Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

7 de outubro de 2011

Excelsior!

 marvel-universe-online Em 14 de julho de 2005, eu escrevia o seguinte texto em um blog já extinto:

A Microsoft fechou um contrato de exclusividade com a Marvel Comics para o desenvolvimento e publicação de jogos multiplayer online com os super-heróis da editora, incluindo o Homem-Aranha, Hulk, Quarteto Fantástico e os X-Men! O acordo cobre os chamados jogos MMO (Massively Multiplayer Online, ou jogos com muitos, muitos, muitos jogadores simultaneamente) que serão desenvolvidos para o console Xbox 360 (e, provavelmente, PCs também).

Não é de hoje que a Marvel planeja entrar no lucrativo mercado dos jogos MMO. Com os sucessos de longa data de títulos como Everquest e Ultima Online e o avassalador crescimento de jogos mais recentes, como World of Warcraft e Guild Wars, praticamente todo mundo está entrando nesta. Grande parte da popularidade deste tipo de jogo vem da riqueza de detalhes dos universos ficcionais apresentados aos jogadores, o que vem atraído franquias de outras mídias a explorar o mercado dos MMO: Star Wars Galaxies e Matrix Online são exemplos desta tendência. Com um universo de personagens construído ao longo de décadas de revistas, a Marvel estava estudando como colocar seu patrimônio criativo à disposição dos jogadores. A novidade é a entrada da Microsoft na história.

Recentemente, a Marvel Comics entrou com um processo judicial contra os responsáveis pelo MMO City of Heroes, alegando que os jogadores estariam infringindo os direitos autorais da editora ao criar personagens com as mesmas características dos heróis da Marvel (imagine um gigante verde com superforça e pouca inteligência, por exemplo). O processo não deu em nada, uma vez que o juiz concluiu que não havia diferença entre um jogador fingindo ser o Hulk em uma arena online e, digamos, uma criança pintada de verde urrando pelo quintal da casa, fingindo ser o Hulk.

A união dos famosos personagens da editora com a excelência técnica dos desenvolvedores de jogos da empresa de Redmond certamente vai impactar o mercado dos jogos online e concretizar o sonho de uma legião de fãs. Mas as duas empresas não tem pressa e o primeiro título é esperado somente para 2008.

marvel Se você nunca tinha ouvido falar antes deste MMO é porque o projeto foi engavetado. A fina ironia é que a mesma Cryptic Studios, processada devido o City of Heroes, acabou assumindo o desenvolvimento antes de tudo ser cancelado. Teve até trailer... Mas hoje o Omelete publica a seguinte matéria:

Marvel Universe, MMO (jogo online para multidões) da Marvel Comics, começou a sua divulgação. Acompanhe nesta página as telas, artes e demais materiais conforme eles forem divulgados.

A Gazillion, que cuida do desenvolvimento do jogo desde o final de 2009, trabalha ao lado de Brian Michael Bendis, o principal nome na equipe de roteiristas da editora, na criação da história.

O jogo será gratuito e deve se apoiar no modelo de micro-transações (em que, normalmente, uniformes e acessórios pode ser adquiridos para incrementar o personagem). Os jogadores poderão controlar os personagens do Universo Marvel - mesmo que alguém já esteja jogando com determinado personagem - e trocar o herói a qualquer momento. A mesma equipe também poderá ter vários Wolverines, por exemplo.

A idéia é que o universo seja parte do cânone da Marvel e não uma realidade alternativa. Os cenários serão grandiosos, no estilo "mundo aberto".

Confesso que agora fui pego completamente de surpresa. Naturalmente não é o mesmo projeto: a Microsoft pulou fora do barco dos MMOs já faz um bom tempo, o primeiro projeto deveria ter sido lançado em 2008 e este começou a ser desenvolvido em 2009. É curioso observar que a Marvel não perde tempo e já vai estrear logo no sistema free to play, ao contrário de DC Universe Online da distinta concorrência, que só deixou de cobrar mensalidade meses após o lançamento.

Outra diferença fundamental é que a Marvel vai deixar você jogar com o personagem que quiser! Enquanto em DCUO o jogador cria seu próprio herói e vilão e trabalha ao lado ou para os personagens oficiais da editora. O que você preferiria: ser o Homem-Aranha ou ser o Capitão Ninguém, funcionário do Batman? Ponto para a Marvel. Como eles conseguirão equilibrar uma missão protagonizada por cinco Hulks e três Thors ou o excesso de Wolverines na tela já serão outros quinhentos.

wolverine

A Marvel também promete incluir a bagunça toda no cânone, embora seja difícil de acreditar com tantos personagens iguais fazendo tanta coisa ao mesmo tempo. A DC fez a mesma promessa e até agora nada. Pelo contrário, o MMO da DC segue com a linha tradicional enquanto o universo dos quadrinhos acaba de passar por um polêmica reboot.

Com tantas ofertas interessantes de títulos gratuitos, sinto que se aproxima o momento em que minha curiosidade será maior que o meu bom-senso. Snikt!

Ouvindo: Sonic Youth - Pipeline/Kill Time

Um comentário:

Nobody_joe disse...

Eu já acho a idéia de criar um herói bem mais interessante que fazer um jogo onde todo mundo quer ser o Wolverine.

Eu também não curto muito MMOs, mas a oferta de ótimos títulos free-to-play realmente é irresistível. Pretendo testar o DC Universe em breve.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity