Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

28 de agosto de 2010

Quando os Dinossauros Caminhavam Sobre a Terra

Age of Empires Quando os dinossauros caminhavam sobre a Terra, Age of Empires era uma franquia de respeito com três capítulos elogiadíssimos pelo público e pela crítica. A série primava pelo detalhismo histórico, por tentar reproduzir batalhas e eventos que ajudaram a forjar civilizações inteiras. Seus manuais funcionavam como tratados enciclopédicos sobre origens, feitos e característicos de povos tão distantes de nós como os Hititas ou as orgulhosas nações indígenas pré-colombianas.

Nos dias modernos, Age of Empires se tornou um clone "fofo" de grandes sucessos das redes sociais. Farmville e Guerra Khan dominam as pradarias.

Quando os dinossauros caminhavam sobre a Terra, Ultima era o nome de uma lendária franquia de RPG criada pelo gênio Richard Garriot. Um dos pioneiros jogos do gênero no computador, apresentava uma mundo aberto quase vinte anos antes de GTA ter "inventado" o conceito. Em nove capítulos da série (sem contar os derivados), foram explorados temas como Honra, Divindade, Deveres e Moral. Ultima Online, um MMORPG ambientado neste rico universo, foi o segundo MMORPG a ser criado, perdendo o primeiro lugar para o obscuro Meridian 59.

Ultima Online

Nos dias modernos, a marca Ultima tem um MMORTS como sucessor, competindo no mesmo patamar que "clássicos" da mediocridade casual como Evony.

Quando os dinossauros caminhavam sobre a Terra, X-COM tinha hífen. Mais do que isso, era uma série de estratégia em turnos que conseguia injetar pavor e tensão em algo que supostamente deveria ser tranquilo. Foram anos e anos de invasões alienígenas e esquadrões de especialistas se digladiavam em perspectiva isométrica em diversas partes do globo, alimentando uma multidão de fãs sedentos por controle tático de unidades.x-com

Nos dias modernos, XCOM não tem mais hífen. E se tornou um FPS genérico, ambientado nos anos 50. Apesar do trailer de qualidade, não há nada nestas imagens que justifique a mudança.

Quando os dinossauros caminhavam sobre a Terra, as produtoras de jogos não tinham medo da inovação. Novos conceitos e franquias surgiam aos borbotões, algumas desapareciam e as melhores se mantinham. Havia variedade para os jogadores, havia empenho nas equipes de desenvolvimento. E você podia vender seu jogo usado tranquilamente.

Nos dias modernos, não há riscos a serem assumidos. Ninguém quer criar uma marca nova, quando existem marcas antigas consolidadas que podem ser mutiladas e adaptadas para um "novo" público. E você não pode mais vender seu jogo usado.

Para todo o lugar que eu olho, eu vejo continuações: alguns dinossauros resistem à marca do tempo, mas a maioria deles não passa de zumbis dignos de pena, trazidos do túnel do tempo para serem exibidos em jaulas coloridas para o deleite das crianças.

Ouvindo: Ramones - She Belongs To Me

2 comentários:

Marcel Skywalker disse...

A Activision que o diga...
Não vejo a hora do líder FPS sair de cena..

Bruno disse...

E é exatamente por isso que fico receoso toda vez que anunciam alguma continuação das minhas séries de estimação.
Muitas vezes as empresas querem manter as raízes do jogo e acabam criando clones das próprias franquias. Outras vezes o jogo faz tanto sucesso que os desenvolvedores chegam a estúpida conclusão que "características-mais-aclamadas-do-jogo-x^10 = sucesso^2.dinheiro^5" (como foi o caso de Invisible War, diga-se).
Não vou nem entrar no mérito de desenvolvedores que tentam inovar (demais) e só fazem cagada. Afinal, toda série que sobrevive aos tempos precisa se reinventar com surgimento de novas tecnologias, as novas demandas de mercado e jogadores. Acredito que ninguém se assustaria com um F.E.A.R., se emocionaria com o final de Dead Space (no caso, a emoção é a raiva) ou se sentiria obrigado a pensar no pq vc acha tão divertido matar pessoas inocentes das mais criativas formas em Prototype, caso fossem jogos 8-bits.

O problema é que os caras simplesmente erram a mão nestas "conversões" na maioria das vezes. Por exemplo: F.E.A.R. 3 co-op?! Como vão manter o nível de adrenalina e medo sem apelar p/ inimigos desgraçadamente difíceis de matar (o que não seria o medo de verdade pela qual a série é famosa)?! Parasite Eve 3 exclusivo p/ PSP e mais focado na ação, descartando grande parte da ótima história que fez o sucesso da franquia?!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning