Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

23 de outubro de 2011

Anjo Malvado

Lucius O binômio crianças-violência costuma ser evitado pelos desenvolvedores de jogos como os vampiros fogem do alho. Crianças enquanto perpetradoras da violência são personagens raríssimas na indústria. Exemplos no cinema de terror são mais comuns: A Órfã, Cemitério Maldito, Halloween, Colheita Maldita, A Cidade dos Amaldiçoados. Até o ex-menino-prodígio Macaulay Culkin, no auge de sua popularidade, foi o antagonista macabro de um filme. Pois é no cinema que Lucius pega emprestado sua maior inspiração. O menino diabólico do jogo nasceu no dia 6 do sexto mês de 66 e começa a mostrar sua verdadeira natureza em seu sexto aniversário, uma clara alusão ao clássico A Profecia. Lucius é filho do Coisa Ruim.

No jogo desenvolvido pela estreante Shiver Games, o jogador controla este pequeno filhote do Cão em sua missão de vingança em nome de seu verdadeiro papai. A muitos anos atrás, um homem movido pela ganância realizou um pacto com o soberano do Inferno em troca das vantagens tradicionais: riqueza e poder. Na barganha, o infeliz deveria ceder a alma de um de seus descendentes. Entra em cena, Lucius, cuja alma original foi levada embora e que é, na verdade, filho legítimo do cramulhão. Com apenas 6 anos de idade, não é possível para o pirralho funcionar como um perfeito agente do Mal. Com uma jogabilidade emprestada de Hitman, o jogador deve usar sua inteligência e o próprio ambiente a seu favor para produzir uma série de desagradáveis "acidentes" que irão eliminar um a um os habitantes da mansão onde Lucius vive, sem chamar a atenção para si mesmo. A cada missão bem executada, o projeto de Damien adquire pequenos poderes sobrenaturais que facilitarão as próximas "travessuras". Com o tempo, ele conseguirá manipular objetos e pessoas mais fracas usando apenas sua mente.

Johannes Aikio, um dos desenvolvedores de Lucius, promete uma jogabilidade complexa, com elementos de stealth (quando o protagonista precisa perambular pela casa durante a noite sem acordar ninguém) e muito planejamento (quando o garoto precisa montar suas armadilhas na frente de todos, sem que percebam). Para dificultar a tarefa, será preciso também se livrar de evidências e evitar tanto a polícia quanto a imprensa, interessados na longa lista de mortes estranhas que acontecem na Mansão Dante.

Lucius - Screenshot 02 Lucius - Screenshot 03Por trás da fachada de normalidade desta residência de um influente político se esconde uma série de segredos que envolvem sexo, alcoolismo, crimes e mentiras, segredos que serão desvendados enquanto Lucius cumpre suas missões. É a básica moralidade das revistas de terror dos anos 60/70: gente ruim sendo castigada por coisas muito piores. Apesar disto, o jogo já levantou polêmica na internet e vem sendo apontado como um título "sem nenhum valor moral", a mesma acusação que enterrou as tais revistas de terror. Ao colocar o jogador na posição de executor de atos que são considerados aviltantes, Lucius periga enfrentar a censura de frente. Aikio se defende:

"O que nós estamos tentando fazer é trazer um bocado dos aspectos  dos filmes de terror para um jogo e de alguma forma esta parece ser uma abordagem interessante de ser o vilão por uma vez. Nós sentimos que haverá jogadores lá fora que acharão o jogo tão atraente quanto um filme sem nenhum problema com seu conteúdo. É claramente um jogo para adultos, entretanto.

(...) Nem todo jogo pode ser repleto de ursos de pelúcia e corações. ;) Existe uma demanda por drama, em todos os gêneros de mídia - de outra forma, Stephen King, Alfred Hitchcock etc não seriam bem-sucedidos."

Lucius é descrito também como sendo um adventure, com ênfase no desenvolvimento da história e na solução de puzzles, tendo, portanto, um ritmo mais lento do que exemplares mais dinâmicos como a série Hitman ou Splinter Cell. O título será lançado exclusivamente para PC no próximo ano, mas não tem data definida.

Lucius - Screenshot 01

Ouvindo: Nightwish - Bless The Child (estranha coincidência...)

4 comentários:

Marcos disse...

eu compreendo que só estão querendo censurar o jogo por conta do protagonista ser uma criança e a temática envolver satanismo envolvendo crianças. Mas eu acho coerente o jogo ser totalmente direcionado a adultos, logo por que nós temos uma conduta moral ja formada.

Aqui só estamos vendo os jogos de conteúdo adulto se alavancarem a outro patamar mais diferencial, visto que violência e sexo é algo recorrente na tv, jornais e música que estão ao alcance de qualquer jovem.

Poa Kli-Kluu disse...

Deixando o tema de censura mais de lado ( pois isto é um assunto do qual poderíamos ficar descorrendo por horas à fora), quero atentarme ao contexto do jogo.

Sempre tive um "quê" de atração por jogos com essa temática mais pelativa ao lado religioso, mas de modo mais sutil. Exemplificando, não um Doom3 ou Hellgate:London -jogos nos quais demônios são apariões corriqueiras-, mas sim, jogos com temáticas mais investigativas, assim como Clock Tower, Fatal Frame ou Vampire:Bloodlines(apesar que este último detém um sistema de batalha).

Sempre tive uma atração fúnebre pela ambientação de intrigas entre céu e o inferno em filmes como Drinque no Inferno, Advogado do Diabo, assim como Constantine. Acredito que jogos, se bem pensados, e sem necessariamente um sistema de batalha, dão ótimos games, mas é claro, que por todos eles tratarem de temas fortes como o cramunhão diretamente e as forças divinas que regem sobre esta terra, seriam alvos de crítica e sensura.

Mas viva a liberdade de expressão, são produtos culturais e classificações etárias estão aí EXATAMENTE para isso: AJUDAR aos PAIS e responsáveis a FILTRAR o conteúdo adquirido pelos seus filhos. Porém a ineficácia da tutela de tais pais é assunto pra outrém.

Estou muito entusiasmado Aquino, com este jogo. Se puderes me manter informado sobre data de lançamento ou qualquer informação útil e não quiseres fazer um post sobre, por favor me[porra mano, eu tava todo feliz escrevendo e apareceu uma RATAZANA(barata) andando no meu monitor o___o levei meia hora pra acha e matar a mardita u.u acabei de evidenciar a boiolagem do meu gato, que ficou com MEDO da barata.] mandeu um email, ou melhor ainda, me encontre no twitter (ja estou te seguindo): iguuu_poa

Aliás Aquino, lembro que comentara que gostava do blog no qual eu usualmente escrevo. Não quero fazer propaganda, então apenas basta clicar em meu nome e achar o blog no meu perfil. Lá eu fiz um post sobre filosofia em games, falando sobre um jogo em flash. O nome do post é "Jamais olhe para Trás", caso se interesse, olhe lá o/

Abraço.

Poa Kli-Kluu disse...

Meu deus do céu, escrevi censura com 'S', perdoem-me .-.

Breno disse...

A primeira screenshot mais parece o iluminado:o jogo. A descrição da jogabilidade até que poderia se aplicar a um jogo com a tematica esqueceram de mim.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity