Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterCanal no YouTubeRSS

5 de agosto de 2011

Profissão: Fotógrafo – Parte III

Em 2010, eu descobri o excelente trabalho de fotografia de jogos feito por Robert Overweg e o coletivo de fotógrafos virtuais do Dead End Thrills. Porém, desde 2007, a mesma paixão já estava sendo praticada aqui mesmo no Brasil por um grupo de pessoas que começara a olhar os jogos.

GTA San Andreas Half-Life 2

A busca pela imagem perfeita de mundos que não existem começou no blog Benzaiten, que explora a arte dentro dos jogos eletrônicos. "Pode existir fotografia quando nem a câmera, nem o objeto fotografado existem?" A partir desta pergunta e da repercussão iniciada, Lucas Haeser criou o grupo Videogame Photography no Flickr, com a proposta de reunir todos os praticantes deste olhar diferenciado.

Halo - Combat Evolved

Qualquer jogador pode enviar suas telas para o grupo e participar da galeria, que continua na ativa mais de quatro anos depois de sua formação.

Crysis 2 Portal 2

Ouvindo: Kumi Tanioka - Oh, Light...!
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

4 comentários:

  1. Marcos A. S. Almeida5 de agosto de 2011 17:52

    Dei uma espiada na galeria de imagens (muito boas) e percebi o seguinte:exitem jogos, como FarCry e o HL2:Lost Coast por exemplo, em que não é preciso ter o olhar diferenciado para capturar as melhores imagens , pois a beleza do ajuda muito.Como exemplo do que estou falando, digo que a melhor foto destas que você publicou é a primeira , do GTA.Porque? Porque as outras a beleza do jogo ajuda muito e são imagens que qualquer um de nós poderia capturar;mas a do homem sentado , quase fazendo uma pose, é ímpar ( apesar, inclusive , dos polígonos saltarem ao nossos olhos).Esse é o olhar diferenciado.E eu acho que é isso que deveria se buscar para expor no site.

    ResponderExcluir
  2. Minha favorita também foi a primeira. É interessante como, vendo imagens de San Andreas agora, elas parecem tão tecnicamente arcaicas enquanto na minha memória elas pertencem a um jogo tão "real", tão vivo. Beleza e imersão não dependem de gráficos sofisticados...
    Mudando de assunto: já viu o wallpaper novo do Killing Floor no PC Game Wallpapers? Está em http://www.pcgamewallpapers.net/1280x800/killing-floor-stand-off-wallpaper/.

    ResponderExcluir
  3. Marcos A. S. Almeida5 de agosto de 2011 19:07

    Agora sim! Husk vs Mr.Foster! Muito legal! Baixado e aplicado! E finalmente você conheceu a verdadeira aparência do Husk, Aquino!

    ResponderExcluir
  4. Poderia dizer que sempre fui um entusiasta em fotografia em games. Eu adorava ter um bolo de screenshots como recordação de todos os momentos bons que tive jogando. É ótimo saber que não sou o único, e que justamente há uma comunidade brasileira ativa sobre o tema. Realmente me empolgou muito!

    Obrigado Retina!! :D

    ResponderExcluir

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

Conan Exiles