Retina Desgastada
Idéias, opiniões e murmúrios sobre os jogos eletrônicos
Comunidade do SteamMastodonCanal no YouTubeInstagram

23 de agosto de 2009

Arte, Irmãos Mario, G-Man e Fauvismo

O site Gamerview está com uma boa discussão (para manter o costume), dessa vez sobre jogos eletrônicos e arte. Alexandre Taú (é sempre ele...) dispara para todos os lados e sobra até para grandes figurões da indústria como Warren Spector, Hideo Kojima, Peter Molyneux e Shigeru Miyamoto. O autor só livra a cara de Gabe Newell e anuncia o time da Valve como os prováveis candidatos a romper os limites entre arte e jogos. Depois do que estes caras fizeram no final de Half-Life 2 Episode Two, eu não duvidaria.

SH2Entretanto, a "velha discussão" está longe de acabar e, para ser sincero, eu prefiro não expressar minha opinião. É um ninho de vespas. É o tipo de assunto que invariavelmente irá ofender os fãs das chamadas Belas Artes e os amantes de jogos, algumas vezes, ao mesmo tempo. É como time de futebol, religião e partido político. Eu posso achar Silent Hill 2 o mais inteligente, complexo e poético produto de mídia já criado. Você pode achá-lo um repulsivo jogo de terror forjado para mentes doentias. O companheiro aí do seu lado pode achar chato de doer, preferindo Resident Evil 4 ou Counter-Strike. A única coisa que eu posso dizer sobre arte é que ela está nos olhos de quem vê. Ou não.

Então, para sair pela tangente e ao mesmo tempo me manter no tema, eu apresento para vocês a oportunista brilhante idéia de James Barnett. Esse senhor passeia pelos jogos, localiza uma composição de luzes e cores que acha interessantes, captura tela e depois transforma aquele screenshot em um quadro exclusivo, usando pincel e tinta como nos velhos tempos. Ao contrários dos antigos pintores que vagavam pelo campo em busca da cena perfeita, Barnett joga títulos como Half-Life 2 e Fallout 3. Para acrescentar um pouco de classe ao seu trabalho, ele emula o estilo dos grandes mestres do fauvismo, como Matisse e Gauguin. O resultado final ele vende pela Internet, enquanto tenta encontrar quem banque uma exposição:

Half-Life 2 (repare no onipresente G-Man...)

Fallout 3Se a inspiração, o estilo ou o interesse financeiro de Barnett podem ser questionados, o mesmo não pode se dizer da compilação feita pelo site The Design Inspiration: dezenas de interpretações dos famosos Irmãos Mario.  Primeiro por que todo mundo gosta dos icônicos encanadores. Segundo por que cada peça apresenta um estilo único, cada artista apresentando seu toque ao mesmo tempo que preserva as características dos personagens. E terceiro por que todos os trabalhos são gratuitos e foram feitos de coração.

Mario 02

Mario Luigi
Mario Luigi

 

Mario Brothers

Ouvindo: PJ Harvey - The Devil

Nenhum comentário:

Retina Desgastada

Blog criado e mantido por C. Aquino

Wall of Insanity