Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

8 de agosto de 2009

Saqueando o Cadáver: Duke Nukem 3D

11 Apesar de ter concluído Duke Nukem 3D semanas atrás, eu ainda não tinha explicado como saquear o cadáver do jogo.

Não que haja muita coisa para se pegar, dada a idade do título. Por exemplo, não há vídeos para salvar, por que as parcas cutscenes são tão curtas e mal-animadas que não valem a pena. Não há música em formato MP3, por que, naquela época, isso ocupava muito espaço. Em contrapartida, extrair arquivos do jogo é, parafraseando o próprio Duke, "piece of cake"...

Quando eu comentei sobre como utilizar o High Resolution Pack, eu expliquei que o único arquivo importante de Duke Nukem 3D era o DUKE3D.GRP. Dentro deste arquivo, de forma compactada, estão os sons, músicas, animações e texturas do jogo. Para ter acesso a este material, basta abrir o arquivo usando a ferramenta MultiEx Commander e extrair todo o seu conteúdo para a pasta que for conveniente.

De algum interesse valem os documentos .VOC, que são os arquivos de áudio do jogo (tiros, gritos, explosões e as famosas frases do personagem principal). Esta extensão pode ser lida nativamente pelo Winamp, sem necessidade de plug-ins adicionais. Se você desejar convertê-los para um formato mais tradicional, como .WAV, por exemplo, o próprio Winamp dá conta do recado (dica: habilite o plugin de saída Nullsoft Disk Writer).

As músicas do jogo podem ser encontradas em formato .MIDI dentro do mesmo DUKE3D.GRP. Mais uma vez, o Winamp tem suporte nativo ao formato. Se você quiser converter este material para outro formato, como o popular .MP3,  eu recomendo o programa Direct MIDI para MP3 Converter, que apresenta ótimos resultados, mas é pago (existe uma versão de teste que dura 30 dias, tempo mais do que suficiente para fazer sua conversão e se convencer de que o programa é bom mesmo).

Na Trilha de Duke Nukem

Agora, se você não quiser se dar a todo este trabalho para capturar a trilha sonora do jogo, saiba que ela foi recriada e disponibilizada gratuitamente para download pelo músico Mark McWane. Quando Lee Jackson e Robert C. Prince III (Bobby Prince) criaram a trilha original no distante ano de 1997, o formato midi, por sua simplicidade era a ordem do dia. O tempo passou, o público ficou mais exigente, entramos na era da alta qualidade de CD e midi se tornou algo do tempo da vovó. Por isso, McWane entrou em contato com os compositores originais e perguntou se poderia fazer alguns rearranjos nas faixas originais e lançar o material na internet. Considerando que o próprio código-fonte do jogo está disponível para quem quiser, os músicos responderam "sim" e McWane publicou a trilha remasterizada em seu site: http://www.markmcwane.com/music-dukenukem.html. Você pode baixar individualmente, faixa a faixa, a música dos quatro episódios de Duke Nukem 3D ou fazer o download do .zip de cada episódio.

Quando se fala no jogo, duas coisas saltam imediatamente à memória: as falas de Duke Nukem e a música-tema. A Wikipédia chama a faixa principal de "Grab Bag", embora o próprio site da 3D Realms use a grafia "Grabbag". Composta por Lee Jackson, a música é a única faixa oferecida em formato mp3, de graça, no site oficial. O tema também já teve uma versão carregada de adrenalina executada pelo Megadeth (baixe um trecho | veja no You Tube).

Dave Mustaine e sua turma que me perdoem, mas a melhor versão de "grabbag" foi a de 2001, utilizada no já lendário trailer de Duke Nukem Forever. Composta por David Arkenstone, a nova faixa misturava elementos típicos de "músicas de trailers" com toques de marcha militar e um clima épico digno de uma sequência que jamais será feita. Eu diria que boa parte do hype que me cativou durante anos aguardando o novo jogo se deve a esta música. Se você não acredita, baixe a faixa no site Duke4net e tire suas próprias conclusões.

Ouvindo: 999 - Titanic (My Over) Reaction

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning