Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

28 de março de 2010

Dois Anos de Retina Desgastada

Em 28 de março de 2008, nascia este blog. O conceito (e as pretensões) por trás da gênese do Retina Desgastada, com toda sua pompa e palavras bonitas, você já conhece. Está na hora de saber a história verdadeira...

Vadiagem com Objetivo

Em 2008, eu atravessa um momento singular em minha vida. Com um filho pequeno em casa, percebi que havia subido de nível, saindo da classe Nerd Nível 80 e indo para a classe Pai Newbie Nível 1. Em termos práticos, significa que o tempo disponível para a jogatina diminui drasticamente. Em termos emocionais, significa que você não irá se importar com a diminuição da jogatina. Ao mesmo tempo, eu estava voltando a trabalhar em escritório, após um negro e involuntariamente prolongado período parado em casa. Tempo era mercadoria escassa, definitivamente.

Meus novos afazeres, sem falsa modéstia, estavam um pouco abaixo de minhas capacidades e a quantidade de trabalho também era abaixo do esperado. Como resultado, eu tinha longos períodos de tédio profundo seguidos por curtos espasmos de tarefas jogadas em minha mesa com prazos apertados, seguidos de alguns dias de re-trabalho motivados pela falta de objetividade de quem criava as tarefas. Mesmo dois anos depois, eu não vou dar nome aos bois ou explicar de forma clara o que significa o C de C.Aquino...

dilbertEu tinha muito tempo sobrando em mãos enquanto estava no trabalho e nenhum no recesso de meu lar. Eu poderia ter gastado esse tempo livre assistindo vídeos engraçados, lendo blogs de humor, criando uma conta no Orkut, conversando no MSN... Mas minha mente ansiava por jogos eletrônicos. Ninguém sai de uma rotina de quatro horas por dia para zero, sem efeitos colaterais. Eu poderia ter me enveredado pelo vasto universo dos jogos casuais de internet, um caminho sem volta que tantos já seguiram. Mas dois fatores me impediam: o primeiro era que eu não curtia (e, em 99% dos casos, ainda não curto) jogos casuais; o segundo fator é a contínua tensão de ser flagrado pelo chefe jogando no horário de trabalho (falta-me a cara de pau...).

Então, apaixonado por jogos e impossibilitado de jogar, o que fazer? Um blog. Nascia o Retina Desgastada. Ao contrário de outras atividades, como YouTube, MSN ou Orkut, um blog é algo que pode ser visto de longe e não levanta suspeitas. Pelo contrário, "vejam como C. Aquino está escrevendo! ele deve estar muito ocupado!".

Então, esqueçam a pompa do manifesto. Retina Desgastada é fruto da vadiagem.

Meses depois, eu troquei de emprego para algo mais interessante e que não me deixava com tempo livre. Apesar de profissionalmente satisfeito, não havia mais espaço para o blog em meu horário de trabalho. Por um tempo, parecia que o Retina Desgastada estava condenado a desaparecer. Porém... eu havia adquirido um novo vício: blogar. Espremendo tempo entre minhas atividades domésticas, minha família, meu trabalho, meu lazer e meus jogos, ali estava o Retina Desgastada.

Quase quinhentos posts depois, a vadiagem não tem data para terminar.

Princípio e Fim... do Layout

O layout atual surgiu somente meses depois da criação do Retina Desgastada, em junho de 2008. A esta altura do campeonato, eu já sabia que a brincadeira tinha se tornado coisa séria.

Para o topo da página, onde temos o logo do blog, criei 7 imagens diferentes e, usando um javascript primitivo, faço com que uma imagem carregue a cada dia da semana. Se você visita o Retina Desgastada sempre nos mesmos dias, então você certamente não conhece todos os topos:

topo_01

Domingo - Ordinator, de Elder Scrolls III: Morrowind

 

topo_02  Segunda - SHODAN, de System Shock 2

 

topo_03 Terça – Jon Irenicus, de Baldur's Gate II

 

topo_04 Quarta – James, de Silent Hill 2

 

topo_05 Quinta – Master Chief, de Halo

 

topo_06 Sexta – Soldado do Enclave, Fallout 2

 

topo_07 Sábado – Kane, de Quake 4

 

A idéia inicial era alterar a imagem que fica na rodapé da página todos os meses. Porém, nos 20 meses de existência do layout atual, foram 16 imagens de rodapé. Algumas delas ficaram mais tempo no ar do que deveriam... Cada um dos jogos retratados abaixo tem relação com algum post publicado no mês que a imagem foi ao ar (com uma única exceção). A lista está em ordem alfabética, por que a memória é falha.

rodape-advent-rising rodape-alice
Advent Rising American McGee's Alice
rodape-anachronox rodape-avp
Anachronox Aliens vs Predator
rodape-batman rodape-bioshock
Batman: Arkham Asylum Bioshock
rodape-blood-2 rodape-cj
Blood 2 GTA: San Andreas
rodape-duke-nukem rodape-ghost-recon
Duke Nukem 3D Ghost Recon
rodape-gothic rodape-half-life
Gothic 3 Half-Life 2
rodape-max-payne-3 rodape-road-rash
Max Payne 3 Road Rash
rodape-stalker rodape-the-suffering
S.T.A.L.K.E.R. The Suffering

Ouvindo: Sex Pistols - Anarchy in the UK

5 comentários:

Carlos disse...

Parabéns pelas velinhas!!
:)

Léo disse...

Parabéns ai, que nesse 3ºano tu jogue mais jogos e faça varios review pra a galera !!!

Anônimo disse...

parabens atrasado só fui ver hoje esse post
valew

José Guilherme Wasner Machado disse...

Parabéns pelo aniversário! Mas quem comemora somos nós, os leitores, por termos sempre material de altíssima qualidade para lermos e nos informarmos! Valeu!

Grande abraço e votos de muitos aniversários mais para o Retina!

Hawk disse...

Então o de sexta é o Kane do Quake 4, pensei que fosse o personagem do Soul Reaver.

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity