Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

16 de janeiro de 2011

Ainda Sobre Armaduras de Combate...

Quando eu escrevi sobre os quatro "problemas" gráficos que me irritam, houve quem replicasse quase todas as minhas reclamações. Nada mais natural, já que minha raiva era algo bem pessoal, de gosto mesmo. Entretanto, não houve viva alma que levantasse a mão para argumentar em favor das "armaduras tunadas". Para minha infelicidade, eu não consigo parar de ver exemplos por toda parte deste estranho fetiche macho-futurista que assola a indústria dos jogos eletrônicos. Por acaso, procurando alguns papéis de parede, eu esbarrei nas duas imagens abaixo:

Halo 3 - ODST Gears of War 3Não são os modelos mais berrantes que existem no mercado (fora os olhos cintilantes do soldado de Gears of War 3...). Mas as semelhanças, inclusive na pose, me fazem pensar que o futuro será um lugar com pouca criatividade. E não adianta tentar descobrir quem plagiou quem. Este tipo de visual já está profundamente incrustado no imaginário dos jogadores e, principalmente, dos criadores de jogos desde que o primeiro Space Marine foi desenhado para Warhammer 40K, trinta anos atrás. E, mesmo assim, não tenho certeza da originalidade.

O Elite da Armadura de Ouro

O site Dorkly, especializado em humor, mas nem sempre engraçado, publicou um artigo em 3 de novembro do ano passado, onde Owen Parsons joga uma luz sobre um aspecto, digamos, exuberante do universo Halo. Tomei a liberdade de traduzir abaixo:

Elite: Hierarca! Eu retornei de batalha. Eu derrubei muitos humanos e trouxe honra e glória para a Covenant!

Hierarca: Excelente trabalho, minha criança. De agora em diante, eu o promovo ao posto de General.

Elite: Siiiim!

Hierarca: E, de acordo com um guerreiro de sua estatura, você receberá esta gloriosa armadura dourada para vestir em batalha.

Elite: Hein?

Hierarca: E este elmo dourado gigante. E esta espada de energia acesa.

Elite: Na verdade...

Hierarca: Próximo!

Elite: Espere um pouco. Não tem um padrão de camuflagem, ou...

Hierarca: PRÓXIMO!

Elite: Espere, você não acha isto um pouco vistoso para um uniforme de um soldado? Isto não se mistura com o campo de batalha. Aliás, agora que me veio à mente, nada que nós usamos  vai por aí.

Hierarca: VOCÊ OUSA QUESTIONAR SEU PROFETA?

Elite: Não! Nunca! É que... eu não quero ficar no meio do mato em uma armadura dourada brilhante como se fosse um grande e reluzente imã de balas.

Hierarca: Um verdadeiro guerreiro não possui medo! Além disso, você irá se mesclar com nossas torres de cores brilhantes e instalações e veículos...

Elite: ... e armas, e casamatas e antenas de comunicação e tudo mais, pelos Forerunners! Até as nossas balas parecem bastões brilhantes voadores!

Hierarca: Ah, mas nós temos tecnologia que torna nossos soldados completamente invisíveis!

Elite: É, e vocês fornecem isso para, tipo, dois caras. Enquanto isso, o resto de nós está rodando por aí em aranhas púrpuras gigantes que vomitam lasers verdes. Não é muito sutil.

Hierarca: Mas funciona!

Elite: É, talvez, se seu ponto fraco não brilhasse como uma lâmpada de neon. Veja bem, eu só estou dizendo que talvez nós fôssemos um exército melhor se nós empregássemos um pouco de furtividade de vez em quando. Talvez reduzir só um pouquinho o tema púrpura.

Hierarca: Ah, mas imagine o horror que os humanos devem sentir, encarando onda após onda de tanques de violeta luminoso, naves de guerra fúcsia iridescente! As próprias cores da morte e do terror!

Elite: Eu acho que deve ser uma questão cultural, na verdade.

Hierarca: Os humanos não se borram de medo de nossos tanques púrpuras?

Elite: Geralmente, eles apenas abrem fogo. Ou riem, e então abrem fogo. Eu poderia mostrar ao senhor se desejar, eles estão logo ali atrás daquela colina.

Hierarca: Eles estão tão próximos assim? Impossível! Por que nós não vimos sua aproximação?

Elite: Olha, é aquela história de camuflagem que eu estava falando antes. Os caras deles estão todos vestidos em cinza e verde. O que acontece? Muito difícil de visualizar.

Hierarca:  Hmm... suas palavras me intrigam, general. Talvez eu precise de seus serviços em um posto ainda mais alto. Você se tornará parte de minha guarda pessoal.

Elite: Sério? Caramba! Isso é sensa... espere. Como é o uniforme?

Covenant

Ouvindo: ACDC - Thunderstruck (Live)

6 comentários:

Marcel C. Da Silva disse...

Hahahahahhahaha fazia tempo que eu não ria com um texto XD
Genial esse texto rs, genial!

Carlos disse...

Lembrei tambem da arvore de natal na cabeça do personagem de splinter cell :P

Marcel C. Da Silva disse...

Carlos, tipo, uma amiga minha falou algo interessante sobre o outdoor na cabeça do Sam Fisher, como o jogo é MUITO escuro, e às vezes não tem como usar nightvision ou termal vision, ficaria difícil de ver o Sam sem alguma referência, então ela supôs que as luzes dos óculos e daquele dispositivo nas costas poderiam ser apenas uma referência pro jogador saber aonde está, é uma teoria interessante, pq já as usei muito como referência rs.

C. Aquino disse...

Boa explicação! Também serve para explicar por que todo mundo em Dead Space tem um indicador de vida nas costas, onde é impossível o próprio usuário visualizar.

Marcos A. S. Almeida disse...

Eheheheh!Ótimo texto ( e melhor ainda traduzido).Mas contra-senso é o que mais existe no mundo dos games.Aliás, é exatamente por isso que gostamos tanto desse mundo.Então não ouso criticá-lo.O próprio mundo de Halo (ao menos o primeiro) é colorido ao extremo.E isso me faz lembrar outro entretenimento também criticado pelos exageros e contra-senso: o cinema. No meu modo de ver , nestes dois mundos tudo é permitido.

Gabriel disse...

Bem infelizmente sou daqueles que ama armaduras bonitas cheia de coisas...
Mesmo o texto sendo engraçado pra caramba...as armaduras coloridas são culpa dos Forerruners...já que os Convenant não pode editar nada que seja deles...alias os Elites são tribos...algo parecido com samurais...as armaduras geralmente são coloridas mesmo...e ornamentadas
Mas na Bungie...as coisas coloridas já são bem comuns...

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity