Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

16 de setembro de 2009

Modificando: Half-Life 2

Concluído Half-Life 2, Episode One e Episode Two e sem qualquer perspectiva de um Episode Three no horizonte, o que resta a um fã da série? Desinstalar tudo da máquina? Lembrando minha bem-sucedida época em que os mods do primeiro Half-Life sustentaram minha fome por jogos gratuitamente por um longo período, a resposta mais óbvia seria seguir o mesmo caminho. Naveguei pela internet, baixei e conferi alguns dos melhores mods criados para Half-Life 2.

Não considero o trabalho terminado. Tenho a impressão de que fecharei 2009 ainda atado ao universo de Gordon Freeman. Mas irei analisando os mods de três em três, na medida em que for concluindo.

Dawn

O primeiro mod testado é, na verdade, o mais simples de todos e o mais curto, contando com apenas dois níveis e um descartável e rápido passeio de barco no meio. Nem por isso, ele deixa de ter os seus méritos. Qualquer mod ou jogo que contenha a cena horripilante abaixo, merece uma conferida:

Dawn A história segue os passos de Gordon Freeman que, capturado pela Combine, escapa para uma região pantanosa após um acidente de trem e precisa reestabelecer contato com a resistência. A primeira parte do jogo mostra um tipo de paisagem não vista antes em Half-Life 2, durante o alvorecer,  e constrói uma pavorosa atmosfera de sustos, zumbis e a sensação de impotência. Tem possivelmente uma das maiores concentrações de zumbis por metro quadrado de toda a série em determinado ponto. Após uma reviravolta inesperada e uma desnecessária sequência de barco, Freeman entra em um cenário que faz o hospital abandonado do Episode One parecer um jardim de infância. O hospital de Dawn é mais assustador, mais escuro e mais opressivo que seu antecessor. O fato de algumas partes estarem inundadas adiciona um molho extra ao ambiente.

O final da trama é um banho de água fria. Mas, após uma hora exata de jogabilidade, não me senti ludibriado. Foi uma hora muito bem estendida de Half-Life 2.

Dawn foi desenvolvido como um projeto de curso da Faculdade de Tecnologia da Informação de Copenhagen em 2006. Cinco estudantes de criação de jogos concluíram o mod  em apenas dois meses.

Download (82,4MB)

Research and Development

Se você curtiu os puzzles de Half-Life 2 e a forma como o jogo utiliza física real para movimentar objetos, então esse é O MOD. Se você prefere combates frenéticos, armas pesadas e muita adrenalina, pule direto para o próximo, aí embaixo.

Em Research and Development você não utiliza armas, no sentido estrito da palavra. Você também não tem barra de vida. Mas pode morrer. Você é um cientista, mas não é Gordon Freeman, nem tem um traje HEV. Tudo que você possui para sobreviver ao ataque de tropas do Combine, zumbis, helicópteros e um ambiente hostil é a sua inteligência. E acredite: você vai usá-la muito.

Neste mod, você conduz um funcionário que trabalhava em um laboratório de pesquisas militares da Resistência. Após um ataque do Combine, você precisava escapar do complexo com vida, usando apenas aquilo que o insano designer do mod colocou para você. Você ficará impressionado com o que a engine Source é capaz de produzir nas mãos de alguém que tinha muito tempo em suas mãos e uma mente diabólica: labirintos, pêndulos, alavancas, contrapesos e o veículo mais simpático jamais visto. Seu criador conseguiu introduzir conceitos novos em Half-Life 2, como chapas de vidro à prova de balas e laptops utilizáveis.

Research and Development

Preste muita atenção aos detalhes e leia cada cartaz, mensagem, recado e placa que aparecer no cenário. A pista para seu próximo passo pode estar bem em frente de seus olhos. Assim como  parte da história de fundo do complexo de pesquisas.

Como se o mod em si já não fosse digno de nota por sua inventividade, o senso de humor também está presente, seja nas referências ao clássico seriado Esquadrão Classe A ou na cena final impagável.

Download (54.5MB)

Minerva: Metastasis

Nada em Metastasis é o que parece. O personagem principal não é o típico herói e recebe instruções de um misterioso comandante que pode ter interesses mais escusos do que se imaginava. Ao investigar uma ilha ocupada pelo Combine, o jogador esbarra em uma operação de grande porte dos invasores, de proporções colossais, que precisa ser destruída. A qualquer custo.

Esse mod começa devagar em um cenário que parece não ter muito para onde se expandir. Ledo engano. Ele se expande por diversos níveis, sendo o maior dos três analisados. E termina em um corrida insana pela própria vida em batalhas épicas onde ninguém é está do lado de ninguém. Contar mais estragaria algumas surpresas, mas preste sempre muita atenção nas mensagens de seu oculto "controlador" para entender um pouco do que se passa nos bastidores deste estranho mod.

Em um determinado ponto do Minerva: Metastasis, minha barra de vida estava com um único dígito, em vermelho, marcando 4. Tenso até a raiz dos cabelos, consegui sobreviver, mesmo sabendo que o caminho que ainda tinha que percorrer era extenso e infestado de inimigos por todos os lados.

Minerva

Apesar de sua obsessão por mitologia e enigmas, é uma pena que o autor não conseguiu cumprir sua promessa de lançar novos episódios de Minerva e Metastasis continua sendo um brilhante, e isolado, exemplo de um mod movido a combates frenéticos e fatos ocultos. Como o próprio Half-Life 2, de onde se originou.

Download (148,3MB) | Site Oficial

Ouvindo: Jade Empire - A Night Out

Um comentário:

douglas disse...

Valeu pelas dicas! Sucesso!

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity