Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

28 de julho de 2011

Jogos de Cabeceira

Não é de hoje que jogos e literatura tem andado lado a lado. Com a evolução da narrativa dentros dos universos dos jogos eletrônicos e com o crescimento da própria indústria, nada mais natural que aquilo que nós jogamos em nossos monitores e televisores se espalhe por outras mídias, incluindo o papel impresso. Porém, poucas vezes eu vi uma quantidade tão grande de lançamentos simultâneos chegando às livrarias ou sendo anunciados. Além da já mencionada trilogia dos Forerunners para Halo e  do prelúdio de Deus Ex: Human Revolution, ainda teremos nos próximos meses um novo livro de Halo, um novo livro de Gears of War e títulos baseados em Dead Island, Bioshock e Battlefield 3. E tem material em português também...

Gears of War - Coalition's End Halo - Glasslands

A autora Karen Traviss esteve ocupadíssima recentemente. Em 2 de agosto, chega às livrarias americanas o livro "Gears of War: Coalition's End", o quarto(!) capítulo da saga da guerra humana contra os Locusts. O livro cobre a lacuna entre o livro anterior, "Anvil Gate", e o terceiro jogo da franquia. Em 25 outubro, ela lança "Glasslands", seu primeiro título dentro do universo de Halo e que abre mais uma linha narrativa dentro da franquia, seguindo os eventos pós-Halo 3. O livro também tem conexão com os personagens de "Ghosts of Onix", então, estou ansioso para entender o que aconteceu com eles depois de um hiato editorial de cinco anos. E a autora ainda tem fôlego para lançar um novo livro de Gears of War em Maio de 2012, contando eventos anteriores ao primeiro jogo, e outros títulos da "sua trilogia Halo" em um futuro próximo.

Dead Island

Enquanto isso, a Deep Silver está determinada a transformar Dead Island em um evento. O jogo irá ganhar uma novelização nas mãos do premiado autor Mark Morris. Segundo a produtora, o livro irá mostrar  "um aterrorizante vislumbre dos horrores arremessados contra os quatro indivíduos que sem saber embarcaram nas férias definitivas no Inferno". O autor ficou maravilhado como todos nós com o polêmico primeiro trailer do jogo e aceitou entrar de cabeça no projeto. Ele afirma também que foi atraído pelo enredo complexo e cheio de camadas do título da desenvolvedora Techland. O livro terá lançamento em setembro, simultâneo ao próprio jogo. Morris não é nenhum novato no gênero, tendo publicado diversos livros de terror, algumas adaptações da série de TV Dr. Who e editado um par de compilações de contos de horror. A dúvida é se ele consegue produzir algo louvável em um espaço de tempo tão curto.

Bioshock Rapture Por outro lado, tempo é o que não faltou para o autor John Shirley. Sua visão sobre a utopia mutilada de Rapture foi lançada somente agora, quase quatro anos depois do jogo. "Bioshock: Rapture" conta a história que existe antes da história, ou sobre como Andrew Ryan ergueu o sonho de Rapture e como seus projetos afundaram em uma espiral de equívocos, muitos antes do jogador visitar suas ruínas. John Shirley é um veterano da ficção-científica e do terror, já tendo publicado 30 livros, dez coleções e inúmeros roteiros para TV e cinema. Ao longo de sua carreira já coletou elogios de gente como Clive Barker, Peter Straub e Roger Zelazny. Shirley também não é avesso a sátiras políticas e sociais e títulos sob encomenda, então acredito que este livro possa ser uma interessante aquisição futura para minha lista de leitura.

O autor Andy McNab conheceu a guerra de perto como operativo do SAS inglês e veterano da Guerra do Golfo. Após se aposentar, ele percebeu que não conseguia tirar a guerra de dentro de si e começou a escrever, construindo uma sólida carreira como ficcionista militar. Suas histórias podem ser inventadas, mas ele sabe do que está falando. McNab também atua como consultor e já trabalhou para Al Pacino e Robert De Niro durante a produção do filme Fogo contra Fogo. Ele está usando sua experiência agora para ajudar no desenvolvimento do vindouro Battlefield 3. Mas sua consultoria pode estar indo além de conversas com o pessoal da DICE. O site da Amazon lista um livro baseado no jogo para ser lançado em 25 de outubro e o site da Barnes & Nobles está anunciando a versão ebook. Em nenhum dos casos, o autor é citado. Na falta de uma informação oficial dos envolvidos, os fãs da série e de McNab já estão ligando os pontos...

Em bom português

Com tanta oferta chegando no idioma inglês, como fica a situação do jogador brasileiro que não aprendeu o idioma? Pode parecer que as opções são escassas, mas já é possível encontrar nas livrarias nacionais as versões traduzidas dos livros que deram origem a The Witcher e Metro 2033.

Assassin's Creed - Renascença Completando a coleção, no começo de julho também foi lançado "Assassin's Creed: Renascença". O livro é uma adaptação direta dos eventos ocorridos no segundo jogo da franquia, trazendo a trajetória de Ezio Auditore em busca de vingança na Itália do século XV. Estranhamente, a história não traz qualquer referência aos eventos vividosno futuro por Desmond, descendente do assassino, e, consequentemente, nenhuma de suas conspirações.

Com 378 páginas e tradução de Ana Carolina Mesquita a partir do texto de Oliver Bowden, o título foi publicado pela Editora Record. Ao contrário das publicações anteriores, esta é uma aposta de uma editora de grande porte que pode estar vendo uma expansão no gênero. "Renascença" sai pelo selo Galera da editora, que investe em títulos juvenis e/ou ligados à cultura pop. Não me espantaria, portanto, se outros títulos inspirados em jogos chegassem por aqui pelas mãos da Record.

Você pode conferir o capítulo inicial de "Renascença" em PDF de graça.

Ouvindo: The Sisters of Mercy - Walk Away (alternative studio version)

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning