Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

17 de fevereiro de 2011

Violência: Canadá vs Coréia do Sul

Blood No Canadá, um estudo promovido por uma universidade concluiu que jogos violentos não exercem influência emocional nos jogadores:

"O estudo - conduzido pelo doutor em Psicologia Holly Bowen, em coautoria com a professora Julia Spaniol – selecionou 122 alunos de ambos os sexos, 45 deles com experiência em jogos ditos violentos e 77 sem exposição a esses jogos. Enquanto os homens listaram Call of Duty e Tekken como seus jogos favoritos, as mulheres penderam para o lado de jogos como Rock Band e Mario Kart. Grand Theft Auto e Final Fantasy ficaram como preferências conjuntas de ambos os sexos.

A metodologia da pesquisa envolveu mostrar para os alunos 150 imagens que representam estímulos positivos, negativos e neutros. Uma hora mais tarde, as mesmas imagens foram mostradas a eles, juntamente com outras 150 imagens que serviram como distração. Os estudantes foram então orientados a se lembrarem de quais imagens já haviam visto, e logo depois responderem um questionário onde avaliaram a situação emocional em que se encontravam.

Como a memória para se lembrar das imagens negativas foi igual entre os jogadores e não-jogadores , os pesquisadores concluíram que o cérebro e o emocional não sofre qualquer tipo de efeito devido a jogos classificados como violentos. A lógica pregada pelos que defendem a proibição de certos jogos por incentivar a violência diz exatamente o inverso: os que jogam games violentos se tornariam cada vez mais insensíveis à violência e se acostumariam à negatividade. 'Os resultados indicam que, a longo prazo, a memória emocional não é afetada pela exposição crônica a videogames violentos', disse Bowen."

Headshot Enquanto isso, na Coréia do Sul, a MBC, uma das maiores redes de TV do país, produziu uma reportagem que prova em definitivo que jogos violentos induzem a violência. Contrariando qualquer evidência em contrário e os limites do bom senso, a matéria utilizou uma metodologia jamais vista para comprovar sua teoria. A equipe de filmagem realizou o experimento de filmar em segredo os usuários de uma lan house e desligar totalmente todos os computadores ao mesmo tempo. Os clientes, em sua maioria terríveis praticantes de jogos violentos, foram tomados por uma súbita explosão de raiva, pronunciando palavras de baixo calão e tornando-se agitados. Nas palavras do repórter, "eles se tornaram os próprios personagens violentos que estavam jogando".

Felizmente, nem todo mundo na Coréia do Sul é tão desprovido de noção como as pessoas que autorizaram esta reportagem e muitos telespectadores reclamaram da emissora, argumentando que qualquer cidadão ficaria irritado em ter seu computador desligado sem aviso. Há rumores de processo no ar...

Ouvindo: Lil Jon & the Eastside Boyz - Get Low

4 comentários:

Bruno disse...

Já vi isso acontecer muitas vezes em vários campos, mas nunca deixo de me surpreender com a capacidade do ser humano de tirar experimentos e conclusões do sovaco (algumas vezes tiram da bunda mesmo, como nesse caso na Coréia do Sul) e espalhar como verdade. Pior ainda: pessoas ignorantes acreditam nessas histórias sem fundamento!

Espero mesmo que a emissora seja processada e pague uma boa multa.

Rodrigo Silva disse...

Na boa, essa pesquisa dos coreanos não poderia ter sido mais infeliz. Primeiro, porque os jovens coreanos são notoriamente os mais viciados do mundo em jogos online (basta lembrar daquele cara que morreu dopis de jogar por tres dias seguidos). E segundo, porque até minha tia ficaria fula da vida se eu desligasse o pc dela enquanto ela lia um e-mail. Quanto aos canadenses, nada que quem joga de verdade (por prazer, não por doença) não saiba.

Marcel C. Da Silva disse...

Concordo com o que o rodrigo disse, tem que diferir quem joga por prazer e quem joga por doença...
A Coréia do sul é o país com mais MMORPG's ativos, que é algo que vicia, e geralmente usuários desse estilo tendem a ser meio doentes mesmo (por experiência própria, quando eu jogava Cabal e tinha algumna manutenção, as pessoas no fórum da Gamemaxx nem dormiam pq não tinham logado).Por quem não conhece, generalizam mesmo, é como dizer que policia é totalmente corrupta ou que Ghoul é desmiolado e selvagem.

Bruno disse...

Olha só... Parece que essa é a semana da nostalgia gamer mesmo. Não imaginei encontrar alguém que jogou Cabal aqui. Só falta me dizer que também jogou Homeworld e também o considera o melhor RTS já feito.

Agora, discordo de vcs num ponto: nem todo mundo que joga de forma doentia torna-se violento a ponto de ferir ou matar outras pessoas. Com exceção de um caso onde os pais deixaram o filho morrer de inanição por não conseguir largar o jogo, que também ocorreu na Coréia do Sul se não me engano e é o único que conheço do tipo, gamers compulsivos destroem apenas a si mesmos.

É verdade que quem joga demais tem problemas, mas não significa que estes problemas façam desta uma pessoa violenta. A quantidade de horas que uma pessoa gasta por semana jogando não é indicador de predisposição ao assassinato e à violência.
Um dos vários erros de metodologia cometidos pela emissora foi assumir que uma reação de raiva pelo desligamento dos pcs é indício de violência, sem nenhuma evidência p/ suportar isso. Pessoas que tem um livro interessante arrancado de suas mãos por um estranho enquanto o lêem não teriam a mesma reação? Caso desligassem o projetor num cinema bem na hora do clímax do filme, as pessoas também não reagiriam da mesma forma?

O "experimento" é tão ridículo e sem sentido que não sei se choro ou dou risada.

Mas enfim, Marcel, de que server vc era no Cabal? Se era do Mercúrio, de que guilda? Que classes vc usava mais?
Eu era da SURVIVORS. Uma ótima guilda enquanto estava viva. A única classe que eu realmente não gostava era de GU, mas tinha um carinho especial por meu MA e meu DU.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity