Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de agosto de 2011

Em Brancas Nuvens

Depois do naufrágio do projeto eGamers, os jogadores brasileiros ficaram se perguntando se algum dia existiria um serviço de distribuição digital de jogos no Brasil. A resposta veio através dos supermercados(!). Mas não era exatamente este tipo de coisa que nós estávamos esperando... Todo mundo queria um Steam nacional, um site focado exclusivamente em jogos, com preços aceitáveis, a possibilidade de baixar o jogo comprado quantas vezes quiser, ter uma lista de licenças centralizada em um lugar só. Felizmente, a espera acabou.

Nuuvem O Nuuvem começou suas atividades tem uma semana e nos primeiros quatro dias já ultrapassou a marca de 100 mil visitas. Por falta de tempo, não pude escrever uma postagem à altura do lançamento e fui ultrapassado por gente mais capacitada. O Xbox Plus publicou uma matéria bem completa sobre o serviço e o pessoal do Gamers Live conseguiu uma entrevista com o responsável. Recomendo a leitura de ambos.

Com um layout atraente e 110 jogos no lançamento, tem todos os ingredientes para emplacar. Eles já conseguiram convocar as produtoras Sega, Paradox, Rockstar, 2kGames/TakeTwo e outras estão chegando (Ubisoft, EA, Square Enix, Activision, THQ). Não me espantaria se eles conseguissem emplacar jogos da EA que nem o Steam está podendo vender. E eles estão em cima das novidades: a pré-venda de Dead Island começa hoje.

Mas, fica a pergunta: funciona?

Funciona!

O cadastro é muito simples é rápido e, ao contrário de muitas lojas brasileiras, não pede o seu CPF.

Atenção, porém, para o detalhe de segurança: a senha não é armazenada encriptada no banco de dados, de forma que, se algum hacker anônimo bancar o engraçadinho e entrar, vai ver sua senha do jeitinho que você salvou.

A maioria dos sistemas embaralha sua senha de tal forma que nem o administrador do sistema, nem você, nem sua mãe é capaz de dizer que aquela é sua senha. Nestes casos, o sistema autentica você reembaralhando o que você digita no campo senha; se ficar igual ao que está salvo no banco, você entra, se ficar diferente, não é sua senha. A vantagem deste sistema é que, em caso de invasão, o hacker não descobre sua senha, apenas um emaranhado de caracteres, que é muito, muito, muito difícil de decifrar. A desvantagem é que, se você esquecer sua senha e perguntar pro sistema, o sistema também não tem como te informar. O embaralhamento é um caminho de mão única. Por isso, nestes casos, o site reseta sua senha, fornece uma provisória e pede para criar outra.

No caso da Nuuvem, sua senha no banco é exatamente aquilo que foi digitado. Eu recomendo enfaticamente que você utilize uma senha exclusiva para o Nuuvem. Não estou afirmando que o serviço seja inseguro. Ele pode ser blindado até o tampo, com SHODAN monitorando todas as atividades e hacker algum do mundo irá conseguir penetrar. A encriptação é apenas uma camada extra de proteção. Uma camada extra de proteção que a Sony recentemente não estava usando direito...

ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE (01/09): A questão da segurança foi esclarecida.

Para continuar com meu teste, resolvi escolher um jogo bem barato. Eu não tenho a verba de um jornal para escrever estas postagens... E também precisava ser um jogo em que eu estivesse interessado. Escolhi o SEGA MegaDrive Collection 2 (um dia eu explico o motivo). O processo de escolha e navegação é muito prático. Na qualidade de webdesigner, tenho que acrescentar que o site é maravilhoso de navegar e tem uma das mais bacanas telas de compra que eu já vi: concisa, clara e com todas as informações que eu preciso:

Carrinho-de-Compras

Por enquanto, o site só aceita compras pelo sistema do Pagseguro. O que é uma grande vantagem, em termos de confiabilidade! Ao invés de tentar criar um sistema de pagamento do zero, o Nuuvem escolheu terceirizar para uma empresa com anos de mercado e uma excelente infra-estrutura. O que isso significa? Significa que, em nenhum momento da transação, a Nuuvem terá acesso aos seus dados bancários ou de cartão de crédito. Em breve, eles estarão com suporte a Paypal também, com as mesmas vantagens. Para meu espanto, o Pagseguro perguntou meu endereço e telefone. Eles devem estar achando que eu estou comprando alguma coisa física...

Escolhi Boleto Bancário como forma de pagamento, mas poderia ter escolhido débito em conta (para bancos credenciados) ou diversas bandeiras de cartão de crédito. Boleto Bancário só entra no sistema no dia seguinte, então, esperei. Quem está mal-acostumado com o Steam e o Paypal, com o esquema de comprou-já-pode-baixar, vai ter que segurar a onda. Cartão de crédito, por incrível que pareça, também não é automático, como meu segundo teste (com Alpha Protocol) comprovou. ATUALIZAÇÃO (26/08): Pagando por Boleto, demorou menos de 24 horas para ser liberado o jogo; pagando por Cartão de Crédito demorou mais de 24 horas. Bola fora total do Pagseguro.

O link para download não é enviado por email, mas você recebe uma notificação de que o pedido foi liberado. Em sua área de usuário tem a lista de jogos. Eu não sabia, mas cada um dos dez jogos que fazem parte do SEGA MegaDrive Collection 2 é um download separado. Imagino que isso seja uma particularidade do pacote. Clicando para baixar, você obtém um arquivo executável que é um downloader light do jogo em si, o mesmo método empregado pelo GOG.

O Nuuvem promete taxas de download máximas de acordo com sua conexão. Pela tela abaixo, eu ressalto dois pontos. Primeiro, o downloader informa a velocidade errado porque eu NUNCA tive isso tudo de velocidade. Por outro lado, marcando no relógio, os 15MB do Ecco Jr. vieram realmente em uma taxa assombrosa, possivelmente o máximo da minha conexão. ATUALIZAÇÃO (01/09): Quem matou a charada deste foi o Matheus Bonela, via Twitter. A velocidade informada pelo downloader está em kbits! Isto faz diferença. Em minha defesa, eu poderia dizer que não vejo um programa falar em kbit desde minha época de conexão discada no século passado, mas, com tantas correções nesta postagem, a minha credibilidade não está valendo muita coisa agora...

DownloaderBaixar o jogo e instalar são processos simultâneos. Ao final, o programa pergunta se você deseja remover os arquivos de instalação. Eu sugiro que não, afinal, no futuro, você pode querer fazer a instalação de novo. Salve em disco, queime em CD e economize tempo de download.

Em nenhum momento foi solicitado qualquer tipo de registro, mas acredito que esta seja uma característica do pacote da SEGA. A própria Nuuvem afirma que alguns jogos necessitam ser ativados com uma chave ou serial number. Existem também jogos que obrigatoriamente tem que ser ativados no Steam. Isso acontece porque muitas desenvolvedoras utilizam a plataforma do Steam como segurança anti-cópia, exigindo a ativação, não importando onde o jogo foi comprado.

Estou aguardando a liberação da compra de Alpha Protocol para ter um teste de download e registro mais completo, mas, até agora, a experiência de comprar no Nuuvem foi bastante positiva. ATUALIZAÇÃO (26/08): vai demorar um pouco mais, uma vez que o jogo tem quase 10GB para baixar e isto é algo que eu não disponho no HD neste momento...

Gostaria apenas que alguém me explicasse porque o fundo do site traz um personagem de Heroes of Might and Magic e o protagonista de Timeshift, se nenhum dos dois jogos está vendendo na loja...

Ouvindo: Slick Idiot - Ain't Talkin' 'Bout Love

Um comentário:

João Luiz disse...

sei não, achei pouco seguro esse cadastro deles.

vou esperar um pouco antes de me aventurar a comprar ali.

sei lá, o seguro morreu de velho...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity