Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

9 de abril de 2010

Saqueando o Cadáver: Dark Messiah of Might and Magic

DM Após minha análise-relâmpago de Dark Messiah of Might and Magic, desinstalei o jogo sem olhar para trás. Mas eu havia esquecido um detalhe: contar a vocês como saquear o cadáver do jogo... Reinstalado, apesar do pouco espaço no disco, podemos agora explorar os tesouros escondidos nos diretórios de instalação do jogo. Atenção: os detalhes a seguir se referem à versão em DVD de Dark Messiah, a versão digital do Steam certamente terá uma estrutura de arquivos diferente. E em ambas as minhas instalações, eu me limitei a instalar somente o conteúdo single-player, já que o programa permitia desmarcar o material multiplayer.

Uma grata surpresa é saber que todos os vídeos de cutscenes do jogo estão desprotegidos, liberados com tranquilidade. Na pasta \Dark Messiah of Might and Magic\mm\media você encontrará 12 documentos no formato .BIK, que podem ser manipulados e convertidos com facilidade usando a ferramenta gratuita RAD Video Tools. Por ser um pretenso RPG com uma história genérica, as cenas não são memoráveis, mas permitem que você assista aos diferentes finais disponíveis para o jogo sem precisar procurar no YouTube.

Pela lógica simples, os arquivos de som do jogo, incluindo efeitos sonoros e músicas, deveriam estar na pasta \Dark Messiah of Might and Magic\mm\sound, mas, dentro dela, temos apenas uma subpasta chamada "Arkane" contendo nada. Imagino que, talvez, esta estrutura seja usada pelo jogo como pasta temporária para documentos que são descompactados em tempo real. Mas isso é mera especulação. Eu quero saber é: "onde estão os arquivos de som"?

Resposta: unificados em um arquivo .GCF na raiz de \Dark Messiah of Might and Magic\mm. Mas o que é um documento com essa extensão? Originalmente, a sigla significava  Grid Cache File (Grid foi um nome provisório da rede Steam antes do lançamento). Atualmente, GCF é traduzida como Game Cache File, mas sua finalidade continua a mesma: é um formato utilizado pelo Steam para armazenar dados. Em outras palavras, mesmo que você tenha comprado o jogo na sua loja favorita e levado o DVD pra casa, ele continua atado ao Steam. Estamos falando aqui de um título que usa a engine de Half-Life 2, afinal de contas.

Para abrir e extrair material de arquivos .GCF, nenhuma de nossas ferramentas costumeiras irá funcionar. Precisamos de algo novo. Precisamos do GCF Scape. De fácil instalação, grátis, ele ainda faz a cortesia de se associar a todos os documentos com esta extensão.

Dê um duplo-clique no arquivo \Dark Messiah of Might and Magic\mm\mm_sound_pub.gcf e descubra que eu estava certo: aquela pasta "sound" vazia é mesmo um receptáculo para a descompactação dos arquivos de som durante o jogo! Navegando na árvore de diretórios dentro do GCF Scape, agora você pode descompactar os arquivos .WAV com os efeitos sonoros de Dark Messiah of Might and Magic para a pasta que você quiser.

E, se você não tiver interesse em milhares (!) de arquivos de som, eu recomendo ENFATICAMENTE que você extraia pelo menos o conteúdo da pasta music. A trilha sonora deste título é um de seus poucos trunfos.

Ouvindo: The Dust Brothers - Chemical Burn

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning