Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

11 de setembro de 2010

Qual Será o Próximo World of Warcraft?

Eu acompanho as notícias do estranho mundo dos MMORPGs com certo distanciamento crítico. Não apenas devido ao meu triste histórico em jogos multiplayer, mas também por temer ser arrastado para uma destas realidades virtuais e nunca mais voltar. Você está falando com um veterano do ABBA MUD, que passava madrugadas olhando para linhas de texto colorido nas telas, enfrentando Esfinges, Dragões e o Império Romano. Se algo de texto puro foi capaz de me hipnotizar, esses novos titãs gráficos destruiriam minha alma para sempre.

Ocasionalmente, eu sucumbo ao hype e me imagino, por exemplo, combatendo as legiões de Lex Luthor. Nunca me passou pela cabeça que DCUO pudesse chegar no mesmo nível de dramaticidade do já lendário vídeo "Who Do You Trust". Não sou tão ingênuo. Mas os primeiros clipes de jogabilidade que aparecem sugerem uma taxa de mediocridade tão elevada que sou obrigado a desistir de esperar alguma revolução vinda daquelas bandas. Veja com seus próprios olhos o fantástico poder de Batman de espalhar morcegos quando soca o chão! O que a Sony tem em mãos parece ser idêntico a City of Heroes, clássico MMORPG de super-heróis de anos atrás: luzes piscando, mata-mata entre jogadores, cores fortes e total ausência de senso de ridículo. O licenciamento de personagens da DC Comics, pelo visto, será o único atrativo desta empreitada.

DCUO

Que a Força Esteja Com a Bioware

O casamento entre a excelência técnica e criativa da Bioware com o fantástico universo de Star Wars promete gerar um MMORPG de conquistar o mercado. The Old Republic se passa na mesma linha de tempo dos excelentes jogos Knights of Old Republic. Aliás, há quem diga que este MMORPG seria um jogo muito melhor se fosse single-player e se chamasse KOTOR 3... Ao contrário de DCUO, The Old Republic não tem um trailer épico. Tem dois: "Hope of Alderaan" e "Jedi vs Sith". Assim como DCUO, o vídeo de jogabilidade traz mais do mesmo: uma confusão de luzes piscantes nas horas das batalhas, um uso exagerado de neon e cores fortes. Custa fazer um jogo "realista"? Não estou pedindo qualidade gráfica, impossível de se obter com tantos jogadores simultâneos. Estou falando de uma direção de arte que não pinte os cenários como se fossem os de uma creche (com neon). Vendo os segundos finais deste vídeo de jogabilidade, eu me junto ao coro: "tragam KOTOR 3, meatbags!".

Star Wars The Old RepublicPara piorar a situação de The Old Republic, segundo Shamus Young, o projeto é o mais caro da história da EA. O projeto mais caro da mais poderosa empresa de jogos do mercado. Foi investida uma fortuna. A expectativa é de que o jogo atinja dois milhões de usuários, para ter valido a pena. Um milhão de usuários são necessários apenas para que o MMORPG não dê prejuízo. Se o título não atingir nenhuma destas marcas, será o maior fracasso da EA e da Bioware. As perspectivas não são boas: apenas três jogos do gênero ultrapassaram a marca de um milhão (Lineage, Lineage 2 e o mítico World of Warcraft). Segundo Young, a jogabilidade do título da EA é muito similar à de WoW. Similar demais para conseguir superar o original...

Destino Manifesto?

Se similaridade é um pecado, talvez Guild Wars 2 possa ser a redenção. Desde o primeiro jogo, este universo vem se destacando no mercado. Para começar, não é baseado em assinatura. Não é baseado em micro-transações. Você compra o jogo e tem o direito de jogá-lo gratuitamente nos servidores da empresa até o fim dos tempos. Ou o fim dos servidores. Guild Wars 2, o sucessor do modelo, também teve um trailer magnífico. Pela primeira vez, eu vi algo de diferente nos genéricos universos de fantasia que copiam Tolkien desde décadas. Infelizmente, ainda não dá para ter uma noção muito clara de como será a jogabilidade: ainda que haja mais "realismo" no visual, alguns poderes absurdos comprometem a credibilidade. Por outro lado, existe um manifesto dos desenvolvedores onde eles explicam como este jogo será diferente demais, um manifesto que demonstra paixão, compromisso e uma visão sem precedentes.

Guild Wars 2

Desolação...

Fallout Online Como eu disse, ocasionalmente eu sucumbo ao hype. Tanto que me inscrevi no beta de Fallout Online, conduzido pela ressuscitada Interplay. Meses depois, não há nenhuma informação, trailer, tela ou mensagem por parte deles. Acho que o mundo dos MMORPGs não me quer por perto...

Ouvindo: Gladiator - Patricide

Um comentário:

Bruno disse...

Aquino, vou te dar uma má notícia: se já está seguindo MMOs, o meme* já se apoderou de sua mente e é só uma questão de tempo até que sucumbas à tentação.

Quanto a falta de notícias do Fallout Online, isso é estratégia de marketing. Muitas empresas fazem isso. É o mesmo que balançar um pedaço de carne na frente de um cachorro, escondê-la e, quando este desistir de esperar pela carne, mostrar a carne novamente. Assim como o cachorro, a grande maioria dos que xingaram nos fóruns, fizeram juras de nunca mais dar as caras, acabam voltando. E abanando os rabos de felicidade.

Agora, quanto ao B2P, concordo que seria o modelo ideal p/ o jogador, mas é péssimo p/ as empresas. Tanto as que publicam quanto as que desenvolvem. É preciso um volume constante de novos jogadores p/ pagar os funcionários, manter os servers e tirar algum lucro. E isso sem contar com a fabricação e distribuição de DVDs, caso não se possa apenas comprar e baixar o client.
Por isso que tantos MMOs estão seguindo o caminho F2P, das micro-transações. A distribuição é digital, portanto de custo praticamente zero, e o fato de que 2+2+2+2+2+2 parece ser menos que 10, incentivando a compra.

Gostando ou não, F2P é o futuro dos MMOs. Nosso trabalho é exigir uma cash shop justa, que não obrigue o jogador a comprar seu caminho até o topo, com porcentagens que tornam o jogo impossível sem a compra destes. E, sim, isto é possível e já está sendo feito. League Of legends é um bom exemplo disto.

E se quiser adicionar mais um MMO a sua lista, veja estes trailers:

FireFall Cinematic Trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=8wKw9AGX3bs

FireFall Gameplay:
http://www.youtube.com/watch?v=I-CdQmxH96M

*Não no sentido interwébico mas neste aqui (muito bem explicado pelo filósofo Daniel Dennett):

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=o9Vs11goU6c

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=fdGoNCWo5p4

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity