Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

30 de junho de 2011

Matemática Contra a Ignorância

esrb-rating

Um jornal de grande circulação nacional em sua versão online promove uma enquete com a capciosa pergunta: "Você concorda com a liberação de games violentos?", quando obviamente a questão não é essa. Enxergar o óbvio, porém, é tarefa que exige boa-vontade, algo que o jornalismo marrom não possui. Para tentar facilitar o entendimento da questão e o que significa a decisão da Suprema Corte Americana, temos alguns números. Para facilitar ainda mais, eu pus um negrito em alguns pontos:

Porcentagem de compras de jogos feitas por menores quando o menor e seus pais estão juntos: 83%

Numero total de jogos eletrônicos classificados pelo Entertainment Software Rating Board em 2010: 1.638. Número de jogos classificados como exclusivos para maiores de idade: 82.

Percentagem de jogos classificados como exclusivos para maiores de idade em 2005: 12%. Em 2010: 5%

Total de crimes violentos cometidos por adolescentes nos Estados Unidos em 1995: 115.592. Em 2008: 73.970. (estudo realizado pela Universidade do Texas relaciona os jogos violentos com a diminuição dos índices de criminalidade).

Estudo

Crianças entre 12 e 17 anos que alegam jogar jogos eletrônicos: 97%. Porcentagem de meninos pesquisados que listavam jogos inadequados à sua idade como favoritos: 50%. Porcentagem de meninas: 14%.

Vendas concluídas de jogos inadequados para menores para compradores abaixo da idade, de acordo com a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos no ano de 2000: 83%. Em 2008: 20%. In 2011: 13%.
Porcentagem de vendas concluídas de filmes proibidos na mesma pesquisa, em 2011: 38%, mesmo existindo uma lei específica que proíbe sua venda.

Porcentagem de pessoas envolvidas em tiroteios em escola que apreciavam jogos eletrônicos violentos, de acordo com um estudo realizado pelo Serviço Secreto americano e pelo Departamento de Educação: 12%. Que liam livros considerados violentos: 24%. Que assistiam filmes violentos: 27%.

Anold Schwarzenegger (Comando para Matar)

Porcentagem de jogadores acima dos 18 anos no mercado de jogos de console: 62%.

Idade média dos jogadores de acordo com a Entertainment Software Association: 34.

Texto original em inglês disponível em http://www.gamepro.com/article/features/220839/numbergasm-the-supreme-court-and-violent-video-games/. Agradecimentos ao Fábio Sooner (@regames) que deu a dica no Twitter.

Ouvindo: Hunter The Reckoning - Vivi

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity