Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterRSS

28 de setembro de 2011

Gemind - A Ferrari Vermelha de Carmack

(Publicado originalmente no Gemind)

Carmack John Carmack recebeu em 2010 o prêmio Lifetime Achievement Award durante a Game Developers Conference. Mais do que merecido. Junto com os outros integrantes da id software, Carmack foi o criador do gênero FPS. Em 1999, ele foi alcançou o 10º lugar na lista da Times das 50 pessoas mais influentes em tecnologia. Também não é pra menos: ele foi um dos principais fomentadores da guerra dos engines gráficos que impulsionou a indústria a perseguir insanamente a perfeição do realismo absoluto. Às vésperas de revolucionar outra vez com a id tech 5 e o conceito de megatextures, usando até 128000×128000 pixels, Carmack continua à frente de seu tempo.

Mas algo que quase nunca se comenta é a saga da sua Ferrari vermelha.

O programador passa essa imagem de bom moço, de nerd da turma. Mas nem sempre foi assim. Em sua juventude, Carmack foi um rebelde, inconformado com o mundo a sua volta e obcecado por computação, a ponto de esnobar as outras pessoas por se achar mais inteligente. Possivelmente ele estava certo, mas esta atitude negativa e a arrogância renderam a ele uma temporada de um ano em um reformatório.

De volta para casa, com os pais em processo de divórcio, a situação não melhorou. A família tinha um fundo reservado para pagar sua futura faculdade, mas o jovem Carmack insistiu com sua mãe para que fosse comprado um computador melhor, onde ele pudesse programar seus jogos. Foi ridicularizado. O mal-estar causado prolongou-se até sua vida adulta. “Quando eu estava escrevendo jogos para computador, era o mesmo que estar jogando para ela, e ela não levava a sério. Foi assim até o dia em que eu apareci na porta da casa dela com uma Ferrari”, declarou Carmack no livro Dungeons and Dreamers.

Ferrari

A Ferrari 328 GTS era vermelha e tinha escrito na placa ID TECH1. A máquina poderosa foi adquirida no início da id Software, logo após as vendas do Wolfenstein 3D, e foi a única extravagância que Carmack se permitiu na época. E não ficaria muito tempo com ele.

Em 1997, durante o torneio Red Annihilation realizado na E3, jogadores de Quake de todos os cantos dos Estados Unidos se reuniram para descobrir quem era o melhor. O evento histórico reuniu pela primeira vez no mesmo lugar competidores tanto da Costa Oeste quanto da Costa Leste, sempre separados por um lag de distância. O prêmio não podia estar abaixo da importância da competição. O prêmio era a Ferrari vermelha, doada por Carmack.

Quando Dennis “Tresh” Fong venceu Tom “Entropy” Kizmey por 14 a -1 na final do torneio, Carmack foi pessoalmente cumprimentar o campeão de 19 anos, que ainda não conseguia acreditar no que tinha ganhado. O programador perguntou calmamente como Fong faria para levar o carro embora. Com a competição sendo realizada em Atlanta e Fong morando do outro lado do país, na Califórnia, era uma pergunta importante. E Fong não sabia dirigir. O jovem jogador de Quake respondeu que teria de achar um jeito de enviar o carro para casa. Carmack pediu uns minutos e voltou depois com um bolo de dinheiro na mão. “Acho que isso deve cobrir”. Eram 5 mil dólares. Fong pagou a noitada para todos os seus amigos e ainda sobrou dinheiro para despachar a Ferrari para a Califórnia.

Dennis "Tresh" Fong Se você acha que a saga da máquina vermelha termina por aí, vale dizer ainda que Fong depois deste incentivo também entrou para a indústria. Capitalizando em cima da vitória no Red Annihilation e juntando cotas de patrocínio de anunciantes de outras competições, ele fundou com seu irmão a GX Media. A empresa tinha a famosa Ferrari exposta no salão de entrada e chegou a contratar 100 funcionários. Através da GX Media, Fong montou o portal gamers.com (depois vendido), o site dedicado a jogos FiringSquad e a Lithium Technologies, um bem-sucedido braço dedicado a CRM. Fong ainda seria responsável pela criação do Xfire, um famoso programa de mensagens instantâneas para jogadores vendido para a MTV por US$ 102 milhões e, em 2007, pelo Raptr, uma rede social… para jogadores, é claro. Não chega a ser um exagero dizer que, sem a caranga de Carmack, nada disso teria acontecido.

Em 2007, dez anos depois do lendário torneio, Fong vendeu o carro. Em entrevista ao G4, ele confessou que raramente dirigia. A Ferrari vermelha era chamativa e havia sido modificada por Carmack para fazer um barulho enorme. Enquanto esteve com ela, Fong usou menos de 30 vezes. “Era demais para mim”.

Onde ela está agora? Ninguém sabe. Partindo a 140 quilômetros por hora em uma rodovia expressa ou sendo polida semanalmente em uma garagem, agora tanto faz. Em um meio repleto de GTAs, Need for Speeds, Forzas e Gran Turismos, um único carro acumulou mais quilometragem que todos os demais reunidos.

Ouvindo: Skinny Puppy - VX Gas Attack
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

My Playstation WallpapersXbox WallpapersPC Game Wallpapers

Regalia