Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

25 de março de 2011

Quando Chega a Escuridão

Nada do que eu diga pode prepará-lo para Amnesia: The Dark Descent. Nada. Eu posso apenas tornar sua jornada mais suportável.

2011-03-25_00001

Antes de tudo, deixe de lado o que você sabe (ou acha que sabe) sobre Survival Horror. Aqui, você não tem uma Plasma Cutter, não tem um lança-foguetes, não tem qualquer tipo de arma, nem mesmo uma barra de ferro para se sentir mais seguro. Se o inimigo aparecer, sua única opção é correr. Você não é um engenheiro espacial, um físico nuclear ou um ex-membro de alguma força especial. Na verdade, Daniel, o protagonista, nem mesmo é corajoso. Se o inimigo pegar você, você morre.

Sobre os monstros, estes são menos abundantes que outros títulos do gênero. E isso não é bom. Se, em Resident Evil ou Dead Space, você sabe que a todo momento uma criatura irá aparecer, aqui, você raramente sabe quando um deles vai surgir. Para não ser pego, você precisa fugir e se esconder. Se você tentar fugir correndo por muito tempo, invariavelmente será alcançado. A chave é ter o esconderijo perfeito e aguardar a aberração ir embora.

Quando entrar em uma sala, feche a porta atrás de você. Isso impedirá que você seja visto por algum monstro vagando pelos corredores. E também lhe dará tempo para pensar, fugir e se esconder se um monstro surgir do lado de fora. Enquanto ele destrói a porta para te alcançar, você irá se esconder nas sombras, em algum armário ou em outro cômodo.

Quando sair de uma sala, faça o contrário: deixe a porta aberta. Você pode precisar fazer uma fuga desesperada atrás de um refúgio e nada melhor do que um aposento que você já conhece e que já está com a porta aberta. Ao voltar, feche a porta, se puder. Seguindo a mesma lógica, sempre deixe uma porta de armário aberta.

Logo, ao explorar o Castelo, mantenham em mente a rota para o esconderijo mais próximo.

2011-03-18_00001

Daniel perde Sanidade ao encontrar criaturas, testemunhar acontecimentos bizarros ou, principalmente, permanecer na escuridão por muito tempo. Isso se manifesta através de uma distorção do campo de visão, de alucinações e dificuldade para se locomover. No último estágio, Daniel perde os sentidos onde estiver ou emite sons que podem alertar as criaturas. A melhor forma de recuperar Sanidade e mantê-la alta é permanecer em áreas iluminadas. Entretanto, a melhor forma de se esconder é ficar no escuro, o que gera um dilema. Se você permanecer no escuro por muito tempo, Daniel surta e chama a atenção dos horrores de Amnesia.

Nunca olhe para o monstro. Funciona como um imã para a Sombra e drena Sanidade (incluindo a sua).

Cuidado como usa seus "isqueiros". Se você acender todas as tochas que encontrar, sua Sanidade vai se manter alta. Mas seus "isqueiros" vão se acabar e vão fazer falta em áreas muito, muito escuras do jogo. Além do mais, você não vai querer fugir de uma criatura por um corredor todo iluminado, buscando inutilmente um canto escuro para se esconder. E atenção: o óleo da lanterna acaba muito rápido. Use a lanterna com parcimônia. Explore todas as áreas, para encontrar "isqueiros" extras e óleo para a lanterna.

Mantenha a calma. Acenda uma luz na sua casa. Jogue de dia. Ligue a TV.

Não tenha vergonha de parar e voltar novamente depois de uma água gelada ou uns biscoitos. A Sombra vai estar te esperando.

Ouvindo: Jesus And Mary Chain - Kill Surf City

4 comentários:

Bruno disse...

"A Sombra vai estar te esperando."

Acredito que isso não fará ninguém se sentir melhor, caso esta tenha sido a intenção. (Pode ser justamente o contrário, mas enfim...)

Olha, não gosto desta expressão mas se tivesse que resumir Amnesia em uma palavra, esta seria "tenso". E mesmo assim não estaria sendo fiel ao que o jogo passa.

E realmente, não tenham vergonha de manter um rolo de papel higiênico ao seu lado, junto com cueca e um par de calças limpos.
Várias vezes, coisa que nunca precisei antes nem com o Dead Space, precisei dar uma pausa pro cigarro enquanto jogava Amnesia e todas as vezes que fiz esta pausa, minhas mãos estavam tremendo.

Leonardo Costa disse...

jogo tenso demais
da uma olhadinha no meu blog
http://dosersgames.blogspot.com/

renan disse...

Me sinto mais seguro com uma 12 na minha mão!!!!

Ei Aquino já jogou Thief???

renan disse...

Minha palavra de verificação foi:

PRESS, será isso um sinal???

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity