Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

1 de abril de 2010

A Volta do Filho Pródigo

ATUALIZAÇÃO: Esta postagem foi uma brincadeira de Primeiro de Abril. Infelizmente (ou felizmente), Quake V é apenas fruto de minha imaginação...

Onde há fumaça, há fogo, já dizia o velho ditado. Se você achava que a promoção da série Quake com 50% de desconto no Steam era apenas uma liquidação aleatória do serviço de distribuição digital, pensou errado. A id software estava apenas preparando o terreno para o anúncio de... Quake V!

quake v  

Bitch! Mais impactante do que a notícia do lançamento do novo capítulo da franquia é a o anúncio de QUEM estará de volta ao projeto: John Romero! Para quem não está associando o nome à pessoa, Romero foi um dos principais expoentes do desenvolvimento do gênero FPS nos primórdios da empresa, tendo trabalhado em Wolfenstein 3DDoom, e no primeiro Quake. Se os jogos citados possuem um forte conteúdo de violência, imagens demoníacas e uma palpável atmosfera de medo, ele foi o responsável.

Romero estava afastado da id software desde 1996, quando, por razões pessoais (leia-se brigas), decidiu fundar sua própria empresa e criar seu próprio jogo. Daikatana foi o único resultado dessa arrogante empreitada e um dos mais lendários fracassos da indústria. Falido, ridicularizado, Romero viu sua carreira afundar e passou os últimos dez anos pulando de empresa em empresa, sem jamais concluir outro projeto capaz de coloca-lo de volta aos holofotes.

Quem confirma o retorno de Romero ao universo que ajudou a criar é o próprio John Carmack, programador chefe, presidente, líder espiritual e gênio por trás da id software. Em entrevista concedida ao Gamespot. Carmack elogia o trabalho de Romero e o chama de visionário: "Daikatana estava à frente de seu tempo (...) sidekicks e armas que evoluem são funcionalidades que os jogos só veriam anos depois que o trabalho de Romero e sua equipe foram esquecidos das prateleiras. Estamos trabalhando junto a ele para implementar algumas destas idéias e muitas outras no novo título". Carmack concluiu parafraseando a infame frase de Romero, usada na época para promover Daikatana: "ele vai MESMO torna-lo sua vagabunda!".

Shambler Os detalhes da história de Quake V ainda não foram revelados, mas sabe-se que ela irá retomar a narrativa do primeiro Quake, com as hordas de Shub-Niggurath se espalhando por diversas dimensões. Considerando que Quake IV trazia o mesmo chefe final que supostamente tinha morrido em Quake II, não me espantaria se Shub-Niggurath fosse novamente o desafio final do novo Quake... Algumas das criaturas do jogo original devem retornar, como o Shambler, agora com um visual ainda mais assustador.

Quake V está previsto para ser lançado em 2011. Como a id software vai conseguir produzir três títulos simultâneos ainda é um mistério para mim... Ainda estão previstos para 2010: Doom IV e Rage.

Mais Detalhes (incluindo a entrevista em vídeo de Carmack)

Ouvindo: Legião Urbana - Por Enquanto

Um comentário:

Zanuff disse...

1° de Abril? XD

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity