Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

28 de abril de 2012

Guerras nas Estrelas

Você provavelmente não sabe, mas neste exato momento uma frota invasora de 15 mil espaçonaves está espalhando a anarquia em um setor considerado seguro da galáxia. Graças a um intrincado jogo político, o universo virtual de EVE Online está mais uma vez em pé de guerra.

Batalha

Ao contrário de muitos outros MMORPGs, em EVE as guildas são levadas muito a sério e a maioria delas é administrada com mão de ferro como se fossem autênticas corporações capitalistas. E o capitalismo em EVE é selvagem, resolvido com rios de sangue e palco para grandes ladrões. Qualquer semelhança com o mundo real não é mera coincidência. Este tipo de comportamento é até incentivado pela desenvolvedora CCP.

Goonswarm Pelo o que eu consegui entender, a mais recente e espetacular ação envolve a manipulação do preço de ligas metálicas (Alloy). A facção conhecida como Goonswarm estocou astronômicas quantidades do material previamente e agora está determinada a fazer o valor de mercado do produto disparar. Para atingir o objetivo, o grupo organizou um ataque com as proporções de um desembarque na Normandia. Uma legião de 15 mil jogadores e suas respectivas naves, está atacando agora, de forma coordenada, o principal setor de comércio de EVE com o claro objetivo de desestabilizar a economia e destruir o parque industrial existente. Sem um mercado legalizado e seguro, o preço do Alloy estocado tenderá a disparar. O equivalente mais próximo seria uma quadrilha de bandidos guardar arroz e feijão em um galpão e depois atacar todos os supermercados do bairro, para vender os alimentos pelo preço que quiser. Só que em escala cósmica.

E o que a CCP acha disso tudo? "Fucking brilliant", é a declaração do produtor sênior Jon Lander ao Eurogamer. A desenvolvedora quer mais é ver o circo pegar fogo, desde que os jogadores utilizem os recursos do jogo. Nas palavras do designer do jogo Kristoffer Touborg:

"As pessoas que eles irão prejudicar agora são pessoas que já tiveram um monte de segurança. Não há muitos reveses de naves e bens no Império. Eu acredito que possa ser saudável se nós perdermos um bocado deste poder industrial, se eles tiverem que retroceder e economizar para suas naves outra vez e fazer parte do ciclo da vida que todos os outros fazem parte. Eu não gosto de segurança total, e gosto quando um largo grupo de jogadores que vivem em completa segurança a tem removida deles temporariamente. Será saudável".

Foram quase cinco meses de planejamento para a operação. Jita, a região sob ataque, é uma das mais povoadas do MMO, defendida noite e dia por uma polícia de NPCs que costuma ser implacável e invencível. Para atingir o máximo de impacto na investida, a frota da Goonswarm foi construída especificamente para disparar uma única salva de tiros e então explodir, neutralizando as naves policiais no processo. Cerca de 15 mil kamikazes conseguiram seu objetivo e há relatos que a região está imersa em caos.

Das últimas 50 mortes registradas no sistema EVE-Kill, todas aconteceram em Jita no momento em que escrevo esta postagem, todas no espaço de 20 minutos.

Ouvindo: Devo - Race of Doom

3 comentários:

Lucs disse...

uau.
Isso é impressionante.O que o jogo proporciona me deixa sem palavras.

Isso me lembrou o que um personagem na webserie The Guild fez,virou o rei do couro.
O que não aconteceu na ficção foi uma operação super-organizada de ataque aos mercados,ele simplesmente estocou e dominou as vendas.

Marcel C. Da Silva disse...

É.
Nessas horas que lamento não ter um CC internacional.

Marcus Gonzallez disse...

Queria saber o que deu.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity