Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

18 de outubro de 2010

Estranho e Sem Nome

TNM Manual Centenas de emails, revistas, jornais, livros e anotações contendo texto customizado. Duzentas mil palavras de diálogos e monólogos. Treze mil frases dubladas, totalizando catorze horas de áudio inédito. Tudo isso está contido em The Nameless Mod, o mais ambicioso e bem-sucedido mod criado para Deus Ex. É informação em uma quantidade próxima do infinito e, infelizmente, acima do meu limite do suportável. Para você entrar neste estranho mundo do mod sem nome, você irá precisar de muita paciência para ler e muito interesse.

TNM, como é chamado por todo mundo, nasceu a partir do esforço coletivo de uma comunidade de aficionados pela jogo de Warren Spector e frequentadores do fórum do site Planet Deus Ex. Esta paixão está evidente na temática do mod: ele simula uma realidade virtual, uma representação mezzo Matrix mezzo Tron do próprio fórum. Cada personagem é uma avatar de um frequentador do fórum, cada facção no jogo é uma extensão de uma facção "real" existente no fórum, bots denominados de firewall patrulham as ruas da cidade mantendo a ordem. Moderadores dotados de grandes poderes (ou "implantes cibernéticos") são responsáveis por controlar a sociedade retratada no fórum-cidade de Forum City. TNM se torna, assim, um meta-jogo, um jogo de um jogo, onde todos são fãs, todos conhecem Deus Ex a fundo.

Em TNM, você encarna o papel de Trestkon, um operador do fórum que rejeitou uma indicação para se tornar um Moderador e se afastou da cidade. Dois anos depois, ele é chamado de volta para resolver o estranho caso do desaparecimento de um importante e poderoso Moderador. PDX, a cidade-fictícia que represent o fórum, está a beira de um colapso, com facções rivais disputando o poder e cabe a você desvendar esta conspiração.

Nascido a partir de uma série de piadas internas e contendo inúmeras referências a pessoas reais, TNM cresceu e se tornou um primor de tecnologia. Pode parecer que tanta devoção junta tornou seus desenvolvedores cegos e auto-indulgentes, mas isso está muito longe da verdade. Do ponto de vista técnico, TNM não pode ser considerado um trabalho amador, rivalizando fácil com jogos comerciais. Além da absurda quantidade de material escrito e falado, o mod também apresenta 59 níveis inéditos, uma nova área de tutorial, novas funcionalidades, 20 armas originais, customização do personagem principal, cinco finais diferentes e seus respectivos vídeos, quase cem novas músicas e outras surpresas. TNM é um prodígio e uma justa homenagem ao jogo que o inspirou. E tudo isto de graça para download.

Inforragia

TNM---Firewall Em Forum City é possível visitar uma livraria de fanfics. Cada livro exposto nas bancadas contém peças inteiras de literatura criada por fãs, envolvendo o universo de Deus Ex. Um dos livreiros é um especialista em meandros obscuros do jogo e interpretações de elementos da história. Você sabia que originalmente J.C. Denton visitaria uma estação espacial na Lua para enfrentar uma inteligência artificial ansiosa por controlar a Terra? O livreiro sabe e esta é apenas uma das diversas curiosidades que ele pode te explicar. O outro livreiro é uma réplica exata de Walton Simmons chamada de... walto simmons, com minúsculas. E, adivinha o que ele pode te contar? Mais minúcias perdidas de Deus Ex e análises. Este é o grau de profundidade que você pode alcançar em The Nameless Mod.

Em mais de duas horas perambulando pelas ruas de Forum City, eu conversei, eu li livros, eu folheei jornais, eu consultei emails, eu conheci personalidades exóticas, eu afundei em um mar de informações insustentável. Mas não progredi mais do que alguns milímetros no enredo ou exercitei qualquer habilidade herdada de Deus Ex. Uma patética troca de tiros com alguns cultistas e uma desastrosa invasão de um porão de hotel demonstraram que havia algo de errado com o mod.

Quando eu joguei Morrowind, eu precisei me convencer de que não era necessário ler todos os livros, ou ainda estaria com o RPG inacado hoje. Sou um leitor compulsivo, se está escrito é para ser lido. Em um universo como Deus Ex, as minúcias ajudam ainda mais a entender o que acontece no jogo e um detalhe importante pode passar desconhecido ao jogador desatento. Cercado por todos os lados por informação, em TNM eu naufrago, incapaz de separar o que é ruído e o que será importante mais adiante. Há uma grande quantidade de piadas incompreensíveis, de nonsense, de detalhadas (e apaixonadas) análises, a cada metro e eu fraquejo.

Se seus desenvolvedores demonstram claramente conhecimentos arcanos do jogo original e uma imensa capacidade técnica, eles se esqueceram de incluir jogabilidade em sua fórmula mágica. TNM se sustenta enquanto uma versão customizada do Second Life inteiramente dedicada aos fãs: uma interface em 3D para longos diálogos, digressões e textos correlatos, um cruzamento estranho de Wiki e MMORPG onde você não interaje com ninguém de verdade, mas com scripts brilhantemente construídos e avatares. Se a falta de um elemento verdadeiramente humano o incomodar, você pode se arriscar a utilizar o cliente de IRC embutido dentro do universo de TNM: ele funciona e vai conectá-lo sabe-se lá com quem. Como representação gráfica de um fórum e ambiente auto-referencial, TNM é obrigatório. Como narrativa interativa ou jogo, não.

É claro que eu entendi errado a proposta de The Nameless Mod. Ele é uma celebração de Deus Ex e da comunidade que o ama. É um meta-jogo, afinal. Ao contrário de tantos outros mods que repetem a mesma fórmula e apenas acrescentam alguns elementos adicionais, este aqui se propõe a colocar uma nova camada sobre o jogo, a mostrar uma arena digital de idéias, não de ações. Guardo o mod para um momento mais reflexivo, mais introspectivo e mais paciente de minha vida.

TNM 01 TNM 02

Ouvindo: Kokia - Suil a Run

Um comentário:

GORDON FREEMAN disse...

DEUS EX FOI O GAME QUE MUDOU A MINHA VIDA E HOJE SOU UM GRANDE FÃ,GRAÇAS A VERSÃO LANÇADA PARA O PS2,PORQUE SE NÃO FOSSE ISSO ,EU ESTARIA FORA DESSE GRANDE UNIVERSO DE DEUS EX.SÓ É UMA PENA QUE A GRANDE MAIORIA DE JOGADORES DESSE CONSOLE NÃO DERAM BOLA PARA ESSE JOGO,FASENDO COM QUE A QUANTIDADE DE FÃS SE LIMITA-SE APENAS NO PC!
EU TENHO UMA SUJESTÃO DE GAME CIBERPUNK QUE SE CHAMA SHADOW RUN.DEVE TER ALGUMA VERSÃO DESSE GAME PARA PC.SE PASSA EM UM FUTURO ONDE OS AS CRIATURAS DE RPGs MEDIEVAIS,COMO ORCS E ANÕES,CONVIVEM COM HUMANOS E TAMBEM TEM COMPUTADORES QUE QUEREM DOMINAR O MUNDO E ETC.A MELHOR VERSÃO DESSE JOGO FOI LANÇADO PARA O SNES E É UM RPG,É MUITO BOM E SUJIRO QUE EMULEM NO PC PORQUE VALE A PENA!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning