Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

28 de setembro de 2011

A Maldição de Duke Nukem

George Broussard jogou uma maldição em Duke Nukem. Depois de mais de uma década trabalhando no desenvolvimento de Duke Nukem Forever, ele teve o jogo arrancado de suas mãos pela força dos tribunais, concluído a toque de caixa pela Gearbox Software e lançado à sua revelia. O processo jurídico entre Broussard e a 3D Realms e a nova dona da marca, a Take Two, foi concluído com um acordo de conteúdo não revelado. Mas Broussard jogou uma mandinga em Duke Nukem. E não estou falando só do desastre de DNF.

Duke Nukem Reloaded

Apenas um trabalho de magia negra pode explicar o inusitado destino de Duke Nukem: Reloaded. O projeto, que nasceu na mente de um fã e que a Gearbox apadrinhou,  foi adiado. Você não leu errado: outro jogo de Duke Nukem acaba de ter sua data de lançamento adiada para a eternidade. Em um comunicado no site oficial, foi declaro que "após uma cuidadosa consideração do progresso e da direção do projeto, a Interceptor Entertainment decidiu concluir Duke Nukem: Reloaded no futuro em uma data ainda a ser determinada".

Duke Nukem na Pior O que parecia ser um conto de fadas da indústria dos jogos, se transformou em uma história de horror que revela como funcionam seus meandros. Fã tem a brilhante idéia de recriar Duke Nukem 3D com tecnologia moderna e recebe o aval e o patrocínio dos donos da marca? Bom demais para ser verdade. O projeto foi deturpado a ponto de ser praticamente irreconhecível. E a lua de mel entre o fã e a produtora foi curta: "Nós tínhamos terminado cerca de 90% da versão Multiplayer – mas você tem que lembrar que nós não possuímos o jogo. Ele é feito sob uma licença assinada com a  Gearbox Software, o que significa em última instância que nós não podemos fazer o que nos dá vontade com o projeto", declarou Frederik "Fresch" Schreiber, o fã original e líder do desenvolvimento. "Existem algumas condições com as quais nós não conseguimos conviver em nosso licenciamento e acordo. E, por causa disso, nós decidimos colocar o projeto em suspenso. Isto pode mudar no futuro - tudo depende do que a Gearbox decidir fazer após o lançamento do DLC de DNF".

Ainda que mais detalhes estejam sendo escondidos por cortesia, pode-se entender que a Reloaded estava muito próximo de ser concluído e lançado, mas que não recebeu o sinal verde da Gearbox para chegar aos jogadores. Lembrando que o acordo entre Schreiber e os donos da marca não permite a comercialização do jogo, logo a "reinvenção" de Duke Nukem 3D seria distribuída gratuitamente. Um produto com a marca Duke Nukem lançado de graça neste final de ano iria bater de frente com o DLC para Duke Nukem Forever Hail to the Icons Parody Pack. "Nós não podemos justificar despender tanto tempo com o desenvolvimento, sabendo que ele pode nunca ver a luz do dia", desabafou Schreiber. A saída foi cruzar os braços.

Está precisando de um descarrego...

Ouvindo: Ultima Ix (Redemption) - Serpentshold

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity