Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de dezembro de 2011

Gemind - Fofoca de Comadre (Parte 1)

(Publicado originalmente no Gemind)

Como eu trabalho no conforto do meu lar, sintonizado na Internet o dia inteiro, acabo servindo como central de notícias. Um dia desses minha esposa me ligou e declarou esbaforida que havia um boato circulando sobre o retorno de Alexandre Frota com a atriz Cláudia Raia. Não ria. Geralmente, não curto saber sobre a vida das “celebridades”, mas minha esposa, fã de Raia, queria saber se era verdade. Era óbvio que não era, mas ela queria saber se havia alguma coisa no ar. Cinco minutos de pesquisa em sites de fofocas e mexericos e aprendi que Cláudia Raia segue solteira e Frota tinha se casado três semanas antes. O rumor era a mais pura invenção sem nenhum vínculo com a realidade. Nem os sites mais mequetrefes mencionavam essa possibilidade.

A verdade é que as pessoas gostam de plantar fofocas. E mais pessoas ainda sustentam a máquina da fofoca e gostam de se sentir “informadas” em primeira mão sobre um “babado forte”. Entre tantas mazelas que o jornalismo de jogos eletrônicos ainda enfrenta para se fazer legítimo frente ao tamanho da indústria que faz cobertura, a divulgação irrefreada de rumores é um deles. Nesta coluna, em duas partes, vamos dar uma olhada nos boatos mais “quentes”.

Ladrão que Rouba Ladrão

Antes da divulgação do trailer de GTA V, não havia um site dedicado aos jogos que não colocasse no ar sua quota de especulações, muitas delas fundamentadas por “fontes internas”. Depois do lançamento do trailer, a fábrica de rumores entrou em ritmo acelerado.

A imagem abaixo, de má-qualidade, seria uma versão vazada do mapa do jogo, supostamente fornecida por um funcionário prestes a se demitir:

GTA V - Mapa Falso

O tal funcionário atendia pelo Twitter @torontoJack233 (desativado). A imagem circulou o mundo inteiro, até alguém se dar ao trabalho de percorrer os tuítes do cidadão e descobrir que o mesmo já havia anunciado antes que GTA V teria o subtítulo Los Santos e seria lançado no dia 11-11-11. Se ele era mesmo funcionário da Rockstar Games, era um dos menos informados. Talvez o rapaz da fotocopiadora, a julgar pelo mapa.

Semanas depois, vazou um par de mapas, maravilhosamente detalhados e na linha estética da série:

GTA V - Mapa Falso

Também falsos. O site Gamingbolt fez sua parte de jornalismo investigativo e até usou uma ferramenta de análise de imagens para descobrir que ela foi pesadamente modificada. A tela que acompanhava os dois mapas também exibia uma locação idêntica a um lugar em GTA IV. Um rumor bem elaborado, mas longe da verdade.

Vários sites afirmaram que Niko Bellic, protagonista de GTA IV, estaria presente no novo título.  A informação constaria na página do IMDb dedicada ao jogo.  Carl “CJ” Johnson, protagonista de GTA: San Andreas também estaria confirmado. Alguns veículos se deram conta um pouco tarde demais de que o IMDb é um site colaborativo como a Wikipédia e os dados podem ser inseridos por qualquer um e permanecer no ar por um bom tempo antes de serem corrigidos. Atualmente, não há no IMDb nenhuma informação sobre os dubladores envolvidos no jogo. Mas, entre os atores já listados por “fontes fidedignas”  no elenco de dublagem estão Megan Fox, Charlie Sheen, Ray Liotta e Ned Luke.

Cadê Freeman?

Desde o bombástico final do Episode 2 de Half-Life 2 em 2007, os fãs se perguntam incessantemente quando sairá o próximo Half-Life. Rumores não faltam.

Uma suposta lista de achievements do jogo teria vazado essa semana:

Achievements?

Se descontarmos o sistema operacional do tempo da vovó usado na Valve,  nós ainda teríamos que entender  os motivos que levariam a empresa a colocar esta tela em um endereço web e como o navegador identifica sendo uma intranet. E perceba a semelhança entre a silhueta do “Kill the Hrimthurs” e … o Hrimthurs, de Final Fantasy X-2.

HL3 - Camisa Para aumentar a ansiedade, essa semana também foi publicada uma foto de um suposto funcionário da Valve vestindo uma camisa muito chamativa…  A foto foi tirada e publicada por Chandana Ekanayake, desenvolvedor do jogo Super Monday Night Combat. Segundo ele, o usuário a  estava vestindo em um evento para desenvolvedores em Seattle. Pode ser um trabalho caseiro feito sob encomenda em uma camiseteria de fundo de quintal, pode ser uma brincadeira de Natal da Valve entre seus empregados, pode ser uma peça promocional encalhada que estava pegando mofo no depósito. Pode ser qualquer coisa, inclusive o jogo a caminho.

Outros rumores dizem que Half-Life 3 pode finalmente aparecer durante a premiação Video Game Awards deste sábado (10/12), o que tornaria metade desta postagem obsoleta em tempo recorde. Porém, para quem tem memória curta, vale a lição de “Freeman”, uma simples imagem “vazada” dos escritórios da Valve e publicada por Danny Pena, fundador da rádio Gamertag, em seu Twitter:

Freeman

Sabe de que ano era a promessa de 14 de junho? 2010. Estou esperando sentado até hoje.

Ouvindo: DeathBoy - The Future Calling

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning