Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

24 de agosto de 2009

Espaço Para Todos

Um estudo feito pela universidade americana USC Annenberg School for Communication constatou o que eu já havia percebido e o que qualquer um que pare para pensar no assunto também: as minorias não estão representadas nos jogos eletrônicos na mesma proporção de sua participação na sociedade. Foram analisados 150 jogos, no período de um ano, de nove plataformas diferentes, de todas as classificações etárias. Os pesquisadores selecionaram os títulos a partir de sua popularidade e os resultados foram incontestáveis.

Citando um exemplo, menos de 3% dos jogos estudados apresentavam personagens de origem hispânica, nenhum deles protagonista, ainda que estatisticamente, nos Estados Unidos, crianças latinas joguem mais do que crianças brancas. Segundo o chefe da pesquisa, Dmitri Williams, psicólogo social, essas crianças não estão conseguindo "jogar a si mesmas" e isto representa um problema para a formação de uma identidade e para gerar interesse na tecnologia. "Já foi sugerido que jogos funcionam como portas de entrada cruciais para o interesse em ciências, tecnologia, engenharia e matemática."

50 CentEm outro exemplo, a pesquisa constata que apenas 10% dos personagens jogáveis eram femininos, em contraste com os 40% de mercado dominado por jogadoras. Outras minorias como crianças, índios americanos e idosos também recebem uma fatia da representação nos jogos eletrônicos menor do que deveriam. A única exceção encontrada foi em relação aos negros, representados em proporções iguais àquelas encontradas na sociedade americana, ainda que, em grande parte, limitados a jogos esportivos ou títulos que reforçam determinados estereótipos.

O estudo não pretende apontar as motivações que levam a indústria dos jogos eletrônicos a produzir esta discrepância e se concentra em comprovar matematicamente a disparidade. Segundo Williams: "Os personagens que os desenvolvedores colocam nos jogos não correspondem ao mundo real. Nossas idéias sobre o porquê são todas palpites calculados."

A pesquisa completa, em formato PDF, pode ser encontrada em "The virtual census: representations of gender, race and age in video games".

Ouvindo: Beseech - Friend emptiness

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Outcast - A New Beginning