Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

22 de setembro de 2010

GOG, Seu Safado!

Elvis is Alive! Quando Michael Jackson faleceu no ano passado, não faltou quem acreditasse que tudo não passaria de um golpe publicitário. O astro, após um longo período de decadência artística e escândalos sucessivos, estava preparando o que seria um retorno retumbante. E então morreu. Na cabeça dos teóricos de conspiração, tudo não passaria de um truque e o Rei do Pop sairia algum dia de trás de uma cortina e revelaria a verdade para o mundo, em grande estilo. Estamos esperando até hoje. Michael não foi o primeiro astro que sofreu especulações a respeito da sua morte. Faz parte do show business. Qualquer pessoa sensata percebe que um plano louco destes não poderia dar certo no mundo real.

Exceto o pessoal do GOG.

Algum imbecil do departamento de marketing acreditou que fingir-se de morto e anunciar aos quatro cantos o fim do serviço seria uma estratégia inteligente para chamar a atenção. Então, a despeito de tudo que foi dito antes, o GOG continua ativo e pede desculpas pela brincadeira de mau-gosto.

Em um momento em que as vendas via distribuição digital ultrapassam as vendas via mídia física no PC, temos o pessoal do GOG queimando o filme do setor com uma bobagem digna de cientista louco. A última coisa que os consumidores precisam neste momento é de serem lembrados que o sistema de licenciamento digital ocasionalmente pode significar inabilidade de acessar os jogos que comprou, ou por que a empresa de fato faliu, ou por que o servidor caiu, ou por que a internet do usuário caiu ou por que algum engraçadinho resolveu deixar seus clientes cinco dias sem poder baixar aquilo que foi pago. Obrigado, GOG!

O serviço volta amanhã com um punhado de novas funcionalidades (e Baldur's Gate) e centenas de pedidos de desculpa. Vai demorar para a mágoa passar. Mas, desta vez, o defunto está vivo mesmo.

Ouvindo: My Life With the Thrill Kill K - Leathersex

3 comentários:

EmoViolence disse...

como e o primeiro comentario, aproveito pra parabenizar seu site aquino. faz alguns meses que eu estou acompanhando e cada vez mais gosto dos textos, da maneira como sao escritos e tudo mais =)

voltando ao topico da postagem, parece que fui so eu que achei sensacional a ideia do gog ? quando vi o fechamento do site sem aviso previo, mas com uma nota de que todo conteudo comprado seria disponibilizado logo, nao me preocupei tanto pq entendo que em informatica podem acontecer coisas como problemas de servidor ou outras mil possibilidade de problema que facam um site ficar fora do ar por um tempo, mesmo que o ideal seja que isso nao aconteca.

outra é que foram a midia e os usuarios que anteciparam-se e ficaram tentando achar um motivo pro site fechar, sinalizando pirataria como culpada e a falta de drm.

meu unico arrependimento no dia foi nao ter comprado mais gogs que eu ja tinha visto la no site.

nao sei qual foi o objetivo do gog, se era so atrair atencao ou realmente fazer uma brincadeira com os usuarios (como eles falaram num dos videos) mas eu fiquei feliz de que ainda se levem algumas coisas nao tao a serio assim nesse ramo e que o divertimento esteja em primeiro lugar.

Bruno disse...

Palhaçada ou não, vc tem que admitir que eles conseguiram a atenção que queriam. Vários blogs e comunidades virtuais que passaram a notícia do fim do GOG, e até os que não passaram, fizeram posts "caí na pegadinha e não gostei". Isso sem contar os que ficaram mortalmente magoados, que xingaram até a 5ª geração dos envolvidos no "golpe" da GOG e fizeram juras de ódio eterno.

Pessoalmente, acho uma palhaçada este tipo de coisa. A própria indústria trata seus clientes como pivetes apesar das inúmeras pesquisas que mostram que a grande maioria dos jogadores são adultos que pagam pelos seus próprios jogos.
Claro, jogos são apenas diversão (seja nos divertindo com ação, puzzles, conceitos psicológicos, morais, políticos, filosóficos e etc), mas também são um investimento. De tempo e dinheiro. Se a indústria parece ir mal, vamos considerar bem antes de aplicar nosso dinheiro, seja em ações ou nos jogos em si. Eu mesmo não invisto em ações de empresas de jogos, mas sinceramente espero que esta "brincadeira" não tenha repercurssões inesperadas.

Carlos disse...

Sistema de licenciamento digital? GOG? pegadinha do malandro? Não, obrigado. Prefiro meu velho e bom Baldur's Gate em CDROM dentro da sua caixinha de papelão. Deixo de comprar jogos quando não existir mais a mídia física.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity