Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
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4 de março de 2010

Marketing Jurássico

Grey Bear Embora Turok Evolution não tenha sido aquele jogo todo que eu (e o resto do mundo) esperava, isso não impediu o departamento de marketing da Acclaim de tentar promover o título de todas as maneiras possíveis...

A mais controversa das táticas de divulgação já utilizadas na indústria foi o famigerado "concurso do bebê Turok":

"É isso mesmo, agarre sua dama gestante e prepare-se para parir, por que se o seu filho for o primeiro bebê a sair da casca no Domingo, 01/09/02, você pode ganhar dez mil pratas em bônus da União apenas dando-lhe o nome de Turok! O que poderia ser melhor do que se tornar o pai do caçador de dinossauros?

Mantenha seus vizinhos na linha enquanto ele combate Velociraptors com suas mãos nuas. Veja como ele cospe sua mamadeira em troca de comida regurgitada de Quetzalcoatlus. Ouça em deslumbre quando as primeiras palavras a saírem de sua boca forem "Eu sou Turok!". Bem, talvez não. Mas US$10.000 certamente soam bem!

Este é o trato: se sua esposa (ou, se você for a esposa, você) estiver esperando com uma data de nascimento estimada em torno de 09/01/02 e vocês estão dispostos a batizar legalmente o bebê como "Turok" por um ano, faça seu pré-registro aqui mesmo (…) . Da lista de candidatos, se o seu pequeno for o primeiro nascido no Domingo, 09/01/02, então o bebê Turok leva 10 mil dólares em bônus da União!"

Chocante, não? Mas engana-se quem acreditou que os "gênios" do marketing iriam se deter apenas nessa promoção! Outro concurso permitia que cinco indivíduos adultos pudessem trocar legalmente seus nomes para "Turok" também, por um ano, valendo 500 libras (cerca de mil e poucos reais pelo mico). Nos Estados Unidos, eles contrataram um sujeito para esperar o lançamento do jogo, acampado do lado de fora de uma loja de departamentos, com meses de antecedência.

Das mesmas mentes "criativas" vieram outras idéias mirabolantes, como comprar espaço publicitário em lápides autênticas de cemitério para promover o jogo Shadow Man (onde o protagonista viajava pelo Mundo dos Mortos) ou se oferecer para pagar as multas de trânsito de quem ultrapassasse os limites de velocidade ao correr para comprar Burnout!

Nada disso evitou as péssimas vendas de Turok Evolution ou a falência da Acclaim dois anos mais tarde.

Ouvindo: Hideki Naganuma - Grace & Glory

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