Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de setembro de 2011

O Outro Lado - Em Quadrinhos!

Orc Stain - Cover Nos comentários da postagem anterior sobre os Orcs, o Mdesign me apresentou o trabalho em quadrinhos Orc Stain. A saga de fantasia contada do ponto de vista dos costumeiros vilões é  publicada pela Image Comics, mas nunca foi trazida para o Brasil. Seu autor, James Stokoe, tem uma arte peculiar e super-detalhista e uma imaginação que beira o bizarro. O universo de Orc Stain não apenas coloca os Orcs no centro da ação, como também traz cofres orgânicos, pênis cortados como moeda de troca e um protagonista que usa um martelo de marceneiro como arma e tem o dom de arrombar qualquer compartimento. Também é de Stokoe a inacabada e provavelmente jamais lançada história de Peter Parker no Vietnã.

Orc Stain foge das convenções do gênero. Se você tiver uma visão boa e compreender inglês, pode conferir o número 1 da revista liberado na íntegra neste artigo do Comics Alliance (lamentavelmente, em tamanho ridículo). O primeiro volume encadernado da história, com 168 páginas, pode ser encontrado na Amazon com preço de 12 dólares (mais frete).

Agora, na linha dos webcomics, eu comecei a ler no mês passado o excelente Goblins. A história saiu da cabeça de Tarol Hunt, com cores, edição e suporte emocional(?!) de Danielle Stephens. Como o próprio nome diz, os Goblins são os personagens principais da saga. Aqueles mesmos: os pequenos e fracos monstrinhos que todo jogador de RPG, seja de mesa ou de computador, já trucidou com uma mão nas costas. Em Goblins, o leitor é apresentado ao fascinante e hilário universo destes seres que só querem viver sua vida e proteger sua vila da constante invasão de aventureiros iniciantes. Repleta de meta-linguagem com os elementos de um RPG, o webcomic também surpreende pelo dinâmico uso dos quadrinhos e as empolgantes cenas de ação, raras em qualidade nas revistas pagas hoje em dia. Tive a sorte de encontrar ângulos mais criativos e sequências mais frenéticas do que em boa parte da produção de quadrinhos Marvel e DC que tenho visto ultimamente. Ainda que o traço dos personagens seja primitivo, o que prova que a capacidade de desenhar um herói todo detalhado em poses de academia não define exatamente um bom quadrinhista.

Goblins começou a ser publicado online em 2001, então ainda tenho muito material pela frente. O estilo da arte com certeza se alterou nestes dez anos de produção. Hunt compilou parte deste material em livros para vender mas, como a produção é quase artesanal, o preço é estratosférico.

Goblins

Da próxima vez em que você estiver em um RPG, pense com carinho na possibilidade de criar um personagem diferente do mítico guerreiro louro e altivo e tente acrescentar orelhas pontudas ou escamas. Em Skyrim, talvez?

Ouvindo: Public Enemy - Security of the First World

3 comentários:

Breno disse...

Fazer o papel do "outro" pode ser interessante se o jogo souber lidar com a diversidade cultural de forma coesa em um jogo.Me vem a mente jogos como Fallout 1 e 2,que utilizou o personagem burro como um ser desprezado pela maioria dos NPCs.E tambem temos Arcanum,onde dependendo da raça de sua escolha e da inteligencia do personagem,sera moldado a sua presença entre os demais NPCs.

Dito isso,duvido que vc tenha se aliado com os orcs em gothic 3.

C. Aquino disse...

Essa foi uma das minhas grandes broncas com Gothic 3 (http://blog.retinadesgastada.com.br/2008/10/jogando-gothic-3-parte-2-morram-orcs.html).

Breno disse...

O problema ao que parece foi uma possivel falta de coesão com a escolha oferecida pelo jogo e não a escolha em si.Talvez não faça muito sentido um humano se aliar a uma raça que usa cranios humanos como decoração.Se o jogo tiver escolha de raças(não joguei e não tenho conhecimento disso)isso não seria um problema.Mas pelo que eu ouvi a respeito,o jogo foi pensado numa moralidade cinzenta.Mas infelizmente acabou tendo o estigma de pior gothic(se vc não contar com Arcania:gothic 4)


E OLOLOL ao comentario da postagem:

"CARA N SEI SE VC É (H) OU (M) MAS TEM MUITA COISA Q VC ESCREVEU Q FAZ SENTIDO TIPO AS DO SAVE POINT EM PRINCE OF PERSIAN AXEI O GAME MANEIRO E TAL MAS OS SAVE ALEM DE SER LONGE VC COMEÇA DO INICIO NO GOD OF WAR2 TEM UNS SAVE NA METADE O Q AJUDA MTO.... "
A internet é uma boa fonte de comedia,sem duvida.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity