Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

14 de janeiro de 2011

Videoclipes de Jogos

Para o lançamento do jogo Dead Space 2, a Electronic Arts não economizou esforços para lançar o trailer definitivo. Ainda que o título já tivesse um ou dois trailers já exibidos nos últimos meses, além de entrevistas, vídeos de jogabilidade, making ofs e outras firulas, o trailer oficial que marcasse a chegada da continuação do aclamado Dead Space nas lojas precisava ser especial. Entram em cena os Smashing Pumpkins. Com uma edição mais nervosa do que os trailers anteriores e a clássica "Bullet With Butterfly Wings", o trailer ganha ares de videoclipe:

O Chamado do Sucesso

Mas esta não é a primeira vez que uma produtora licencia uma música famosa para promover seus jogos. Por exemplo, a grande rival da EA, a Activision tem um bom histórico envolvendo hip hop, rock n' roll e a franquia Call of Duty.

Para o lançamento do sucesso de vendas Call of Duty: Modern Warfare 2, foi utilizada a canção "Till I Collapse", do rapper Eminem, em um dos trailers:

Já Call of Duty: Black Ops efetuou um verdadeiro intercâmbio com o mundo da música. Além da participação do Metallica no show de lançamento do jogo,  Eminem foi convocado mais uma vez para emprestar uma de suas músicas para um dos trailers. A faixa escolhida foi "Won't Back Down" e o vídeo abaixo estreou com toda a pompa durante a feira de jogos E3 2010:

Como se isso não fosse suficiente, até os Rolling Stones lucraram com a parceria com a Activision. Um comercial de Call of Duty: Black Ops, feito especialmente para a televisão, trazia na trilha o hino "Gimme Shelter". A canção, que costumava vender duas mil cópias por dia em lojas virtuais, saltou para onze mil cópias por dia durante a semana de lançamento do jogo. Confira abaixo o comercial, que também tem a participação do astro do basquete Kobe Bryant:

Metal e RPG

(esta parte é uma reciclagem do post homônimo de 9 de Agosto de 2009)

Jogos de RPG de fantasia também costumam ser beneficiados por estas parcerias entre músicos e produtoras. Masmorras, dragões, guerreiros, magos, velas acesas e correntes não combinam com a música urbana de Eminem ou com sessentões ingleses. O rock, o pop e o hip hop cedem lugar ao metal e ao gótico.

Risen, da desenvolvedora alemã Piranha Bytes, trazia em um de seus trailers uma narrativa épica e a música "Poet and the Pendulum", da banda finlandesa Nightwish:

Essa não foi a primeira vez que a equipe da Piranha Bytes flertava com o metal europeu. No começo do segundo capítulo de Gothic, a banda alemã In Extremo fazia uma apresentação virtual no Old Camp Castle. Considerando que o som do grupo mistura elementos de rock com sonoridades medievais, o resultado encaixou como uma luva no universo selvagem de Gothic.

Misturar metal e RPG não é, tampouco, exclusividade da Piranha Bytes. Um dos trailers de Dragon Age: Origins apresentou dois componentes pouco comuns no gênero: muito sangue e Marilyn Manson, com a música "This is the New Shit". O vídeo chegou a ser criticado por alguns fãs, mas a Bioware garantiu que o tom violento exibido não seria o foco principal do jogo e que a empresa, como é de costume, continuaria privilegiando uma boa história e a construção de personagens. Para selar a trégua, o jogo foi um sucesso de vendas. Confira abaixo o motivo da polêmica:

Um Lugar ao Sol

A junção entre a música e os trailers de jogos não passa necessariamente por nomes de sucesso. Em alguns casos, artistas emergentes podem se beneficiar deste encontro e alcançar uma popularidade que seria inimaginável de outra forma. É o caso, por exemplo, da música sueca Lisa Miskovsky, responsável pela trilha do jogo Mirror's Edge. O impressionante trailer de divulgação do jogo incendiou os jogadores não apenas pela visão inusitada, mas também pela qualidade daquela música desconhecida tocando ao fundo. A canção-tema "Still Alive" ganhou um disco especial de remixes, com participação de DJs consagrados, como Benny Benassi, Junkie XL, Paul van Dyk e outros. Confira abaixo o trailer com a música:

Por outro lado, às vezes o destino se recusa a colaborar. A obscura banda alternativa de metal industrial Grim Faeries foi contratada em 1999 para participar da trilha sonora da continuação do mais popular MMORPG da época, Ultima Online. Inicialmente, o grupo produziria somente as músicas ambientais da região de Logosia, lar da raça dos Juka, adeptos da industrialização e da tecnologia. Entretanto, a música "Faerie Raide" acabou sendo utilizada no trailer oficial do jogo. O que poderia ser considerado como uma chave para a porta do sucesso, não resultou em nada quando o próprio jogo foi cancelado sem maiores explicações. De Grim Faeries ou UO2, pouco restou além do trailer abaixo:

 

Ouvindo: Poésie Noire - Marian

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning