Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

14 de maio de 2011

Modificando: Half-Life 2 (novamente...)

Em setembro de 2009, após concluir a saga de Half-Life 2, eu investi um tempo testando mods para o jogo. Existem centenas. Talvez milhares. Separar o joio do trigo não é tarefa simples. Os primeiros três mods que experimentei eram excelentes ou satisfatórios. Daí pra frente foi ladeira abaixo, com outros dez mods que fizeram com que eu criasse ojeriza com qualquer coisa relacionada com a engine Source. Se você deseja ler sobre meus dissabores, você pode encontrar um relato atormentado aqui, aqui e, finalmente, aqui. Mais de um ano depois, achei que era uma boa hora para retomar a iniciativa. Estou com sorte, por enquanto.

Precursor

Para quem está atrás de um mod que replica exatamente a sensação de jogar Half-Life 2, Precursor é a resposta. Contando a história de um soldado da resistência e sua fuga desesperada da City 17, ele peca por não inovar em absolutamente nada. Ainda que o enredo se passe antes do retorno de Gordon Freeman de sua aposentadoria cósmica, a trama não acrescenta nada à mitologia da série, ainda que tenha algumas inexplicáveis aparições de G-Man e o chefe final seja um inimigo bem conhecido do Episode 2.

Half-Life 2 - Precursor Mod 02

Falando assim, pode parecer que o trabalho do time de três profissionais responsáveis pelo mod não tem valor algum. Ledo engano. Apesar da ausência de personalidade, Precursor esbanja um item pouco comum no mar de mods que assolam o Source. Competência. Com níveis bem desenhados, sequências de ação diversificadas, puzzles e uma gratificante trilha sonora, Precursor transborda qualidade. E, se você prestar atenção no prólogo e no epílogo, verá que sua idéia central se encaixa como uma luva no universo criado pela Valve. Destaque também para o trabalho de vozes, com autêntico sotaque do leste europeu e para o panorâmico passeio de trem.

Veja o trailer abaixo:

Precursor - Download (132MB)

Old School

Alguém se lembra de Shadow Warrior? Um FPS das antigas, da 3D Realms, usando a mesma engine de Duke Nukem 3D? Com um velho ninja boca-suja fatiando seus inimigos com uma katana ou metralhando eles, enquanto procura chaves para destravar o nível ou áreas secretas? Old School traz tudo isso de volta usando o mundo de Half-Life 2. Imagine Lo Wang, o herói de Shadow Warrior combatendo o Combine no mesmo Japão estereotipado de seu jogo original e você terá uma pequena visão do que este mod é capaz.

Half-Life 2 - Old School Mod 01

Half-Life 2 - Old School Mod 02

Além da arquitetura do Japão feudal e dos pôsteres de anime, o mod traz as chaves coloridas de volta, a katana como opção de primeira arma, o mesmo ícone de Shadow Warrior como atalho de Área de Trabalho e até o mesmo símbolo para fechar o nível!

Half-Life 2 - Old School Mod 03 Homenagem é pouco! A jogabilidade é a mesma de antigamente, com borbotões de inimigos se materializando do nada quando você encontra uma chave, com "ninjas" invisíveis (!), com áreas escondidas repletas de munição e vida etc. O estilo tortuoso dos níveis do passado também faz um retorno, um grato alívio para a navegação linear que temos nos dias de hoje.

Só é lamentável que o mod careça de um polimento aqui e ali. Por exemplo, as chaves que você encontra são representadas por letras K (de "Key") no centro do canto inferior da interface, quando poderiam ser representadas por ícones de chaves. A arma que torna os "ninjas" invisíveis também transforma o personagem, mas o único que deixa de vê-lo é o próprio jogador, todos os oponentes continuam te enxergando... Para piorar a situação, o mod trava depois de oito níveis. De dezesseis supostamente disponíveis. Como a última versão de Old School data de Janeiro de 2009, eu tenho que me conformar. Apesar disto, foram oito níveis de puro saudosismo e diversão!

Half-Life 2 - Old School Mod 04 Half-Life 2 - Old School Mod 05 Old School - Download (458MB)

Tedium

Seguindo a mesma linha insana de Brendon Chung, vem Tedium. Criado por Eddie Cameron, este mod especial de Half-Life 2 não fala sobre soldados futuristas de outra dimensão, ninjas invisíveis, cadáveres animados por parasitas alienígenas ou qualquer outra coisa do gênero. Ele fala sobre o cotidiano, sobre a rotina, sobre o tédio. Você pode completá-lo em cinco minutos ou jamais concluir. Você pode achar chato. Ou deslumbrante. Na verdade, Tedium fala mais sobre quem joga do que sobre seu criador. Liberte as amarras que te prendem. E ouse.

Half-Life 2 - Tedium Mod 01 Tedium - Download (22MB)

Ouvindo: Donkey Kong in Concert By Protricity - Rare Reminiscence

2 comentários:

Fagner P. disse...

Agradeço pelas dicas. Gosto desses tipos de postagens, por que gosto muito de mods, e as vezes preciso de uma "fonte confiável" de informação sobre tal. E ainda não tinha jogado esses, vou experimentar!

douglas disse...

Valeu pelas dicas! Sucesso!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning