Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

3 de setembro de 2009

Modificando: Half-Life

Em 2003, eu já conhecia as chamadas modificações para jogos criadas por usuários. Blood tinha as suas, Shadow Warrior também. Antigamente, esse tipo de coisa recebia nomes diferentes: se o conteúdo extra não passasse de um nível extra, chamava-se map; se o criador do pacote juntava um monte de níveis juntos para serem jogados em sequência, ele não hesitava em chamar sua criação de add-on; se o programador conseguia alterar o conceito original do jogo, mesclando novas texturas, novos enredos, armas e inimigos, ele tinha todo o direito de chamar seu projeto de Total Conversion, com iniciais maiúsculas mesmo. Porém, foi somente em 2003, após concluir (tardiamente) o primeiro Half-Life, que eu conheci o que todo mundo estava dando o nome de mod.

Minha coleção de jogos e minha verba eram limitados em 2003. O mesmo não se pode dizer da quantidade de modificações que a comunidade de jogadores criou para o título da Valve. Então, juntando os dois contextos, 2003 foi um longo ano de experimentações com diversos mods, que entraram para o meu acervo pessoal de experiências. Apesar da antiguidade do material, acredito que a seleção abaixo ainda possa ser do interesse de alguém, quer esteja descobrindo agora as aventuras de Gordon Freeman ou revisitando Black Mesa. Tomei o cuidado de separar somente a nata dos mods, aqueles que mereceram ser guardados para a posteridade em CD-ROM.

Case Closed

Case Closed Este mod se inspira na mesma idéia das expansões oficiais Blue Shift e Opposing Force. Se no primeiro você via os eventos de Black Mesa a partir do ponto de vista do segurança Barney e no segundo você era apresentado à versão dos eventos vistos do prisma do fuzileiro Adrian Shephard, em Case Closed você encarna  Bob Dewey, um faxineiro do lugar.

Isso mesmo que você leu: um faxineiro. Mas não pense que você terá que varrer os corredores da instalação ou limpar latrinas. Apesar da premissa inicial que poderia descambar para o humor involuntário, seu objetivo no mod será sobreviver mesmo, abrindo caminho à força entre alienígenas e militares assassinos. Apesar do final fraco, os níveis são muito bem concatenados e o jogo não deixa o ritmo cair. Se até o faxineiro de Black Mesa é uma máquina de matar, não me admira que a resistência contra o Combine tenha nascido ali...

Download (12.9MB)

Azure Sheep

Azure Sheep Acredite se quiser, mas este mod supera Blue Shift. A estrutura é a mesma: o jogador encarna o guarda Barney enquanto as forças de Xen e os militares americanos se enfrentam em Black Mesa. Mas o mod apresenta uma história superior, novas armas, novos inimigos e até mesmo novos NPCs. O resultado é profissional.

Ao contrário da expansão oficial, em Azure Sheep, Barney desenvolve uma personalidade, tem amigos (e até um interesse amoroso) e contracena com Gordon Freeman e Adrian Shephard.

Se nada disso o convencer a experimentar gratuitamente esse mod, assista o vídeo:

Curiosidade: "Azure Sheep" vem do italiano e significa o mesmo que "Blue Shift", em inglês. Traduzindo para o português seria algo como "Turno Azul".

Download (40.5MB) | Site Oficial

Point of View

POV Do mesmo criador de Azure Sheep, desta vez o jogador revive a história de Half-Life a partir do ponto de vista de um alienígena, um Vortigaunt chamado Xonxt. Isso significa uma nova série de armas e inimigos e uma completa inversão de perspectiva. O jogador terá a oportunidade de revisitar lugares e situações do jogo original, de Opposing Force e até do Azure Sheep.

Talvez pela falta de empatia com o personagem principal, sua história e seu desenvolvimento não são tão envolventes quanto as desventuras de Barney. Entretanto, o mod oferece um alternativa inusitada ao saturado mercado de adaptações.

O que vem a seguir? Half-Life do ponto de vista de... uma cadeira?

Download (49.6MB) | Site Oficial

Poke646

Talvez um dos mais profissionais mods para Half-Life que não foram assimilados pela Valve. Poke646 apresenta uma nova história, um novo cenário, novos inimigos e novas armas. No papel de um jovem cientista que trabalha na organização que dá nome ao mod, o jogador precisa repelir uma invasão de criaturas de outra dimensão à cidade de Nation City. Durante sua jornada, visitaremos cenários urbanos (novidade no universo de Half-Life até o segundo jogo), uma estação espacial e um pequeno asteróide em Xen.

Poke646 apresenta 1500 novas texturas, 8 armas completamente inéditas e mais de 30 minutos de trilha sonora (de qualidade) exclusiva. Seu único defeito: a curta duração. Felizmente, anos depois, a mesma equipe lançou a continuação, chamada de Poke646:Vendetta, mas eu ainda não tive a oportunidade de jogar.

Confira um dos papéis de parede oficiais abaixo (clique para ampliar):

Poke646 - Gargantua

Download (63.3MB) | Site Oficial

Conundrum

Conundrum Conundrum é o termo em latim dado a um problema cuja solução é extremamente complicada. O nome não poderia ser apropriado para este mod focado na resolução de puzzles de todo tipo.

No papel de Gordon Freeman, após a derrota de Nihilanth, o jogador precisa resolver os ainda mais estranhos eventos que começaram a ocorrer em Black Mesa. Conundrum tem a peculiar atmosfera de um sonho grotesco do qual não se consegue escapar: situações e cenários que desafiam a racionalidade surgem repentinamente, remetendo a antigos mistérios egípcios e outras realidades. Algumas partes não fazem sentido mesmo, mas acredito que esta era a idéia.

Existe uma continuação para o mod, mas tem pouca (ou quase nenhuma) ligação em termos de história e o nível de dificuldade aumenta para próximo do impossível.

Download (5.5MB)

USS Darkstar

Darkstar Desta vez a história se passa a bordo de uma nave espacial, a USS Darkstar. Mais do que uma simples nave cruzando o universo, a USS Darkstar é uma espécie de zoológico galáctico, reunindo espécies alienígenas de diversos planetas. Como um dos membros pesquisadores da tripulação, você terá que superar um terrível problema que provoca, naturalmente, a libertação das feras nos corredores da nave.

Apesar do tema mais ou menos clichê, USS Darkstar traz uma ambientação diferente para o jogador já cansado dos mesmos laboratórios de Black Mesa de sempre. Neil Manke, seu criador, tem uma excelente reputação na comunidade modder e faz por merecer. Os níveis da espaçonave são cuidadosamente planejados e a ação intercalada com puzzles cria uma atmosfera de constante tensão. Fãs da série Aliens não ficarão decepcionados.

Download (10.6MB) | Site Oficial

The Xeno Project

xeno2 Este mod estende a história do primeiro Half-Life. Tendo derrotado Nihilanth e aceitado o "contrato de trabalho" do misterioso G-Man, Gordon Freeman deve participar do projeto de modificar a paisagem de Xen para algo mais próximo da terra. A dimensão paralela agora conta com ampla presença humana, gravidade normal e atmosfera respirável. Tudo seria maravilhoso se os militares da Terra não decidissem tomar o projeto pela força. O jogador, na pele de Freeman mais uma vez, deve encontrar uma saída desta dimensão enquanto tudo mais desaba ao seu redor.

A simples visão de Xen "colonizada" já valeria o download, mas seus criadores capricharam também nas sequências de luta contra os militares. A adrenalina corre solta neste mod, ao longo de seus 15(!) níveis.

Download (5.5MB)

Todesangst

Todesangst O nome deste mod significa "medo da morte", traduzindo literalmente do alemão, mas o termo é comumente usado para denominar "terror" ou "pânico". Quem espera por um mod de horror, no entanto, irá se decepcionar. Todesangst tem o clima de um filme de espionagem, onde a maioria dos oponentes são militares ou terroristas, com raras aparições de alienígenas e absolutamente nenhum puzzle que quebre a atmosfera.

A história se passa após os eventos de Half-Life, quando Gordon Freeman descobre o verdadeiro responsável pela tentativa de invasão das forças de Xen: o doutor Jack Newell, chefe do setor de Pesquisa e Desenvolvimento de Black Mesa e dublê de vilão típico de James Bond. Descobrimos logo de início que o próprio G-Man é somente um lacaio deste sinistro rival de Freeman, que pretende usar as criaturas da outra dimensão para... DOMINAR O MUNDO! Ao contrário do jogo original, Todesangst faz amplo uso de sequências criadas por script, cutscenes e outros artifícios para construir um jogo calcado em trilhos bem rígidos.

A continuação é bastante inferior e pouco acrescenta ao que já foi visto antes.

Download (12.7) | Site Oficial

They Hunger

They Hunger Agora sim. Se você está procurando por mods de horror, então a série They Hunger foi feita para você. Nada de Gordon Freeman desta vez ou Vortiguants, fuzileiros, assassinos e monstros de Xen. O prato principal deste mod são os mortos, que levantaram de seu descanso eterno para perseguir e devorar os vivos. No meio deste apocalipse de mortos-vivos, o jogador deve buscar um caminho para sobreviver e entender o mistério.

They Hunger é a obra-prima de Neil Manke, o mesmo modder responsável pelo USS Darkstar acima. Com grande vergonha no coração, eu admito que não joguei este mod até o fim. Com uma vergonha maior ainda, confesso que não fui muito além do começo do primeiro episódio de uma série com três partes. Motivo: nervosismo. Há algo na atmosfera de They Hunger e seus zumbis que ativou todas as sensações de desconforto possíveis em mim. Talvez seja a aparente fragilidade do personagem principal, a munição escarsa, a atmosfera gótica, a interminável quantidade de criaturas... de qualquer forma, esse mod é diferente de tudo que eu havia jogado até então, um jogo onde o importante não é exatamente eliminar todas as ameaças na tela, mas escapar, correr, achar uma saída para uma situação que não tem solução fácil.

Um dia, quem sabe, eu respiro fundo e triunfo sobre meus medos. Afinal, quem passa por Ravenholm, passa por qualquer coisa.

Download (67.0MB) | Site Oficial

Ouvindo: Code 64 - Carry me home

3 comentários:

fidel disse...

FO-DA
assim como td o site.

Gledson A. disse...

"O que vem a seguir? Half-Life do ponto de vista de... uma cadeira?"

Isso sim seria inusitado, rs.

douglas disse...

Valeu pelas dicas! Sucesso!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity