Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

27 de abril de 2011

Pô, PC!

Eu juro que estou finalmente jogando Portal 2. Comecei ontem de noite, parei para dormir e tentei voltar hoje de tarde. Quando eu digo "tentei" eu quero dizer que aconteceu isso, após quinze minutos:

"Peraí! Portal 2 acabou de fechar sozinho e me cuspir pro desktop?! Pô, Valve!" (via twitter)

Quase imediatamente, o Grande Troll Fábio Sooner respondeu na lata:

"Pô, PC! #pcgamingisaworkaround RT @desgastada: Peraí! Portal 2 acabou de fechar sozinho e me cuspir pro desktop?! Pô, Valve! (via twitter)

Esse é um dos problemas da plataforma PC, eu admito. Nas vezes seguintes em que tentei rodar o jogo, nem me devolver para o desktop ele conseguia: simplesmente travava de tal forma que eu não conseguia nem chamar o Gerenciador de Tarefas. Reiniciar a máquina no botão da CPU para mim é um crime mortal, mas não teve alternativa. Abri o Portal 2 de novo, olhei para as configurações de áudio, de vídeo e nada. Para piorar a minha situação, hoje eu atualizei os drivers do vídeo e de áudio da máquina. Meu problema podia ser qualquer coisa.

Portal 2

Felizmente, eu sofro do mesmo "defeito" da protagonista do jogo: tenacidade. Mudei as configurações para Portal 2 rodar em modo de janela. Na pior das hipóteses, se ele travasse outra vez, não levaria meu computador junto pro limbo. Não deu outra, o problema apareceu novamente. Mas desta vez eu tinha uma mensagem de erro: "The Instruction at 0x0000000 referenced memory at 0x00000000 The memory could not be "written"". Eu não entendo nada destes ponteiros de linguagem de hardware, mas agora eu tinha uma pista para colocar no Google.

No fórum do Steam, não tinha nada parecido com este problema. Mas, pesquisando muito eu descobri que outros títulos da Valve ocasionalmente davam este erro no passado, Half-Life 2, Team Fortress 2 e Left 4 Dead, sempre tinha alguém em algum momento reclamando de memória que não podia ser lida ou escrita. A Source tem seus bugs. Achei minha resposta em uma entrada para Team Fortress 2, de três anos atrás!

A Solução

Aparentemente, um dos arquivos do cache do jogo tinha sido corrompido. Jamais saberei o motivo. Ação de GLaDOS? Não sei. Mas descobri como consertar, sem precisar reinstalar tudo.

  1. Na sua lista de jogos dentro da aplicação do Steam, clique com o botão direito no jogo que deseja corrigir.
  2. Selecione a opção "Properties".
  3. Na tela de "Properties" vá até a aba "Local Files".
  4. Clique na opção "Verify Integrity of Game Cache".
  5. O programa vai verificar se está tudo certo com os seus arquivos locais. Em caso de erro, ele vai baixar novamente apenas aquele componente que não está funcionando.

Properties

Em dez minutos, o Steam baixou um outro arquivo para corrigir o Portal 2 e eu já estava jogando novamente. Sem travamentos.

PC é assim mesmo. Você pode sentar e chorar quando imprevistos acontecem ou colocar a mão na graxa e aprender um pouco mais sobre suas engrenagens. Pode até ser divertido, no fim do dia...

Ouvindo: Concrete Blonde - True, Part III

9 comentários:

Hawk disse...

PC é bom por isso. Para - quase - tudo dá-se um jeito.

Já caso fosse um 3 Red Lights of Death ou uma PSN que não funfa a uma semana, já era.

Fabio Sooner disse...

De certa forma, mesmo sendo O Grande Troll, eu tenho um certo receio de reclamar de PC gaming. Primeiro, foi o PC que manteve meu gosto por jogos quando não tinha tempo/grana para jogar em consoles. Segundo, porque bem ou mal, é no PC que toda a magia dos jogos é feita, e é nele que se experimenta primeiro em todos os níveis - seja tecnologia, seja conteúdo.

Isso dito, não importa o quanto o mercado de PC seja importante, duas coisas são difíceis de ignorar:

1. O PC tem os gamers fanboys mais chatos do mundo. Mais até do que os da Nintendo. O motivo é simples - em nenhuma outra plataforma você precisa investir tanto conhecimento técnico para sequer conseguir jogar. Isso gera uma espécie de orgulho de gueto que é insuportável em qualquer área, e mais ainda em uma que deveria ser só sobre diversão.

2. Nenhuma outra plataforma tem mais potencial para te deixar na mão, sem jogar o game que você comprou. E os fanboys do #1 podem usar isso como troféu o quanto quiserem, mas NÃO É BOM PRA PLATAFORMA ISSO.

Se o PC não fosse assim desde sempre por sua falta de uniformidade/padronização, simplesmente não existiriam consoles hoje, ou eles ocupariam uma fatia muito menor de mercado.

Estou sem jogar o Mafia até hoje por conta de uma dessas. O Steam foi super rápido no suporte e me ofereceu, literamente, DEZENAS de possibilidades de acerto - do sistema operacional, dos drivers, do .NET framework e o diabo. Nenhuma funcionou, e estou desconfiando que o problema é mesmo a versão do Vista que tenho (é OEM). Agora imagina se vou ter todo o trabalho de atualizar pro 7 só por causa do Mafia. Sob essa ótica, as atualizações de sistema da PSN que demoram 2 horas pra baixar se tornam o mal (muito) menor... :P

Fabio Sooner disse...

"Já caso fosse um 3 Red Lights of Death ou uma PSN que não funfa a uma semana, já era."

Ahn, 3 red lights é falha de hardware, que também acontece nos PCs. Não é a mesma coisa que instalar um jogo e ele simplesmente dar pau e não funcionar mais.

Aliás, a PSN fora do ar tb não vale como comparação - primeiro, porque só afeta um componente dos jogos; segundo, porque você pode ficar sem internet no PC por qualquer motivo e o efeito seria o mesmo.

Bottom line, o fato é que as configurações do PC são tão diversas que a incidência de comprar um jogo e ele simplesmente não funcionar é muito maior do que em qualquer outra plataforma (nos consoles, na verdade, tende a zero). Isso sem contar que você tem que checar os requisitos mínimos por sua conta, uma preocupação que o modelo console tira do usuário e deixa nas mãos do fabricante e dos desenvolvedores: ao comprar um jogo com "xbox" na capa, você SABE que ele vai rodar no seu console (questões de região à parte). O mesmo não é garantido no PC, mesmo que cumpra os requisitos.

As qualidades do PC não são a suposta flexibilidade - pelo contrário, é ela que causa os problemas de desenvolvimento e usabilidade. As qualidades dele como plataforma são o fato de ser escalonável, ter uma maior base instalada, e melhores condições de oferecer uma experiência online integrada, tanto em termos de jogo quanto de venda de material digital.

C. Aquino disse...

Eu sou suspeito pra falar, porque nunca tive um console. Sério. O mais próximo disso foi um Dynavision nos anos 80. Questão de grana mesmo. Se é pra ter um PC pra trabalhar, deixa eu usar pra jogar também!

Mas não entendo essas brigas entre os fãs desta ou daquela plataforma. Aliás, não entendo briga entre torcidas, religiões e outros absurdos tampouco. Nada é perfeito neste mundo e brigar só vai encher o bolso de gente que nem sabe que nós existimos.

Marcos A. S. Almeida disse...

Aquino a resposta é simples: Trolls. E no pior sentido dessa denominação ( se é que existe bom sentido para essa denominação...)Eles estão por toda á parte e quando menos se espera eles aparecem provocando discussões acaloradas (pra não dizer algo pior)á respeito de time,religião, games , consoles , etc.Trolls, meu caro Watson, Trolls.

Marcos A. S. Almeida disse...

E quanto ao post a minha opinião é de que não existe melhor nem pior , existem diferenças e dentre estas diferenças as que mais me atraem no momento são as do PC.Mas que dá vontade de jogar Winning Eleven em um PS3 , sentado num sofá com um telão de 40" á minha frente e com vários amigos, isso dá...

C. Aquino disse...

Assino embaixo, Marcos. Mas trocaria o Winning Eleven por Halo:Reach...

Bruno disse...

E já que o assunto é Portal, dêem uma olhada aqui (só conseguirá entender se tiver jogado):
http://abstrusegoose.com/359

Mais verdadeiro impossível!

Marcus Gonzallez disse...

O link do Bruno é a maior verdade mesmo. Pr mim também é assim agora. rssssss... E Marcos, o que te impede de ligar o pc em uma tv de 40" e jogar com os amigos na sala? Tudo que vc vai precisar são de dois controles xbox360 for windows. Eu faço isso em casa.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity