Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

2 de maio de 2011

Saqueando o Cadáver: Portal 2

Eu avisei que a seção saqueando o cadáver só voltaria diante de um caso especial. Chegou a hora. Com uma trilha sonora arrebatadora e diálogos de rachar o bico, porque não salvar todo este material de Portal 2 para a posteridade? Para esta tarefa, iremos precisar de uma ferramenta especial: GCFScape. Já falamos sobre este programa dedicado aos produtos da Valve, em meu saque ao cadáver de Dark Messiah of Might and Magic (que roda em cima da engine Source). Ele é gratuito, de fácil instalação e ainda pode ser associado aos arquivos que ele é capaz de abrir.

A extensão usada para armazenar os documentos de multimídia de Portal 2 é a .VPK. Porém, apenas o \Steam\steamapps\common\portal 2\portal2\pak01_dir.vpk nos interessa. Navegue até ele com o GCFScape e o abra:

image Perceba que dentro de um único arquivo existem sete subpastas, contendo os nossos tesouros. Este é o segredo da compactação.

Dentro da primeira subpasta, \materials\, você irá encontrar inúmeras outras sub-subpastas repletas de arquivos .VTF. São as texturas e imagens estáticas presentes no jogo, incluindo cada um dos cartazes que eu mostrei em minha análise. Entretanto, visualizar estas imagens e salvá-las em um formato mais acessível é um trabalho infernal, uma vez que a Valve parece ter mexido no padrão do .VTF. Se você precisa desesperadamente realizar esse serviço, existe um tutorial aqui, mas aviso que você terá que mexer com código HEX.

A jóia da coroa do nosso saque está mesmo na última subpasta, \sound\. Como o nome já diz, será aí que encontraremos os diálogos (dentro da sub-subpasta \vo\), a trilha sonora (dentro da sub-subpasta \music\), os comentários dos desenvolvedores (dentro da sub-subpasta \commentary\) e os demais efeitos sonoros de Portal 2 (organizados nas outras sub-subpastas). Você só precisa clicar com o botão direito na pasta desejada, selecionar "Extract" e escolher a pasta de destino no seu computador. Atenção: por ser um jogo, digamos assim, verborrágico, os 8306 arquivos de som totalizam mais de 3GB! E a descompactação demora uns dez minutos e consome muito processamento. Atenção 2: os arquivos de voz da sub-subpasta \vo\ estão com extensão .WAV, mas são arquivos .MP3, o que pode confundir alguns players; troque a extensão e tudo se resolve (para trocar extensões de um lote de arquivos ao mesmo tempo, experimente o ChangeExt).

"Mas existem outros 78 arquivos .VPK em \Steam\steamapps\common\portal 2\portal2\! O que tem neles?", você pode estar perguntando. A resposta é nada. E tudo. É óbvio que o pak01_dir.vpk que nós abrimos, com apenas 3.55MB, não pode conter o mundo de documentos que vimos acima. Ele funciona como um índice para o conteúdo de todos os outros e é o único caminho de acesso ao material. Então, nem se preocupe em abrir os outros 78...

Portal 2 - Case Options

Outro tesouro pode ser encontrado fora do .VPK, dentro da estrutura normal de diretórios da instalação do jogo. Em \Steam\steamapps\common\portal 2\portal2\media\ estão armazenados 55 arquivos .BIK, que são os vídeos de Portal 2. Temos desde os trailers e featurettes do menu de Extras até as pequenas vinhetas que aparecem no hall do elevador, incluindo também as cenas animadas do fundo do menu. Para manipular estes documentos e convertê-los para outros formatos (incluindo protetores de tela), utilize o RAD Video Tools.

Ouvindo: Blues Etílicos - Hard Times

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity