Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

30 de novembro de 2011

De Volta ao Planeta da Morte

POD - GOG 02

Está se tornando comum o GOG "sabotar" meus tutoriais de como instalar e rodar títulos antigos em sistemas modernos. Primeiro, aconteceu com Blood. Agora, a bola da vez é o magnífico POD. Então, esqueça tudo o que eu escrevi antes e a imensa trabalheira que era para conseguir fazer o jogo funcionar. Abra sua carteira, desembolse seis dólares e desfrute de um dos melhores jogos de corrida já feitos no conforto do seu Windows moderno.

POD - GOG 01

É chato ter que pagar de novo por um jogo que eu já comprei, mas considero isto como um pagamento pela facilidade da instalação e a remoção de todos os bugs que a tosca gambiarra antiga trazia. Para melhorar ainda mais o serviço, o GOG trouxe para o público a versão Gold do título, com o dobro de pistas da versão que foi vendida por aqui em bancas de jornais. As 16 pistas extras foram todas disponibilizadas gratuitamente na época, via download, mas quem teve conexão discada nos anos 90 de 33Kb sabe o sofrimento que era para baixar. E aqui cabe um adendo: quem te viu e quem te vê, não é Ubisoft? Dezesseis pistas extras na faixa não é o tipo de coisa que se pratica mais na indústria, a Namco Bandai que o diga.

POD - GOG 03

Se a versão do GOG do jogo corrigiu todos os problemas da "versão original com gambiarra", ela trouxe um inconveniente: o suporte a telas widescreen ou resoluções altas foi para o espaço. POD Gold é a versão 3DFx do jogo e só roda a 640x480, por isso a baixa resolução das telas desta postagem. O botão de ajuste de opções gráficas está desabilitado, nem adianta chorar. Provavelmente esta era a resolução que eu jogava nos idos de 1998, então o saudosismo ficou completo.

Instalando Carros e Pistas em POD Gold

Apesar das 32 pistas oferecidas, ficaram fora do pacote do Pod Gold as pistas oficiais Iceberg (uma das minhas favoritas no fator diversão) e as três produzidas para a expansão "Back to Hell", Beach, Night e Hellway. Todo este material que ficou de fora, mais pistas criadas por fãs, está disponível no site POD PhReAk que conseguiu se manter no ar por quase quinze anos de pura devoção. Vem de lá também as novas instruções, que traduzi abaixo.

Como esta não é a versão CD-ROM do jogo, o processo de instalação de pistas novas também é diferente. Se sua versão é aquela que veio com algumas placas gráficas dos anos 90 ou a da banca de jornal, então é melhor seguir o tutorial antigo e descobrir que seis dólares não é tão caro assim. Para os felizes compradores do GOG, seguem as instruções:

  1. Baixe os arquivos do CD Patcher e do Pod Install Config.
  2. Instale a versão de POD Gold do GOG em C:\UbiSoft\Pod2_0 (é fundamental que seja exatamente este o caminho da instalação)
  3. Descompacte o zip do CD Patcher 2 zip em qualquer lugar. Você terá uma pasta com o executável "CDPatcher.exe" dentro.
  4. Clique com o botão direito do mouse em "CDPatcher.exe" e selecione "Propriedades". Vá até a aba "Compatibilidade" e marque a primeira opção. Modifique o valor do combo para "Windows 95" e clique em OK para aplicar.
  5. Descompacte o zip do POD Install Config na raiz do seu drive C:\. O conteúdo será extraído em C:\Windows\UbiSoft. Isto irá permitir que o programa do CD Patcher 2 entenda que você tem o jogo instalado. Acredite ou não, houve uma época onde jogos instalados espalhavam arquivos por todo o sistema...
  6. cdpatcherBaixe os carros e arquivos que você quiser do POD PhReAk ou de qualquer outro site de fã que você conseguir descobrir. Salve os zips em algum lugar. No meu caso, arrastei comigo os arquivos em CD pelos últimos doze anos...
  7. Descompacte estes zips no mesmo diretório do CD Patcher 2. Você deve ter uma pasta chamada "Voitures" para os carros e "Circuits" para as pistas, conforme a ilustração ao lado. Dentro destas subpastas, cada pista e carro deve ter sua própria pasta.
  8. Abra o programa CDPatcher.exe. Você deverá ver uma lista das pistas e carros instalados e disponíveis:
    Patcher
  9. Para instalar o conteúdo extra, você irá selecionar o que você deseja em "New Proposed Data" e clicar em Prepare Installation. O conteúdo selecionado irá para a caixa de baixo, "Added Data", com um prefixo <Temp.> na frente.
  10. Para instalar este material pra valer, clique em Install New Data. O prefixo irá mudar para <Inst.> e o novo conteúdo já estará disponível dentro do jogo!

Um lembrete: nem todas as pistas funcionam corretamente na versão do GOG. O que pode dar errado? Fechar o jogo no meio da corrida. Então, dê preferência às versões 3DFx que puder encontrar e sempre teste uma pista nova antes de inclui-la em um campeonato customizado.

POD - GOG 04

Ouvindo: Penumbra - Mystery 01

17 comentários:

Marcus Gonzallez disse...

Cara, tenho 33 anos. Jogo desde o Atari, passei por quase todas as gerações (Exceto um hiato gamer entre a geração do play 1 e dois). Joguei Duke Nukem 3d, Full Throtlle. Voltei a ativa há cerca de 2 anos e vamo que vamo. Mas não consigo jogar jogos antigos assim. Sinto-os muito datados. Acho-os legais apenas na lembrança. Já tentei, mas simplesmente não dá. Admiro quem consegue e se diverte com isso, mas sempre que tento... pffff... Não entra... Nem jogo de play 2 que tento jogar agora, pois perdi essa geração, não vai. Apenas Indigo Prophecy que consegui e gostei. De resto, não vai...

C. Aquino disse...

POD é o único jogo de corrida da minha lista de favoritos. Eu carrego os arquivos com meus recordes até hoje e esta semana mesmo consegui bater alguns! Então, sou suspeito para falar. Tem jogo que envelhece bem, tem jogo que tem um apelo para quem já jogou e tem jogo que o vento levou mesmo. De vez em quando me vejo instalando umas velharias, como Strife e Unreal, com resultados variados.

Jimmy666 disse...

Concordo com o Marcus.
Alguém nega a importância e a qualidade de DOOM ou Wolfeinstein?Não, mas alguém se habilita a jogá-los hoje em dia?
Não conheço o jogo, então não vou opinar a respeito dele!

Valber disse...

Mas no caso de jogos de corrida, o que é que os torna datados? Os gráficos ou jogabilidade? Pelo estilo futurístico desse jogo, nem me incomodaria com os gráficos dele (achei até legal o desenho de algumas pistas). Pela jogabilidade, tambem nao me parece muito atras de jogos de corrida mais atuais, no estilo de Trackmania. No caso dos shooters, como DOOM, talvez seja outra historia. Pode ser que precise mesmo do fator nostalgia pra encarar. Acho que no caso de Doom, parte do atrativo do jogo ta na complexidade dos cenarios. Tem ate essa famosa imagem que circula por aí:

http://img.anongallery.org/img/4/8/fpx-map-design-1993-vs-2010.jpg

Claro que parece exagero, mas serve pra mostrar que nem sempre as pessoas so jogam esses jogos por pura nostalgia.

Marcos A.T. Silva disse...

Me lembro de ter jogado POD há, creio, uns 11 anos atrás. Na época, até acho que era uma demo. Sabe aqueles CD's que vinham recheados de demos de games?

Fiquei extremamente empolgado pelo game. Olhando friamente hoje, não sei se teria a mesma empolgação ao jogá-lo. Um jogo que eu adoraria jogar, entretanto, é o WipeOut.

Em relação ao POD, Aquino, você acha que compensa a compra, principalmente com essa limitação de 640x480?

É uma pena não termos mais como obter demos deste tipo de game, mas, ao mesmo tempo em que fico meio "amedrontado" por seus gráficos datados, fico também empolgado pelo estilo do jogo, pelo fato de já tê-lo jogado há muito tempo atrás, e também por ser um jogo de corrida futurista, algo que gosto bastante.

C. Aquino disse...

Jimmy, tem menos de 5 anos que eu finalmente fechei Doom e foi um dos melhores FPS que experimentei. Teste o demo por quinze minutos e me diga o que acha: http://www.fileplanet.com/122790/120000/fileinfo/DOOM-Demo. Aliás, o fato do demo continuar funcionando em máquinas atuais 16 anos depois do seu lançamento é um testamento do prodígio de John Carmack na programação...

Marcos, lembro vivamente da época dos CDs com demos. Tenho vários ainda comigo e foi atrás de um deles que conheci POD também. Para minha felicidade, meses depois o jogo seria lançado completo nas bancas de jornais!

Curioso você mencionar o WipeOut, porque eu nunca me adaptei a este jogo. Achava o controle do carro muito sensível, apesar da música ser bem legal. Uma das vantagens de POD é a possibilidade de customizar os dados do carro, distribuindo pontos de criação de acordo com o seu estilo de direção: Grip, Handling, Acceleration, Brakes e Speed.

Ao contrário do trabalho bem-feito de Carmack, POD ficou restrito ao Pentium MMX (quem lembra?). Seria tão complicado rodar um demo do jogo hoje quanto o título completo. Mas você levantou uma boa questão: por que o GOG, que atualiza os jogos, não libera demos?

Finalmente, sobre a recomendação: na dúvida, aguarde uma promoção. Eu sou louco por POD, mas isso é gosto pessoal mesmo. Pode não funcionar com outras pessoas. A limitação de 640x480 é imperceptível a olho nu: eu só vi a diferença quando fui capturar telas para a postagem.

Marcos A.T. Silva disse...

Nossa, Aquino, adorava o WipeOut. Caramba, eu também tenho muitas destas revistas com demos. Ainda. Muitas mídias nem prestam mais...rsrsrs

Realmente, o GOG poderia liberar demos de alguns jogos, pelo menos. Fazer o que. :(

Agora, vou tentar aguardar por uma promoção, sim. Gostei muito deste game, quando o joguei.

Marcos A.T. Silva disse...

Aquino, acabo de comprar o POD na promoção do GOG. Vamos ver como encaro o game, passados tantos anos.

C. Aquino disse...

\o/ \o/ \o/

Muito bom!!

Aceleron disse...

Pessoal, não da para comparar a geração dos jogos dos anos 90 com os atuais. Naquela época, a preocupação e o tempo estavam voltados para desenvolver um boa jogabilidade, exploração de cenários, personalização, tempo de jogo já que com os gráficos não dava para fazer muita coisa. Hoje, o que acontece com a maioria dos jogos que eu posso perceber é que parece haver preocupação mesmo com o visual do jogo, o resto que se dane. Nem me lembro de quanto tempo (anos talvez rsrsr)eu demorei para concluir o Duke Nukem 3D (para que quiser saber como roda-lo liso no xp, segue: http://buildxp.deathmask.net/).
Hoje parece que a jogabilidade não vale mais nada, principalmente em jogos de corrida. O unico mais recente que me agradou foi o grid, mas como não tenho máquina para roda-lo, fico com porsche 2000, NFS2Se, NFSU2, POD e outras velharias.
Os tempos são outros....

Aceleron disse...

Esqueci de dizer, mas muitos já devem saber, POD tem uma continuação no Dreamcast, acho que são duas versões, POD: Speedzone e multiplayer. Quem quiser só vai conseguir mesmo emulando o Dreamcast.


Outro jogo de corrida que lembrei e que também foi bem trabalhado foi o carmageddon, vários cenarios grandes, replay com várias cameras e inclusive com opção para gravação e edição. Também a como roda-lo no xp. Outro game mais recente legal também é o flatout.
Mudando um pouco, os tempos estão tão diferentes e é possível notar isso principalmente na música, hoje são se faz mais rock psicodélico como se fazia nos anos 80 e 90.

Haaaaaaaaa nostalgiaaaaaaaaaaaaa


Espero poder ter compartilhado minha nostalgia com outros nostalgicos também...

Aceleron disse...

Voltando a comentar mais de um ano depois. Cara, li em outros posts seus que você diz que POD não tem continuação. MAS de certa forma tem, denomina POD2 Speedzone e Multiplayer mas infortunadamente foi lançada no ano 2000 SOMENTE para dreamcast também pela Ubisoft. Eu tenho as duas ISOs das versões aqui, e elas "funcionam", testei no emulador NullDC1.0. Esse funciona entre aspas que dizer que eu não consegui avançar além da tela de apresentação por causa de um bug do NullDC que ocorreu no meu antigo HP compac winXP que que já não tenho mais. A tempos consegui fazer funcionar em outro emulador que não me recordo o nome mas não consegui jogar por algum problema nos controles do emulador.
Eu pessoalmente tenho muita voltade de ao menos testar esse POD2.
Você conhece algum emulador de Dreamcast ou mesmo já jogou o POD2? Se tiver interesse, me responde através de post que eu faço um UP zipado das ISOs.

Aceleron disse...

Obs: li errado. Postei a menos de um ano.

Abs.

Joao Belles Neto disse...

AAAAHHHH. Finalmente eu achei. Cara, eu estava atras desse jogo que nem um retardado. Eu jogava ele quando eu tinha meu 8 ou 9 anos, no computador antigo da firma. Meu pai colocava aquele CD da banca e eu ficava lá um tempão. Lembro que os mapas, o estilo dos carros criavam uma atmosfera pesada, e isso me marcou muito. Comecei a procura-lo des da metade do ano e a unica descrição que eu tinha em mente era: antigo, pc, futurista, provavelmente 90. kkkkkkkkkkkk Muito obrigado, mesmo. Vou comprar essa maravilha para me deleitar com partidas repletas de nostalgia. Envelheceu perfeitamente bem.

Unknown disse...

Como eh msm o nome desse jogo ??

Expertinho disse...

Boa noite! Infelizmente não esta funcionando os links... Têm como arrumar?

C. Aquino disse...

Testei os links todos. Estão funcionando!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity