Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

15 de setembro de 2010

Nem Todo Mundo é Duke Nukem

Project Offset Então, se acreditarmos nos atuais prognósticos, Duke Nukem Forever verá a luz do dia. Infelizmente, nem todos os projetos que se arrastam por anos encontram a luz do dia. Alguns transitam por uma espécie de limbo, nem mortos, nem vivos. Outros, após muita luta, são simplesmente cancelados. Hoje, eu trago uma história de cancelamento.

Em 2004, um grupo de ex-funcionários da S2 Games (responsável pela série de jogos Savage) saiu de seus empregos e decidiu fundar sua própria empresa. Surgia a Offset Software. Pelos seis anos seguintes, eles perseguiram uma idéia de um jogo de fantasia com visual hiperrealista em primeira pessoa. Seis anos depois, o projeto da Offset, com o nada criativo nome de trabalho de Project Offset, está oficialmente morto e enterrado.

Em 2007, o jogo era promissor:

Em 2008, parecia que eles tinham tirado a sorte grande. Apesar do desenvolvimento do jogo já estar demorando vários anos, a empresa foi adquirida pela Intel. A gigante de tecnologia, responsável por uma fatia grande do mercado de hardware, estava ensaiando seus primeiros passos na indústria dos jogos eletrônicos. Se a aquisição soou como uma benção para a pequena Offset Software, para os analistas de mercado era um indicador mais do que significativo que o setor estava expandindo.

Após um ano de silêncio, foi lançado em 2009 um site oficial (que redireciona hoje para outra página da Intel) e um novo vídeo de demonstração (metaforicamente, um prenúncio da catástrofe):

Em primeiro de Julho de 2010, um comunicado da Intel decretava o fim do projeto e a dissolução da Offset Software. Era o fim de um jogo, de uma idéia e da aventura da Intel no mundo dos jogos.

O Que Aconteceu?

O site Bigdownload entrou em contato com a Intel em busca de uma resposta a essa pergunta. E recebeu a nota abaixo:

"Intel adquiriu a Offset Software para aperfeiçoar nossa base de conhecimentos em desenvolvimento de jogos e para alavancar a expertise de desenvolvimento de tecnologia de computação visual da Intel, auxiliando a companhia a oferecer produtos robustos, suporte e ferramentas para clientes. Com as recentes alterações em nosso planejamento de produtos, alguns dos recursos e tecnologias da aquisição estão sendo re-aplicados para ajudar no suporte de novos projetos relacionados à área gráfica. Acrescentando, outros membros do time da Offset Software saíram para outros projetos externos foram da companhia."

O que está dito por trás do jargão é que a Intel teve interesse no processo de desenvolvimento de jogos, mas nunca no jogo em si. O objetivo primário, pelo visto, era criar ferramentas e produtos que pudessem ser utilizados nos jogos de outros desenvolvedores. O Project Offset, aos olhos da "companhia" era apenas um estudo.

Agora, o que não está dito por trás do jargão é que o fracasso do Larabee foi determinante para o encerramento das atividades da Intel na área de jogos. Larabee era o codinome de um chip gráfico para ser utilizado em placas de vídeo de primeira linha, um desvio na estratégia usual da Intel de desenvolver placas gráficas integradas com baixo poder para jogos. Infelizmente, atrasos no desenvolvimento e péssimos resultados de performance enterraram em dezembro do ano passado a intenção da empresa de entrar neste competitivo mercado, dominado pela nVidia e AMD/ATI. Supõe-se, inclusive que Project Offset funcionaria também como uma vitrine para as capacidades gráficas da nova placa.

Os fundadores da Offset Software não perderam tempo e já fundaram outra empresa, a Fractiv LLC. Seu próximo projeto? Ninguém sabe.

Project Offset - Dragon

Ouvindo: Rammstein - Halleluja

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity