Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

5 de agosto de 2011

Profissão: Fotógrafo – Parte III

Em 2010, eu descobri o excelente trabalho de fotografia de jogos feito por Robert Overweg e o coletivo de fotógrafos virtuais do Dead End Thrills. Porém, desde 2007, a mesma paixão já estava sendo praticada aqui mesmo no Brasil por um grupo de pessoas que começara a olhar os jogos.

GTA San Andreas Half-Life 2

A busca pela imagem perfeita de mundos que não existem começou no blog Benzaiten, que explora a arte dentro dos jogos eletrônicos. "Pode existir fotografia quando nem a câmera, nem o objeto fotografado existem?" A partir desta pergunta e da repercussão iniciada, Lucas Haeser criou o grupo Videogame Photography no Flickr, com a proposta de reunir todos os praticantes deste olhar diferenciado.

Halo - Combat Evolved

Qualquer jogador pode enviar suas telas para o grupo e participar da galeria, que continua na ativa mais de quatro anos depois de sua formação.

Crysis 2 Portal 2

Ouvindo: Kumi Tanioka - Oh, Light...!

4 comentários:

Marcos A. S. Almeida disse...

Dei uma espiada na galeria de imagens (muito boas) e percebi o seguinte:exitem jogos, como FarCry e o HL2:Lost Coast por exemplo, em que não é preciso ter o olhar diferenciado para capturar as melhores imagens , pois a beleza do ajuda muito.Como exemplo do que estou falando, digo que a melhor foto destas que você publicou é a primeira , do GTA.Porque? Porque as outras a beleza do jogo ajuda muito e são imagens que qualquer um de nós poderia capturar;mas a do homem sentado , quase fazendo uma pose, é ímpar ( apesar, inclusive , dos polígonos saltarem ao nossos olhos).Esse é o olhar diferenciado.E eu acho que é isso que deveria se buscar para expor no site.

C. Aquino disse...

Minha favorita também foi a primeira. É interessante como, vendo imagens de San Andreas agora, elas parecem tão tecnicamente arcaicas enquanto na minha memória elas pertencem a um jogo tão "real", tão vivo. Beleza e imersão não dependem de gráficos sofisticados...
Mudando de assunto: já viu o wallpaper novo do Killing Floor no PC Game Wallpapers? Está em http://www.pcgamewallpapers.net/1280x800/killing-floor-stand-off-wallpaper/.

Marcos A. S. Almeida disse...

Agora sim! Husk vs Mr.Foster! Muito legal! Baixado e aplicado! E finalmente você conheceu a verdadeira aparência do Husk, Aquino!

Poa Kli-Kluu disse...

Poderia dizer que sempre fui um entusiasta em fotografia em games. Eu adorava ter um bolo de screenshots como recordação de todos os momentos bons que tive jogando. É ótimo saber que não sou o único, e que justamente há uma comunidade brasileira ativa sobre o tema. Realmente me empolgou muito!

Obrigado Retina!! :D

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity