Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

8 de outubro de 2009

Redenção pela Música

Nos últimos dois posts, no final onde vem escrito o que eu estou escutando no momento da redação do texto, havia a informação de que eu estaria ouvindo algo como "Ultima IX Redemption (Fan Mod). Mas... o que é isto afinal? Ultima IX Redemption surgiu como um projeto de uma legião de fãs interessados em recriar o universo do jogo Ultima dentro da engine de Elder Scrolls III: Morrowind. Mas... de onde veio essa idéia?

Ultima - Redemption

Ainda que a série Ultima tenha marcado seu lugar na história dos RPGS, muitos ficaram insatisfeitos com o nono jogo da franquia, incluindo aí o criador e mentor da série, Richard Garriot. Atualmente, o nome Ultima está vinculado somente à sua versão MMORPG que, embora tenha sido um dos primeiros do gênero, hoje em dia sobrevive a duras penas em um mundo sacudido por World of Warcraft e seus clones. Tentativas frustradas de se criar um Ultima X e um Ultima Online 2 resultaram na declaração de óbito de um clássico dos jogos eletrônicos. Com o rompimento de Garriot com a EA, os direitos da propriedade intelectual se transformaram em uma novela jurídica. A Electronic Arts detem os direitos da série, mas Garriot controla diversos personagens-chave do universo, de tal forma que nenhuma das partes pode criar um novo título sem chegar a um acordo com a outra.

Ultima - Redemption 02 Nesse cenário desolador, apenas o empenho de um punhado de devotados aficionados mantém a chama do mundo de Britania acesa. Daí surgiram diversos mods e jogos independentes que tentam recapturar o espírito dos jogos originais. Ultima IX Redemption busca oferecer uma alternativa ao rejeitado Ultima IX Ascension, usando a plataforma de Morrowind como meio de atingir seus objetivos. Não se trata de um remake ou de um simples add-on para Morrowind, mas de um jogo totalmente novo criado por fãs, para fãs e gratuito.

Em um mundo perfeito, Redemption escreveria seu nome no rol das grandes homenagens. Lamentavelmente, o projeto estagnou. Previsto para ser concluído em 2006, as últimas atualizações datam de abril de 2009. Desde então, silêncio.

Silêncio? Não exatamente. De todas as etapas previstas para o desenvolvimento de Redemption, a criação da trilha sonora foi a única a alcançar 100%. E você pode conferir gratuitamente o excelente trabalho em 28 faixas disponíveis para download no site do projeto.

Seus criadores se recusam a desistir. Mesmo com um atraso de três anos, eles continuam procurando colaboradores e trabalhando no jogo. Se o resultado final fizer jus às telas lançadas e à trilha, Ultima provará que ainda é cedo para declarar seu fim.

Ouvindo: Martin O'donnell And Michael Salvatori - The Covenant (Black Tower)

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity