Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de outubro de 2011

Gemind - O Filme de Zumbi da Valve

(Publicado originalmente no Gemind)

Na coluna anterior, onde apresentei algumas pérolas escondidas no Steam, havia um link para o único filme curta-metragem disponibilizado no serviço de distribuição digital. Aproveitando a proximidade do Dia das Bruxas, o feriado americano mais disseminado pelo mundo, resolvi investigar as origens de Zombie Movie e por que motivo ele ostenta a honra de ter “Valve Apresenta” na abertura.

O filme está disponível na íntegra abaixo, mas vale o aviso: não assista antes, durante ou depois do almoço. Apesar de ser uma comédia (de humor nigérrimo), o fator nojo está presente. Muito presente.

O que falta em ação e terror, sobra em referências ao heavy metal, vermes nojentos, piadas de baixo calão e protagonistas cuja inteligência rivaliza com a de Beavis e Butthead. Então, qual é a explicação, Valve?

Zombie Movie“Zombie Movie” foi produzido pela 2Chums Moving Pictures em 2005 e, acredite ou não, ganhou dois prêmios naquele ano: Melhor Curta Cômico de Horror no Screamfest e Melhor Curta no New York City Horror Film Festival. O curta-metragem custou em torno de US$ 40 mil para ser produzido, mas todo o elenco trabalhou como voluntário. Inicialmente a 2Chums tinha planos de expandir a história para outros episódios e até um piloto para televisão, reaproveitando os personagens e a ideia do apocalipse zumbi, na mesma linha do filme Todo Mundo Quase Morto. Mas tanto a produtora quanto seu website estão a sete palmos do chão neste momento.

Michael A 2Chums nasceu das mentes bizarras de Michael J. Asquith e Ben Stenbeck. Os dois se conheceram na época em que trabalhavam na WETA Workshop, a empresa responsável pelos efeitos especiais de filmes como a trilogia de O Senhor dos Anéis e King Kong. Asquith trabalhava como designer e escultor enquanto Stenbeck atuava como ilustrador e desenhista. Fascinados por mortos-vivos, a dupla de neozelandeses, contando com a ajuda de outros colegas da WETA, começou a produção de “Zombie Movie” em 2002, três anos antes do curta ter seus quinze minutos de fama.

Ben Mas onde entra o Steam? Em 2005, tanto Michael J. Asquith quanto Ben Stenbeck haviam se tornado funcionários da Valve. Em nome da camaradagem e da paixão compartilhada por zumbis, a empresa promoveu o curta-metragem na ocasião do Screamfest e passou a distribui-lo pelo Steam.

Aparentemente havia planos de utilizar o poder do Steam para distribuição digital de filmes e “Zombie Movie” serviria como um experimento. Entretanto, entre focar para ser a mais popular plataforma de vendas de jogos online e tentar competir em pé de igualdade com gigantes já estabelecidos (leia-se Netflix e Blockbuster) em um novo cenário, a Valve tomou a decisão que todos conhecemos. Naquele mesmo ano, jogos de outras empresas começaram a ser oferecidos no serviço.

Arte de Stenbeck para Half-Life 2

Arte de Stenbeck para Half-Life 2

Ben Stenbeck seguiu carreira como desenhista para a Dark Horse Comics, tendo trabalhado com o criador do Hellboy, Mike Mignolla. Michael J. Asquith também saiu da Valve, mas desapareceu da face da internet. E, até hoje, a bizarra aventura da 2Chums permanece como o único filme disponível através do Steam.

Ouvindo: Nada (mas está passando "Garfield - Um Super-Herói Animal" na TV - ei, meu filho adora!)

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning