Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

26 de agosto de 2011

Cinema para Sexta-Feira à Noite! Parte 2

Que a Valve tem o dom de conquistar a simpatia dos jogadores, seja com o Steam, seja com seus jogos, isso é algo que todo mundo já sabe. O impressionante é a capacidade que a empresa também tem de conquistar a simpatia dos futuros cineastas! Pela terceira ou quarta vez aqui no Retina Desgastada, eu trago uma postagem dedicada exclusivamente a fan films produzidos inspirados no universo de Half-Life 2 ou Portal.

A Fuga Continua

Em fevereiro de 2009, os Purchase Brothers surpreenderam o mundo com um filme de cinco minutos chamado Escape from City 17. Filmado com menos de mil reais no bolso e muita boa-vontade, o curta-metragem tornou-se um sucesso no YouTube. Um dos aspectos mais audaciosos da produção é que ela dizia "parte 1", o que geralmente significa que algo mais está a caminho. Dois anos se passaram e todo mundo achou que o projeto dos Purchase Brothers tinha morrido na praia das boas intenções.

Até essa semana.

Acredite ou não, a segunda parte da história tem uma qualidade superior, três vezes a duração da primeira e foi feita com menos de 500 reais! Os realizadores reaproveitaram softwares e equipamentos que já possuíam ou que foram doados para a produção, mas, mesmo assim, o orçamento e a qualidade são de dar inveja em qualquer estudante de cinema. O elenco modesto traz o próprio David Purchase em um dos papéis principais, em parceria com Julia Tourianski. Completando o time estão o outro irmão Purchase, Ian, e Derek Chan. Nenhum deles com experiência profissional em atuação.

O que o futuro reserva aos irmãos? Julia Tourianski entrega o jogo em sua página no Linkedin: "Episódio Dois e Três estão atualmente em pós-produção", "trabalhei em rotoscopia em todos os três episódios", "atuei nas Partes Dois e Três da série". A fuga continua.

Freeman Salva

Se os Purchase Brothers conseguem fazer fan film com menos de um salário mínimo, o pessoal responsável por Singularity Colapse precisou de mais dinheiro: em torno de R$1.500. O curta-metragem de oito minutos demorou um ano para ser produzido e o resultado, principalmente a cena final, impressionam:

Se você se interessou pela trilha sonora de Singularity Colapse, ela está disponível para download pelo preço que você quiser pagar. O autor, Danny Baranowsky, é um profissional no ramo e foi o responsável pelas músicas do jogo Super Meat Boy.

Corra, Fan Film, Corra!

Atingir a marca de três milhões de visualizações não é tarefa para qualquer um. Mas o curta-metragem de Dan Trachtenberg merece. Ambientado no universo de Portal, Portal: No Escape narra a fuga desesperada de uma prisioneira anônima das garras da Aperture. Se ainda não assistiu, assista agora:

Ao contrário dos outros fãs, Trachtenberg tem uma carreira estabelecida como diretor. Ele já produziu comerciais para a Nike, Lexus e Coca-Cola, além de vários outros curtas e videocasts. Ele também já trabalhou no cinema em diversas funções e tem até um perfil no IMDB (embora eu tenha minhas dúvidas se ele sente orgulho de ter trabalhado em Phantasm IVi). Porém, com seu primeiro trabalho inspirado em um jogo, ele alcançou uma projeção que nunca teve antes. Danielle Rayne, a protagonista de No Escape, também já tem um currículo como atriz de TV.

As filmagens do curta-metragem terminaram um ano e meio atrás, antes de Portal 2 sequer ser anunciado, vale dizer. Entretanto, Trachtenberg gastou um tempo imenso na pós-produção e na adição dos efeitos especiais. O resultado compensou.

E agora, Valve? Vai contratar mais gente?

Veja também:

Ouvindo: Koji Kondo - Ganon's Castle Under Ground

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity