Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

3 de junho de 2011

Cinema para Sexta-Feira à Noite!

Com as produtoras lançando trailer após trailer para aproveitar a febre da E3, eu vou tentar chamar a atenção para algumas produções que passam longe dos orçamentos altos, do centro de convenções de Los Angeles ou da máquina de hype construída ao seu redor. Trago para esta noite de sexta-feira quatro fan films realizados com uma câmera na mão e muita paixão no coração.

Procurando Emprego

O primeiro vídeo foi criado na verdade com mais do que paixão, mas também com uma certa dose de ambição. Jon Weigand estava interessado em conseguir o emprego dos seus sonhos, trabalhando como editor de vídeos na 343 Industries, a desenvolvedora da Microsoft que assumiu a franquia Halo depois da Bungie. Ao invés de simplesmente enviar um currículo de papel em duas vias ou uma fita com seu portfólio, ele montou um machinima ambientado no universo dos Spartans. O curta, batizado de "Halo: Dawn" mostra em dois minutos a guerra civil entre os Insurrecionistas e as forças da UNSC, um período bastante conhecido no braço literário da série, mas nunca explorado nos jogos. Esta época deu origem ao programa experimental dos Spartans e não a aparição da Covenant (pelo menos até a Microsoft decidir revisar a história).

Infelizmente, Weigand não conseguiu a vaga. Quem deve ter ficado lisonjeado com a homenagem é o pessoal da Lionhead Studios, uma vez que o candidato a editor usou o quase esquecido jogo The Movies para fazer o seu curta. Talvez, se Weigand tivesse utilizado o próprio Halo no seu trabalho, a resposta fosse diferente.

Left 5 Dead

Até onde eu sei, Left 4 Dead tem sempre quatro personagens, todos de diferentes origens e um deles é sempre uma mulher. Além de serem atacados por zumbis acelerados e violentos, existem os infectados especiais com capacidades estranhas. Nada disso impediu os irmãos Connor e Colin McGuire de filmar sua primeira homenagem ao jogo com cinco rapazes da mesma faixa etária e nenhum zumbi diferente do convencional. Com o nome simples e pomposo de "Left 4 Dead - The Movie", a primeira parte foi logo seguida por uma segunda, muito melhor produzida, com mais do que o dobro de duração e, outra vez, com uma penca de personagens, mas, desta vez, com direito a um Hunter. Uma terceira parte está a caminho para o próximo semestre.

Apesar da falta de fidelidade ao jogo, os trabalhos dos irmãos McGuire tem bons momentos de tensão (principalmente o segundo). Na atual progressão da qualidade, o terceiro curta pode ser épico.

Silêncio Macabro

Nathan A. Quattrini também queria um emprego, mas não para ele. Ele queria arranjar uma vaga para uma criatura no próximo filme de Silent Hill. Ele criou uma série de aberrações para um parque temático durante o Halloween de 2010 e está determinado a vê-las no cinema. Para isto, ele produziu o curta-metragem chamado "The Confined" e enviou para a produção do filme. A filmagem ficou por conta de Leo Kei Angelos, que conseguiu capturar o horror e a perturbação da franquia. Assista com as luzes acesas:

Não se sabe que decisão foi tomada pelo diretor Michael Bassett, mas Quattrini resolveu transformar seu trabalho em um curta de quinze minutos a ser lançado até o final deste ano.

Tem Bolo!

Nem todos os fan films precisam ser épicos, violentos ou assustadores. Alguns deles podem ser apenas uma homenagem intimista e humana a algum personagem muito querido. E foi exatamente isto que Eisen Feuer fez com seu vídeo "Outside Aperture". Ambientado após os eventos do primeiro Portal, o curta começou a ser produzido antes da Valve alterar o final do primeiro jogo. Aqui, nós vemos uma Chell vitoriosa que conseguiu derrotar GLaDOS para sempre e está morando fora dos laboratórios da Aperture. Seu cotidiano exibe nas pequenas coisas as marcas indeléveis de seus traumas e como a felicidade pode residir nas coisas mais simples.

Criado sem pretensões comerciais ou financiamento, este vídeo é a prova viva de que carinho e criatividade podem gerar as melhores obras.

Ouvindo: Spellforce Breath of Winter - Winter Deep

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning