Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamTwitterRSS

19 de dezembro de 2009

Projeto de Lei 170

GTA? Nunca mais. Modern Warfare? Nunca mais. Bioshock? Nunca mais. Dragon Age: Origins? Nunca mais. Mass Effect, Quake, Fallout, Doom, Postal, Blood, Anachronox, The Witcher, S.T.A.L.K.E.R.? Nunca mais.

O que isso significa? Isso significa que, caso o Projeto de Lei 170 (pdf) do Senador Valdir Raupp do PMDB seja aprovado, nosso país retornará à Idade Média no que tange aprovação de jogos com o mínimo de conteúdo feito para adultos. É a volta da Censura, baseada em critérios subjetivos, religiosos e arbitrários.

Eu poderia escrever uma longa e detalhada explicação dos motivos que transformam um projeto de lei que talvez tenha sido feito com a melhor das intenções em uma estapafúrdia ferramenta de interesses escusos e autoritários. Mas o companheiro José Guilherme Wasner Machado explicou com mais e melhores palavras sua justa indignação:

"Como sempre, nossos políticos não hesitam muito quando se trata de rasgar a constituição. Esquecem, convenientemente, que os jogos eletrônicos são apenas um tipo de mídia como qualquer outro: cinema, televisão, livros, quadrinhos, música, etc. Parece que na mente de alguns ainda prevalece a idéia de que os games são voltados apenas para crianças e adolescentes, apesar de várias pesquisas mostrarem que a maior parte dos seus usuários são adultos."

Em um longo manifesto dividido em duas partes, Wasner aponta as falhas do projeto e os potenciais (e inevitáveis) usos indevidos da lei, se esta for aprovada. A primeira parte, você confere aqui. A segunda parte pode ser lida aqui.

"Pela ótica do senador Valdir Raupp, estaria moralmente justificada a censura governamental ao livro "Versos Satânicos", de Salman Rushdie. Se depender do senador, brasileiros adultos jamais teriam acesso a idéias "ofensivas" como aquelas veiculadas em livros como "Deus, um Delírio" (de Richard Dawkins), ou filmes como "Je Vous Salue Marie" ou "A Última Tentação de Cristo". Na verdade, podemos capar qualquer literatura sobre a evolução natural de Darwin, pois ela é considerada "ofensiva" por muitos religiosos. Sim, meu caro leitor adulto, você não deveria ter permissão de ver nada disso. Afinal, por quê tal censura deveria se limitar apenas aos games? Você consegue justificar? Ou isso é apenas o que parece ser: preconceito e forte desconhecimento sobre o assunto?"

Ouvindo: Nox Arcana - Soul Stealer
Seu apoio é muito importante! Ajude esse blog a crescer! Patreon

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino | Seja um patrono!

My Playstation WallpapersXbox WallpapersPC Game Wallpapers

Regalia