Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

13 de agosto de 2009

Homenagem Pós-Apocalíptica

Um homem solitário vaga pela vastidão de uma América destruída por uma guerra nuclear. Em seu caminho, gangues violentas, animais mutantes e uma missão a ser cumprida. Se você pensou em Mad Max, parabéns, você tem mais de trinta anos e pertence a uma época em que Mel Gibson não achava que era diretor. Mas errou. Se você pensou em Fallout, qualquer um dos três jogos da série, você chegou perto. Mas errou também.

A trama acima é a descrição do próximo filme de Denzel Washington, chamado de "The Book of Eli". Denzel faz o papel do personagem-título, um eficiente guerreiro solitário, guardião de um livro que pode salvar a civilização (ou o que restou dela após o holocausto atômico). Sabendo ser uma tarefa complicada inovar em se tratando de tramas pós-apocalípticas, os diretores, os irmãos Hughes, optaram por prestar uma descarada homenagem ao trabalho feito pela Bethesda no recente Fallout 3. Um leitor do site Kotaku preparou a imagem abaixo, que demonstra que os diretores não deixaram escapar quase nada:

Book of Eli

O que temos? Pontes destruídas pela metade, cidades em ruínas, um herói chegando pela estrada deserta com uma arma nas costas... Mas nada disso é tão gritante quanto a tipologia usada no título do filme: é rigorosamente a mesma fonte, com as mesmas cores e a mesma iluminação! Os advogados da Bethesda já devem estar afiando suas armas para uma batalha fácil de vencer.

Podemos apontar que o Fallout original se inspirava fortemente em Mad Max e que, se você vai tocar no assunto de fim de mundo, certos elementos são fundamentais. Ainda assim, a semelhança entre as tipologias ofende o mais cego dos espectadores.

Polêmica a parte, o trailer do filme impressiona:

Para que tanto esforço em copiar Fallout 3? Por que não chegar a um acordo, colocar um uniforme do Abrigo 101 em Denzel Washington e dar logo o nome certo para o filme? Poderia ser a adaptação cinematográfica capaz de romper a velha maldição.

"The Book of Eli" estréia nos Estados Unidos em 15 de Janeiro de 2010, se os advogados permitirem. Não há data prevista para o lançamento no Brasil.

Ouvindo: Dread Zeppelin - Immigrant Song

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning