraria um caos rsrsrsrs. vou ficar aguardando a minha vez de tirar férias da realidade imposta pelo capitalismo e consumismo em massa...

Breno disse...

O post ja comeca insinuando que nos conhecemos(e lembramos) esse tal de Matt! Sendo que os desenvolvedores de jogos não chegam a ser tão conhecidos assim, salvo excessões! Seria mais interessante e informativo dizer quem é Matt e quais jogos ele desenvolveu antes dessa epifania!

Breno disse...

Uhm,dos jogos que ele participou,segundo a Wikipedia: Destroy All Humans!;
Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events;
Army Men RTS;
Dark Reign 2;
Battlezone II: Combat Commander;
Battlezone;
Zork: Grand Inquisitor.

Eu não joguei nenhum,sendo que eu só joguei o port para playstation do primeiro Army men! Lembro de ele não ser um RTS como na versão de PC e sim um shotter em 3° pessoa(bom jogo),antes desses ficarem famosos com os Gears da vida!

Pode até ser oculos nostalgicos,mas eu creio que os shotters da minha epoca de playstation são superiores em termos de design contra boa parte dos shotters mainstream contemporaneos!

Marcos A. S. Almeida disse...

"...agora quer dormir tranquilo de noite e aparecer no YouTube." Você quis dizer que ele transformou esses vídeos numa catarse por conta da consciência pesada?

C. Aquino disse...

Desculpa aí, eu deveria ter deixado mais claro que já falamos do Matt Harding por aqui. O link "secreto" estava em "usando a dança". Vou editar o texto para dar um reforço. De qualquer forma, está aqui: http://blog.retinadesgastada.com.br/2011/07/danca-global.html. Lá, eu explico a origem do Harding, quem é Garry Schyiman e tal.

E, sim, Marcos: Harding chutou o balde porque não aguentava mais participar de jogos violentos. Entretanto, parece que os vídeos surgiram espontaneamente. Por outro lado, acho que só mesmo o Harding sabe o que aconteceu...

Breno disse...

Uma pena,aparentemente ele tem um bom curriculo de jogos!

Porem,se ele não quer mais fazer jogos violentos,então é melhor que ele pule fora do barco de vez! Simulação de violencia e competitividade é um dos principais paradigmas que constitui um jogo!

Marcos A. S. Almeida disse...

É verdade, é algo bem pessoal.A psique humana é algo complexo á ponto de algo ser extremamente divertido e desestressante para alguns ,pode ser altamente enfadonho e deprimente para outros.Ou simplesmente chegar no limite que , acredito eu, foi o que aconteceu.

Shadow Geisel disse...

totalmente off topic, mas alguém conhece um bom site com números de vendas de jogos, consoles e etc.?

Marcel C. Da Silva disse...

Inveja infinita desse cara x)

Breno disse...

"totalmente off topic, mas alguém conhece um bom site com números de vendas de jogos, consoles e etc.?"

Existe o vgchartz,mas esses sites em geral não são confiaveis e não tem o minimo de credibilidade! Por uma razão desconhecida, produtoras não gostam de expor de forma clara o numero de vendas dos jogos!

Shadow Geisel disse...

deve ser medo de que a eterna choradeira de que os games estão mais caros de produzir caia por terra. se eles reclamam do custo, pq não revelam suas folhas para sabermos se as queixas têm fundamento? figures...

Breno disse...

"deve ser medo de que a eterna choradeira de que os games estão mais caros de produzir caia por terra."

Tem que ser muito noob para achar que a produção de jogos é mais cara que a 5,7 anos atras! Na verdade,os custos que realmente pertencem a produção do jogo em si é bem menor que o marketing implementado,entre outras frivulidades como contratar escritores mediocres de Holliwood para a proxima campanha single player de COD! Eu digo que a maioria dos jogos tem orçamentos inflados,mas não com coisas relevantes a jogos!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity