Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

15 de julho de 2010

Profissão: Fotógrafo – Parte II

"Você não tira uma foto, você a cria". Ansel Adams.

Com esta citação de um dos maiores fotógrafos americanos do século XX, o site Dead End Thrills abre seu manifesto. A proposta do projeto é criar é um coletivo de fotógrafos virtuais, focados em registrar os espaços dos mundos fictícios dos jogos eletrônicos. Segundo sua teoria, o fotógrafo virtual tem algo que seu equivalente do mundo real não possui: controle. Iluminação, movimentos, gravidade, velocidade, tudo isso está ao alcance de uma tecla, de um comando. Desta forma, a máxima de Ansel Adams atinge um significado que o próprio mestre não teria imaginado.

Elder Scrolls IV (Dead End Thrills Screenshot 04) Max Payne 2 (Dead End Thrills Screenshot 03)O grupo lembra que o jogador médio geralmente está focado demais em objetivos, trancado no caminho especificado pelos programadores ou pela história, distraído pela interface, correndo contra o tempo, limitado a esta ou àquela perspectiva. Toda a beleza, toda a plasticidade contida no cenário torna-se inacessível no frenesi da jogabilidade. Para trazer de volta este sentido de deslumbramento, existe a fotografia de jogos.

Modern Warfare 2 (Dead End Thrills Screenshot 06) Transformers - War for Cybertron (Dead End Thrills Screenshot 07)Segundo Adams, não há regras para fotografia, apenas bons fotógrafos. Entretanto, em virtude do nível de controle nas mãos do observador, o Dead End Thrills estabeleceu um conjunto de "normas da casa" para cada tela capturada. Por exemplo, o grupo sempre opta pela qualidade máxima de imagem em cada jogo; se texturas de alta resolução estiverem disponíveis em um mod, este deverá ser aplicado. Por outro lado, não é permitido utilizar qualquer método de edição nas imagens; as telas exibidas estão na exata forma em que foram capturadas.

Tron 2.0 (Dead End Thrills Screenshot 01) Bioshock-2010-01-08-02-29-05-03 As "fotos" estão disponíveis no Flicker, espalhadas em diversas galerias agrupadas por jogo:

Existe também uma galeria coletiva, que aceita contribuições.

...Is My Shepard (take two)

Ouvindo: Clan Of Xymox - Undermined

2 comentários:

Fagner (Stigmata) disse...

Acho isso fantastico, mostra como alguns jogos estão perto da realidade, não pelos gráficos, mas sim pelos mundos. Minha "Area de trabalho" agradece.

Marcos A. S. Almeida disse...

Eheheheheeh! A minha também! Já fechei este jogo e me deslumbrei com o desenho dos personagens e das paisagens diversas , mas como dito no texto , não temos tempo para observar atentamente os detalhes.Agora, com a ajuda desses fotógrafos, veremos.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity