Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

12 de janeiro de 2012

No Papel

Não é de hoje que aparece alguém nos comentários elogiando meus textos e dizendo que eu devia escrever um livro ou algo assim. Para minha satisfação, minha esposa teve a delicadeza e a iniciativa de resgatar meu único "livro" escrito 14 anos atrás e assumir a tarefa de transformá-lo em um Livro, com "l" maiúsculo e páginas de papel. Para minha surpresa, após circular por algumas poucas editoras, ele recebeu o sinal verde de uma delas. Apesar de escrever meus textos desde minhas "aventurinhas" de infância, ainda é difícil de acreditar que um deles será de fato publicado.

Leia o texto que preparei para a quarta capa:

Todo rito de passagem pressupõe a saída de um momento em direção a outro na vida de alguém. Juvenília é o metalivro do rito de passagem do jovem Franz Richter, saindo de lugar algum em direção a um futuro indeterminado. Aprisionado entre um idílico passado de fracassos e a necessidade de ir em frente, ele reflete sobre a morte de seu melhor amigo, seus drásticos relacionamentos de adolescência e seu lugar em uma sociedade que rejeita.

Ambientado entre os anos 80 e 90, Juvenília se passa na fictícia cidade de Sodoma, metrópole que participa da trama com seus tradicionais horrores e com novos elementos saídos dos mitos urbanos. Neste espaço hostil, Franz Richter trafega tentando encontrar um sentido para sua vida, entre referências à cultura pop, Magia e cigarros, ao mesmo tempo em que tenta compreender a extensão das sombras e o que aconteceu com o poeta suicida Timothy Darkdream.

Juvenília não fala sobre jogos e é tão distante do meu momento atual quanto é possível ser. Para mim vem sendo um desafio publicar um texto que escrevi quase em outra encarnação, 14 anos atrás, antes de casamento, antes de emprego, antes de paternidade. Nesse sentido, o título é profético e funciona como declaração de princípios e desculpa esfarrapada. Que ele ache seu público, que remova seu bolor de gaveta, saia da casa do pai e viva agora com suas próprias pernas!

O livro sairá pela Editora Multifoco, foi revisado por minha esposa (doutoranda de Literatura da UFRJ e ex-jogadora de 3D Ultra Pinball Creepy Night) e traz o prefácio de um amigo poeta e filósofo, com alguns livros já publicados. O lançamento já está marcado para o dia 27 de Janeiro, mas falta acertar os detalhes. Naturalmente, quem puder aparecer será mais do que bem-vindo.

Se em 2011 eu dei um bom foco para o Retina Desgastada e produzi uma quantidade avassaladora de postagens, em 2012, como já mencionei, devo retornar ao ritmo normal em virtude de um outro projeto criativo: meu segundo livro. Já tenho mais de 120 páginas de uma história inspirada em RPG e envolvendo criaturas sobrenaturais que está lamentavelmente congelada desde 2007. Está na hora de espanar mais poeira...

Ouvindo: Final Fantasy XII - Speechless Fight

21 comentários:

Poa Kli-Kluu disse...

O texto da quarta capa me cativou bastante. De certa forma, por mais inadmissível e passageira que seja, me identifiquei com esse pequeno trecho. Eu gostaria de comprá-lo, mas presumindo que tu moras no rio e levando em consideração que moro em sampa e sou um não-mais-jovem que ainda está aprendendo a amarrar os cadarços da vida pseudo-quase-adulta (e portanto sem dinheiro), infelizmente terei de deixar a oportunidade de nos conhecermos passar. Que a próxima venha em tempo de prosperidade! Mas gostaria muito de lê-lo, portanto trate de vende-lo online!

Desejo-lhe sucesso nessa empreitada e que sejas reconhecido como deves ser!(:

Rebeca disse...

Que linda a iniciativa da sua esposa! Se eu morasse no Rio, iria lá prestigiar vocês.

Que você tenha muito sucesso nessa nova empreitada, Aquino. =)

Fagner P. disse...

Melhor noticia que li aqui nesse ano! Muito interessante essa idéia, espero mesmo que dê tudo certo, e que faça sucesso (mas também, com uma doutorana em literatura em casa, acho que fica mais facil né? hehehe). Confesso que fiquei mais interessado nesse segundo livro, porém, quem sabe um dia, eu não leia os dois?

Sucesso na empreitada, continue firme no projeto. E nos deixe informados também sobre o andamento do lançamento.

Shadow Geisel disse...

pena não poder ir ao lançamento.
se tem elementos de ficção e magia, pode reservar um exemplar pra mim que é compra certa.
sucesso eu não preciso te desejar Aquino, pois você escreve muito bem e tem o apoio da sua esposa. o resto é só dedicação e correr atrás.

Shadow Geisel disse...

mas de qualquer, forma, sucesso! rsrsrsrs

Jimmy666 disse...

Já li muitos livros na vida, mas pra escrever sou péssimo...bem que eu queria ter vocação pra escrever.

estacado disse...

olha só! com certeza irei compra-lo quando sair (rola venda pela net?). Infelizmente, moro em SC e seria meio difícil ir para o Rj, mas mando daqui meus comprimentos e boa sorte! Gostei do texto, teria algo de Jack Kerouac na história? filosofias sobre a vida e sociedade demagoga como pano de fundo; Ou algo de Nick Hornby, nessas referências a cultura pop. Enfim, parabéns pelo caminho novo.

Marcos A. S. Almeida disse...

Parabéns Aquino, você merece.E como já tinha dito anteriormente, seu maravilhoso texto não pode ficar contido no pequeno espaço do blog, têm que ganhar mundo.Moro em Petrópolis, região serrana do Rio, mas provavelmente não poderei ir , infelizmente.Mas torço pelo sucesso , que com certeza virá.Assim que puder trataremos da aquisição de um exemplar e o envio pelo Sedex.E quando me perguntarem quem enviou , direi: meu amigo escritor.

C. Aquino disse...

Obrigado a todos pelo carinho e pelos votos de sucesso!

Felizmente o livro estará a venda também pela internet, ainda não sei os valores, mas é um dos pilares da Multifoco.

José Guilherme Wasner Machado disse...

2012 está começando bem! Grande notícia!

Parabéns, Aquino!!

Marcos A. S. Almeida disse...

Cultura pop, anos 80 e 90, és fã do RPM, Aquino?

C. Aquino disse...

Sim, admito: sou fã do RPM. Dos primeiros discos, não destes zumbis mal-disfarçados que se arrastam por aí, que fique bem claro. Mas não, o título do livro não veio da música do RPM.

Jimmy666 disse...

Fala bem e tem carisma?
Vlogs estão em evidência, e não existem muitos sobre games e de qualidade...

Fagner P. disse...

Jimmy, Vlogs propriamente dito, realmente são poucos, acho que o unico que vale ser mencionando é o GuilhermeGamer, mas esse só fala sobre novidades, noticias, gameplays etc. E se tratando de canais de games, só de gameplays, ja está saturado, não aguento mais, são muitos!
Um vlog sobre uma analise mais profunda sobre game seria uma coisa interessante, e não lembro ter visto algum brasileiro...

Jimmy666 disse...

O do Guilherme Gamer era bom...depois que se juntou como baixaki ficou um lixo!
Bom quando era inteligente:
http://www.youtube.com/watch?v=jWV1-dlP1lc
O Aquino podia tentar algo parecido...
Mas daí precisa mais tempo, equipamento, edição de video, etc.

Raphael AirnMusic disse...

Poxa, boa noticia, sou fã de livros e ultimamente tenho lido muita coisa de ficção.

Boa sorte e sucesso Aquino!

JC disse...

Puxa, que bacana Aquino! Boa sorte nesta nova empreitada!! Como diziam as Worms, que seja "o primeiro de muitos"!hehe
Vou fazer uma força pra comprar quando estiver a venda pela net. Sucesso!!

C. Aquino disse...

Jimmy666, pessoalmente eu tenho o carisma de um réptil e travo diante de uma câmera (experiência comprovada). Segundo, eu precisaria mesmo de tempo, equipamento, edição de vídeo etc. Terceiro, eu prefiro a palavra escrita mesma. E quarto: EXISTEM bons vlogs sobre jogos. Pelo menos o Ludobardo é bem legal.

Carlos disse...

Ótima noticia, parabéns Aquino. Também gostaria muito de lê-lo. Fale futuramente do livro depois de publicado e como podemos comprar. sucesso!

Gustavo Coelho disse...

Excelente notícia, Aquino! Só pelo texto da quarta capa já deu vontade de ler ;-)

Parabéns e muito sucesso nessa nova empreitada!

Só mais uma coisa: já tem detalhes do lançamento?

Ronaldo disse...

Como todos já disseram tão bem, sucesso! Que venda que nem água ^^

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity