Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de janeiro de 2012

Cinema para Quarta-Feira à Noite!

Helljumper Se o praticamente engavetado projeto de lei SOPA tivesse sido votado e aprovado pelo Congresso americano, uma das expressões artísticas que fatalmente se extinguiria seriam os fan films. Pegando emprestados marcas, personagens, características e, muitas vezes, até arquivos de som e músicas de outras obras controladas por gigantescas corporações, os candidatos a cineastas com muita devoção pelos ícones da cultura pop e pouco bom-senso seriam um alvo fácil.

Nem  empresas com má fama como a EA ou a Activision pensariam em processar sua base de fãs e atrair propaganda negativa. Mas quem pode afirmar com certeza, sem uma autorização escrita no papel, carimbada e de firma reconhecida? Em um futuro controlado pela paranóia do SOPA ou similares, nenhum YouTube, blog, Twitter ou mesmo mecanismo de busca se arriscaria a mencionar a existência de um fan film. Neste futuro perigoso, quem juntaria suas economias, compraria uma câmera e produziria qualquer um dos vídeos abaixo, com a ameaça de passar uma temporada atrás das grades por "violação de direitos autorais"?

Enquanto essa era não se inicia, vamos ver mais uma vez o que poucos recursos e muita paixão podem produzir.

Antes que saiam do ar.

Festa de Arromba

É melhor não dizer muita coisa antes do vídeo, mas se prepare para uma... reviravolta.

O Airsoft GI é uma cadeia de lojas de Airsoft criada e mantida por praticantes do esporte/hobby. Já vimos por aqui que estes apaixonados por tiroteios muitas vezes são também apaixonados por jogos eletrônicos. Para a produção deste fan film, eles não mediram esforços e contataram os profissionais da produtora Northern Five, que já havia criado alguns comerciais e videoclipes. O resultado final tem cara de megaprodução, com uma equipe de mais de vinte pessoas envolvidas nas filmagens. Mas foi tudo feito na camaradagem, sem cobrar salário ou equipamento e filmado em apenas duas noites de frio!

No final de tudo, fica claro que foi mesmo uma grande festa e uma grande homenagem aos jogos eletrônicos.

Começo do Fim do Começo

Roman Yavorsky, como tantos antes dele, escolheu o universo de Half-Life 2 para produzir sua primeira investida cinematográfica. Aos 16 anos, ele criou esta pequena mas impressionante peça sobre os primeiros momentos da invasão Combine à Terra. Com 16 anos, eu gastava meu tempo passeando no shopping e reclamando do tédio. Yavorsky fazia um helicóptero ser destruído usando somente o laptop. Ele ainda não abandonou o projeto, mas o avanço é lento.

Pulando no Inferno

Se existe um forte candidato a receber a visita de advogados, com ou sem SOPA, é o projeto Halo: Helljumper. A ideia por trás do trailer, ao contrário de outros fan films, não é parar por aí, mas efetivamente criar uma série de webisodes não-oficiais em live action narrando a ascensão e queda de um soldado do ODST (Orbital Drop Shock Trooper) durante a guerra entre humanos e a Covenant. A série é inspirada no excelente conto Dirt, de Tobias Buckell e publicado na coletânea Halo: Evolutions. É um dos melhores e mais humanos textos do livro e merece uma adaptação à altura. Surpreendentemente, esta adaptação à altura está chegando pelas mãos de gente não-autorizada e sem fins comerciais!

Halo - Helljumper Poster

O diretor e produtor Dan Wang já produziu dois curta-metragens em 2011 e parte do elenco tem experiência em curtas e televisão. Halo: Helljumper tem data de estreia marcada para hoje, 26 de Janeiro. O primeiro episódio estará disponível no canal do YouTube. Se tudo der certo e os advogados não aparecerem, Wang pensa em outra série, envolvendo os Spartans-III.

E Para Não Dizer Que Não Falei de Killing Floor...

Killing Floor pode não ter a mesma fama de medalhões da Valve ou da Microsoft, mas isso não torna seus fãs menos fervorosos. O pessoal da Resistant Films se dedica a trazer para o mundo do cinema as criaturas e personagens do jogo. Ainda que seu curta mais longo e mais bem produzido seja Dead Silence - Law and Order, ele peca pelo excesso de drama e realismo e acredito que o Siren's Song acima capture melhor a galhofa existente no jogo, sem tantas pretensões. O grupo promete para breve mais um curta, A Day in the Life of a Trader, que, pelo título, promete enveredar novamente pelo lado cômico.

Veja também:

Ouvindo: Naoshi Mizuta - The Colosseum

11 comentários:

Shadow Geisel disse...

Só deu pra ver o do Left 4 Dead. a noite eu vejo o resto. muito bem feito o vídeo, melhor que muitos filmes oficiais que estão saindo por aí.

Marcos A. S. Almeida disse...

Eu particularmente não gosto de Fan Films que têm apenas a "essência" do jogo.A liberdade artística permite a inclusão de apenas alguns poucos elementos do jogo ou até pelas limitações de produção.Mas eu gosto realmente quando vemos TODOS os elementos do jogo inseridos ali, principalmente os personagens principais, e o filme do Killing Floor trouxe isso.Nos identificamos rápidamente com o filme exatamente por isso, o clima , o cenário , os personagens tranportados do jogo, a caracterização do protagonista, tudo realmente é do KF.
Agora um teste para a galera que é fã de Killing Floor:alguém sabe dizer - ou apenas deduz , como eu -quais são os perks dos protagonistas dos 2 filmes?Eles nos dão algumas pistas...

Jimmy666 disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Jimmy666 disse...

Ja vi um post aqui no blog sobre o Machinae Supremacy... podia fazer uma série como essa mas de musica! Falando de bandas como "MEga drive" e "Anamanaguchi" por exemplo, que usam temas e sons inspirados em games!

Breno disse...

toda vez que eu lembro de halo eu me lembro dos reviews do UOL jogos do jogo!o "critico" da versão xbox colocou a nota em 5 estrelas,enquanto o critico da versão PC avaliou em 3 estrelas,pelo fato do port não ter nenhuma melhoria tecnica e conter os mesmos defeitos do produto original. Como eu tinha observado anteriormente, leva-se 1 ano ou mais para os "criticos" perceberem os defeitos de um jogo!

Agora falando em halo,vc ja jogou algum mod para halo?

C. Aquino disse...

Marcos, eu diria que o personagem do vídeo mais longo do KF é um Sharpshooter e o do vídeo da Siren é um Commando.

Sugestão anotada, Jimmy. Eu já comentei por alto sobre alguns grupos em http://blog.retinadesgastada.com.br/2008/11/jogo-para-os-ouvidos-parte-5-bandas-e.html, mas lá se vão quase quatro anos.

Breno, esperava-se uma melhoria gráfica na versão PC do Halo, já que demorou tanto pra sair. Para mim, Halo continua sendo um ilustre membro da minha lista de favoritos e uma das minhas maiores broncas com a Microsoft foi o lançamento forçado de Halo 2 EXCLUSIVO para Windows Vista, quando o jogo não usa nenhum recurso do DirectX 10. E mesmo que eu tivesse Windows Vista instalado agora, a grande pergunta é: onde encontrar pra comprar? Sumiu, ninguém sabe, ninguém viu. Depois, a atitude da Microsoft piorou, não lançando mais nenhum jogo da franquia para PC. Costumo dizer que sou um fã atípico de Halo, que nunca jogou multiplayer, leu 7 livros e só jogou um único título... Nem sabia que tinha mods para Halo. Será que tem pra single-player?

Shadow Geisel disse...

Halo é um caso engraçado. acho o enredo muito interessante, mas o jogo em si...
joguei um pouco do 3 (eu acho)e não entendo o porquê de tanto alarde. achei ele meio tosquinho. pode ser só uma impressão errada, mas gostei muito mais do acabamento do Gears of War.

Fagner P. disse...

Shadow, na minha humilde opinião, Halo 3 não é um jogo que cativa quem nunca jogou nenhum jogo da série Halo, não é tipo um Gears of War 3 ou Skyrim, que deixa maluco até quem nunca ouviu falar nos jogos da série. Acho que os fãs de Halo 3 são os mesmos fãs de Halo 1 e 2...
Halo 3 é o game que mais jogo com meus amigos no Xbox, pra mim o melhor multiplayer pra ser jogado com a galera (no console). E que também, acho que é o que mais chama atenção nesse jogo.

Marcos A. S. Almeida disse...

Eheheheehe, na mosca Aquino!O Commando é fácil , pelo barulho da arma dá pra perceber.Já o Sharp percebi porque recarrega a arma muito rápido!Commando com certeza não é porque não viu a Stalker.

Breno disse...

"não é tipo um Gears of War 3 ou Skyrim, que deixa maluco até quem nunca ouviu falar nos jogos da série."
Bom eu conheco ambos os jogos e nenhum deles me deixa maluco lol!

Aquino: Se não tem onde comprar,pirateie! Parece que tem um hack que faz ele rodar em XP! Consulte o site do moddb que vc acha mods singleplayer de halo!Eu até achei o primeiro jogo um shotter OK.Ele foi o Alan Wake de 2001: Uma grande promessa que falhou em expectativas,mas ainda assim da pra jogar!E o multiplayer não empolga em nada quem é veterano em multiplayer para PC

Agora,mesmo que o jogo esteja datado em graficos,porque isso diminuiria a nota de um jogo! Sera que os graficos eram tão exepcionais na epoca que eles não chegaram a perceber os cenarios repetitivos entre tantos outros defeitos do jogo?Incompetencia é a unica resposta!

E Falando em Alan Wake...Parece que A Microsoft gosta de manter a tradição quando se trata de ports para PC!

Ronaldo disse...

No segundo video do KF eu acho que o cara era um sharp shooter, depois mudou pra berserker. E que porcaria de sharp ele era. Atirou até no chão.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity