Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

19 de setembro de 2010

O Fim de GOG

Com muito pesar, comunico que:

O Fim do GOG

Sem aviso prévio, sem muitas justificativas, hoje, 19 de setembro de 2010, o serviço GOG interrompeu suas atividades sem previsão de retorno. Segue a tradução do texto disponível na página principal:

"Prezados usuários do GOG,

Nós recentemente tivemos que avaliar seriamente se nós realmente poderíamos manter GOG.com da maneira que ele é. Nós debatemos o assunto por um tempo considerável e, infelizmente, nós tomamos a decisão de que GOG.com simplesmente não pode permanecer em sua forma atual.

Nós estamos imensamente gratos por todo o apoio que recebemos de todos vocês nos últimos dois anos. Trabalhar em GOG.com foi uma grande aventura para todos nós e uma jornada inesquecível para o passado, através da longa e maravilhosa história dos jogos de PC.

Isto não significa que a idéia por trás de GOG.com está perdida para sempre. Nós estamos fechando o serviço e deixando esta era para trás enquanto novos desafios aguardam.

Do ponto de vista técnico, esta semana nós estaremos implementando uma solução que permita a todos baixar novamente seus jogos. Fique atento a esta página  e siga-nos no Twitter e Facebook por atualizações.

Tudo de bom,
Equipe GOG.com"

Mesmo tendo comprado um único jogo no serviço, sinto o violento baque de uma porta se fechando. Não apenas uma porta para fantásticos jogos do passado. Não apenas uma porta para jogos de excelente qualidade a preços convidativos. Não apenas uma porta para um mundo livre de DRM e ganância. Mas também uma porta para a própria distribuição digital, para a confiança depositada, para uma proposta que era aparentemente vantajosa para todos.

A indústria está mudando.

Para pior.

Obrigado por sonhar, GOG.com.

Ouvindo: Howard Shore - Concerning Hobbits

6 comentários:

Guilherme disse...

Uma pena.

José Guilherme Wasner Machado disse...

Acabei de colocar um post sobre o mesmo assunto. É um dia negro para o PC gaming. Mas ainda há esperança, vamos torcer!

José Guilherme Wasner Machado disse...

No twitter do GOG.com, pouco antes da suspensão do serviço, foi publicado um post na forma de desabafo: "Há horas em que é muito difícil ser livre de DRM. Difícil manter as coisas como estão e manter felizes a gerência e as editoras de games". Isso parece indicar que a pirataria é o principal problema, afinal. O que não surpreenderia a ninguém. Isso pode indicar um futuro retorno do serviço, com medidas anti-pirataria implementadas. Tomara que não intrusivas, a exemplo do que ocorre com o Steam.

Bem, na quarta, com o comunicado oficial, saberemos mais!

C. Aquino disse...

O GOG legalizou e profissionalizou o abandonware. Jogos que antes eram difíceis de se encontrar e mais difíceis ainda de rodar em máquinas atuais se tornaram novamente acessíveis. Consequentemente, qualquer trocado que fosse para o bolso das produtoras já seria lucro! O GOG entrava com o know-how, com a hospedagem, com a manutenção, com o suporte... a produtora só precisava dar a permissão e começar a contar dinheiro em cima de títulos perdidos em prateleiras empoeiradas do porão. E ainda assim, reclamaram da falta de DRM? A indústria não está mudando. Ela já mudou.

Rock n' Roll disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

Alex Souza disse...

Parece que nao acabou coisíssima nenhuma. Foi tudo uma jogada de marketing ou brincadeira de mau gosto.

http://www.neoseeker.com/news/14952-good-old-games-20-detailed-launching-sept-23-with-baldurs-gate/

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity